Mike e Jerry são grandes amigos e inseparáveis. Jerry mora num ferro velho ao lado de uma estação elétrica e Mike, ajudante de um senhor que é dono de um vídeo locadora chamado Be Kind Rewind, onde só tem VHS. Achando que a estação elétrica estava afetando sua vida, Jerry tenta sabotar, porém recebe uma descarga elétrica fortíssima e acidentalmente apaga todos os filmes da locadora de Mike. Desesperados, eles tentam uma idéia insólita no qual é refazer os filmes do jeito deles.
Rosário trabalha nos Estados Unidos enquanto o filho dela, Carlitos, mora com a avó no México. Rosário tem um sonho, que é trazer o seu filho perto dela, porém como ela é uma imigrante ilegal, ela trabalha duro para tentar trazer o seu filho. Todos os domingos, sempre as 10 da manhã para falar com seu filho. Porém naquela semana acontece algo horrível, a avó de Carlitos morre e não querendo ficar com o tio, decide sozinho cruzar a fronteira contra o México e ir para Los Angeles a procura da mãe.
O primeiro filme se trata do mais novo filme do badalado Michel Gondry, Be Kind Rewind e conta no elenco Jack Black (outro ator ascendente em Hollywood), Mos Def, Mia Farrow e Danny Glover. Já o segundo filme é uma co-produção EUA/México chamada Sob a Mesma Lua e com um elenco não muito conhecido por aqui e para dizer que não tem ninguém que conheço, tem a América Ferrara, a que faz a Betty a Feia americana.
O primeiro filme faz uma critica até que curiosa ao fato de que hoje mancha a credibilidade de Hollywood que é o remake. Mas a curiosidade é que no filme não se pensa no remake como se fosse algo de ganhar dinheiro ou prejudicar a obra. Também fala da comercialização que se tornou hoje as locadoras de dvds, assim fazendo uma critica sutil e curiosa no qual parece as grandes redes desse porte não consegue mais tratar os clientes como um numero ou uma mercadoria e não como um ser humano.
O segundo filme faz um retrato triste e assustador sobre uma das manchas mais nojentas do paísque se auto-proclama o país da liberdade no qual a permissão de entrar nesse país se torna cada dia mais problemático e impossível. Ainda mostra em uma seqüência extremamente tensa no qual mostra de como é uma revista por lá. Mas não deixa de mostrar o companheirismo latino com o ser humano assim tornando a verdadeira força do povo latino-americano.
Amor nesses dois filmes não em beijos ou em cenas românticas. Estão nas suas essências, em seus propósitos.
São dois filmes iluminam qualquer espectador. Dois filmes que levantam o animo de qualquer pessoa. São filmes alegres e emocionantes com cada um, um brilho especial. Enquanto o primeiro filme é um dos melhores filmes de Jack Black após a brilhante atuação de King Kong, uma viagem fantástica ao mundo do cinema sem ridicularizar. E o segundo filme, sem palavras, emocionante do começo ao fim, e quem já sentiu a dor da distancia vai se emocionar ainda. Atuações verdadeiras e momentos de partir o coração. Candidato fortíssimo um dos melhores filmes do ano.
Fichas Tecnicas
Diretor: Michel Gondry
Elenco: Jack Black, Mos Def, Danny Glover, Mia Farrow, Meloine Diaz e Sigourney Weaver.
Gênero: Comédia/Ficção/Fantasia
Cotação: 80% - Filme Indispensável

Diretora: Patricia Riggen
Elenco: Kate Del Castillo, Adrían Alonso, Eugenio Derbez, Los Tigres del Norte e America Ferrara
Gênero: Drama/Aventura
Cotação: 85% - Filme Indispensável
Já havia lido alguma coisa sobre o filme de Gondry e pelo seu texto parece ser um ótimo filme. Black e Mos Def devem formar um boa dupla.
ResponderExcluirO outro filme deve ser uma destas pérolas que o cinema independente sempre nos apresenta. Ficou curioso em assistir.
Abraço
ótimas dicas de filmes.. será que eles chegam nos cienmas por aqui???
ResponderExcluiracho queao menos o "Be Kind Rewind" venha, não?!? O cara que fez esse tbm dirigiu o "Brilho eterno de uma mente sem lembrança", porem tbm fez o estranho "Sonhando Acordado", enfim, tomaa memso que ele tenha acertado de novo... odeio o Jack Black sempre com os mesmo personagens, mas pelo menos garante boas risadas...
Abraços!!!
Nossa, cotações altas, hein? Não esperava muito desses filmes(leia-se nada), mas pelo visto terei que rever meus conceitos, hehehe.
ResponderExcluirNão sei por quê não consigo gostar muito dos filmes do Michel Gondry, por isso mesmo me interessei mais por "Sob a Mesma Lua". Sabia que a Kate Del Castillo é outra atriz oriunda de novelas mexicanas?
ResponderExcluirAinda não vi Sob a Mesma Lua - apesar de já ter lido críticas boas dele -, mas Be Kind, Rewind eu assisti e achei ótimo. Só Jack Black consegue dar a carga exata de humor a um projeto desses. Até a escolha dos filmes que a dupla "refaz" é perfeita.
ResponderExcluirDuas ótimas recomendações! Depois das críticas bem razoáveis á Be Kind Rewind eu tinha ficado com o pé atrás, mas eu acho impossível Michel Gondry decepcionar, até mesmo no criticado The Science of Sleep eu fiquei impressionado.
ResponderExcluirAgora, esse Sob a Mesma Lua parece ser um achado!
Ciao!
As indicações parecem boas, inda mais classificando-os como indispensáveis! Tá anotado!
ResponderExcluirInteressante o paralelo traçado em obras aparentemente tão distintas como estas. Confesso que desconhecia este “Sob a Mesma Lua”, mas acabei me interessando pela história simpática. Já o filme de Michel Gondry estou aguardando desde o início do ano, tamanha a vontade de ver como a trama se desenrola.
ResponderExcluirAdorei seu post!
ResponderExcluirPessoal, essa eu tenho que recomendar, dois sites interessantíssimos: www.meus3desejos.com.br e www.videoflix.com.br.
Abs.
Vem cá... Be Kind Rewind estreiou? To louco pra ver esse filme...
ResponderExcluir"Sob a Mesma Lua" é um filme do qual gostei muito. Comprei o DVD no México em julho e acho que vai render boas críticas por aqui. E os atores não são totalmente desconhecidos. Ao menos Kate del Castillo não. Ela já protagonizou a novela mexicana "A Mentira" que passou no início dos anos 2000 no Brasil, pelo SBT.
ResponderExcluirIsabel Borsoi
São Paulo/SP
bel@teacher.com