Primeiro balanço de Filmes em 2015

Já se passaram quase 15 dias de 2015 e por incrível que pareça em alguns momentos não consegui ver um filme por dia, mas teve momentos que foram dois ou até mais. Motivos simples: muitas vezes é complicado quando não se tem conexão em casa para pelo menos prestigiar alguns filmes e ver no trabalho é extremadamente incomodo as vezes, mas não pelos filmes em si, porém que realmente é estranho ver um filme, por mais simples que seja, e ser interrompido por uma chamada e por uma tarefa.

Nesse bolo veio muitas coisas interessante. Ao começar com joias perdidas de 2014 que mereciam um pouco mais de atenção como The Book of Life, Frank e Edge of Tomorrow que conseguiram ser ótimos filmes do ano passado. Também foi espaço para ver alguns projetos aleatórios como Sete Dias Sem Fim (uma tremenda decepção de Shawn Levy) e Big Hero 6 (filme que prova que a Disney quando tem um personagem incrível, esquece do resto do filme).


Porém dois projetos merecem comentários mais estendidos. O primeiro é o futuro candidato ao Oscar Foxcatcher de Bennett Miller. O filme assim como foi com Moneyball trata de um olhar diferenciado para uma outra derrota na história do esporte americano, sendo que agora é de Luta Greco-Romana nas Olimpíadas de Seul em 1988. O mais interessante do projeto é de como ele explora os personagens principais e o despreparo mental que foi crescendo com a derrota. Grandes interpretações do seu trio de protagonistas Mark Ruffalo, Channing Tatum e Steve Carrell. É interessante mais ainda ver o atleta retratado no filme em questão reclamar por que o diretor não cortou uma cena especifica da trama. Porém e talvez essa cena seja uma reflexão bem interessante de como o homem em si pode se transformar na buscar de uma vitória. Um grande filme e por se estrear esse ano por essas bandas, direto no Top J (se espera que saia um top 10 esse ano)

O segundo é o suspense giallo franco/belga A Estranha Cor das Lágrimas do Seu Corpo. Nesse giallo moderno tem uma trama principal que tem como ponto de partida um esposo desesperado buscando a sua mulher que desapareceu e o ponto de partida é perguntando aos seus vizinhos de apartamento. Desse ponto e diante, o filme se converte em um exercício de um pesadelo visual e somos levados como o protagonista a uma loucura extraordinária. É bem interessante que esse estilo de cinema por muitas vezes é pouco explorado, mas assim como o crescimento do mumblegore, o giallo também deveria voltar e de uma forma triunfante e desfuncional.


Nota dos filmes vistos esse ano:
Edge of Tomorrow - **** ¹/²
Razorback - ***
Operação Big Hero - ***
Psicose - *****
2001 – Uma Odsseia No Espaço - *****
Sete Dias Sem Fim - **
The Book of Life - ****
Foxcatcher - *****
A Estranha Cor das Lágrimas do Seu Corpo - ****
Frank - *****
Maléfica - ***



E Oscars ... melhor comentar resultados. Até mais pessoal.

Comentários

  1. Só discordo quanto a "Foxcacther", que não gosto muito. Os demais, estou de acordo com a cotação.

    ResponderExcluir
  2. Taí, vou acabar perdendo esse "A Estranha Cor das Lágrimas do Seu Corpo" no MyFrenchMovieFestival, mas não tem problema, ele já está na rede. Quero muito ver, fiquei curiosíssimo.

    Edge of Tomorrow - ****
    Operação Big Hero - ***
    Psicose - *****
    2001 – Uma Odisseia No Espaço - ***
    Foxcatcher - ***
    Frank - ***
    Maleficent - ***

    ResponderExcluir

Postar um comentário