Piratas do Caribe - Navegando Por Águas Misteriosas

Tudo vai parecer uma longa redundância, mas tudo aquilo que irão ler já foram vistos em pequenos fragmentos de criticas de blogs amigos e até de grandes sites de cinema respeitados: Johnny Depp com seu Jack Sparrow faz algo único. Dizer que vemos os outros filmes de Piratas de Caribe por causa de Orlando Bloom e Keira Knightley se torna quase uma mentira involuntária para não dá a voz da razão em dizer, eu vi por causa de Jack Sparrow e sua canalhice.

Se vocês viram o novo filme da franquia, Navegando em Águas Misteriosas por causa de Johnny Depp, não se sintam vergonha por isso, por que sabem que isso é uma verdade quase concreta. O novo capitulo da franquia se baseia na premissa que ficou no ar do final do terceiro filme no qual tudo se envolve na busca da fonte da juventude por Jack Sparrow e por outros personagens que tem diferentes visões sobre a fonte.

A estrela é Depp. A Disney percebeu de uma maneira importante que estava diante de uma mina de ouro, e o filme se torna a prova disso. Todos os momentos que Depp aparece em cena, o filme cresce. Cada movimento, cada dialogo, se torna uma aula de como se entregar ao personagem de corpo e alma como ele se dedica nesse filme. Outro que merece o total elogio é Geoffery Rush para o personagem Barbossa que quando se encontra com Depp na metade do filme, o filme novamente cresce.

Agora quando começamos a lembrar do filme, entramos a duvidar de muitas coisas. Rob Marshall faz um trabalho interessante e bem melhor do que seus filmes anteriores que beiram a insossidade, já que ele comanda de uma maneira brilhante as principais cenas de ação, sendo que o clímax final é de uma confusão que não conseguimos ter uma definição positiva... medíocre?

O resto do elenco, poderia ter mais cenas com Ian McShane e Penelope Cruz, já que o próprio filme se portou para esses dois personagens de uma maneira muito rápida e talvez muito mal arquitetada. Talvez a culpa seja dos próprios produtores em focar de uma maneira extrema ao talento de Johnny Depp. Por um lado se torna vantagem aos seus fãs, mas aos fãs da franquia, algo duvidoso.

Mas nada é extremamente perfeito. Vale salientar que a trama das sereias e tudo que envolve a questão entre o catequista e a sereia beiram a pura chatisse. Fica parecendo a nova tentativa de emplacar um romance igual a primeira parte da franquia. Todo em vão. Fora que a seqüência das sereias começa promissor mais depois fica ridículo. Mas pelo menos há de admitir, que sereias lindas.

O quarto filme dessa franquia funciona como uma pipoca padrão e só. Não existe nada de novo, só apenas a questão de usar elementos clássicos ou aqueles elementos que fizeram a franquia ser o que é a diversão e ver a estrela de Johnny Depp brilhar a exaustão. Não é aquela fita recomendada, porém a todos os fãs da saga irão dizer a mesma coisa: Depp salvou o meu ingresso.

Ficha Técnica
Piratas do Caribe - Navegando em Águas Mistériosas (Pirates of the Caribbean: On Stranger Tides)
Diretor: Rob Marshall
Elenco: Johnny Depp, Penélope Cruz, Geoffrey Rush, Ian McShane, Kelly McNally, Sam Clafim, Stephen Graham, Astrid Berges-Fresby, Gemma Ward, Judi Dench e Keith Richards
Gênero: Aventura/Ação/Comédia
Cotação: 60% - ***

Comentários

  1. Eu adorei "Piratas do Caribe - Navegando por Águas Profundas". As reformulações feitas na trama foram muito felizes e trouxeram de volta à euforia, digamos, à franquia. Até o Rob Marshall funcionou bem aqui, o que foi uma excelente surpresa. Além de termos visto o retorno de Jack Sparrow à sua verdadeira essência, sem aquele lado totalmente caricatural que ele tinha.

    ResponderExcluir
  2. Fraco! Pelo menos, a parte das sereias me impediu de dormir. É o único momento que oferece algo novo.

    Abs!

    ResponderExcluir
  3. 'Piratas do Caribe 4' é tudo aquilo que você esperaria de um filme desses: cenas de ação incríveis, visual fantástico e 2 horas de gargalhadas proporcionadas por Johnny Depp. Pode não ser o melhor da série, mas está longe de ser o pior.

    http://filme-do-dia.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Postar um comentário