No Olho do Furacão (The Hurricane Heist)


O absurdo que se pode admirar em um filme ruim é de como se pode trabalhar temas insólitos ou que sejam difíceis de acreditar que saíram de um papel e se transformaram em uma realidade. Mais ainda quando o espectador saber quando olha o trailer ou lê a sinopse e pensa por um segundo: isso deve ser uma porcaria colossal … Mas eu quero ver por … razões. Bem, esse é pensamento mais latente de The Hurricane Heist de Rob Cohen.

A premissa é essa: uma pequena cidade está sendo evacuada por uma grande ameaça de furacão. Ao mesmo tempo um comboio da reserva federal está pela cidade para deixar mais de 600 milhões em um cofre. Pela vulnerabilidade do acaso, um grupo de ladrões planeja roubar esse mesmo dinheiro no olho da tormenta sendo que eles vão ter que enfrentar uma destemida agente federal e um meteorológico que está preparado para esse furacão.


Ao ver o trailer, após conhecer a trama e assistir o filme em si se dá para entender o que é óbvio. É um filme ruim. O roteiro desse filme é cheio de situações ridículas e inverossímeis até dizer chega, mesmo antes do grande “espetáculo” que guarda o clímax final.  Atuações horríveis e canhestras que muita das “piadas” e do “humor” são de situações involuntárias de péssimas atuações e claro: uma forçada no sotaque dos personagens que o ato dos mesmos abrir a boca já era piada literal.

Rob Cohen chegou ao ponto de literalmente colecionar fracassos. Se pode ainda dizer que seu último sucesso foi literalmente … Triplo X. E mesmo piorando em suas escolhas, não se pode negar que o clímax desse filme é um show de absurdo que o espectador quer continuar para sempre dizer: esse é o pior momento do filme, ai aparece outra cena absurdamente ridícula. Por outro lado, o filme se faz perguntar para o espectador quando o cinemão se permite se entregar ao seu próprio absurdo? Se sabe da questão de Sharknado, mas todos sabem que é um filme de tv e claro que já se sabia que iria de mal a pior.

Em um cinema que busca um caminho seguro para ganhar rios de dinheiro com projetos “seguros”, The Hurricane Heist busca uma sensação diferenciada e até algo “original”. Entretanto a ruindade desse filme ultrapassa os níveis de bom senso e se transforma em uma grande comédia involuntária que se transforma o portador de uma grande e inquietante pergunta: Aonde se encontra a linha tênue da genialidade da mediocridade quando se arrisca em um projeto como esse.

Comentários