O retorno lento e as pequenas resenhas de Janeiro/14

Retornando a escrever, mas vou ver se pelo menos faço resenhas pequenas e mensuais (e se rolar inspiração, semanais) sobre filmes e jogos. Bem vindos novamente.



O Lobo de Wall Street de Martin Scorsese – O novo filme do duo Scorsese e DiCaprio chega em seu ápice em fazer uma história comum de Ascenção e queda de um corretor da bolsa de Nova York se transformar em um estudo do excesso e da loucura que o homem alcançar. O brilhantismo de como é contado o texto, junto com a melhor atuação de DiCaprio já vista, Scorsese transforma 3 horas em momentos que você sabe que não termine para admirar todo o projeto. E ao final de tudo, pode existir a culpa de admirar o personagem por conseguir transformar a lábia em uma ferramenta e também homens em lobos ... famintos por um lugar ao sol.



A Vida Secreta de Walter Mitty de Ben Stiller – Depois de entregar dois clássicos do besteirol que são Zoolander e Tropic Thunder, Bem Stiller surpreende em fazer um projeto bem intimista de um funcionário da Life encarregado dos negativos em buscar o negativo da última capa que está desaparecido e vai em busca do fotografo que é difícil de localizar. Um dos pontos a ressaltar que é o melhor filme técnico que Stiller já criou, existem momentos que sem dúvida vão ser lembrados por muito tempo como o uso da filosofia da Life e a cena da luta do elevador a uma perseguição surreal. Também se destaca pelas belas interpretações de Kristen Wiig e Sean Penn. O problema é que Stiller tinha a oportunidade do McGuffin porém deixou passar e o filme poderia terminar de uma maneira maravilhosa. É um bom filme que agrada o público alvo, mas sem dúvida poderia ter sido muito melhor.



Don Jon de Joseph Gordon Levitt – Transitando nos últimos anos entre grandes produções (A Origem e Batman O Cavaleiro das Trevas Ressurge) e pequenas produções (500 Dias com Ela e Hersher), JGL surpreende em fazer uma desconstrução das comédias românticas colocando como protagonista um rapaz com uma rotina que preza amigos e família porém com um pequeno detalhe: o vício a pornografia. E com a chegada de Barbara (Scarlett Johansson, brilhante em todos os aspectos) a vida muda. Curiosamente além dessa desconstrução maravilhosa do gênero, o filme também serve como uma pergunta de como suprimos os nossos vazios e nossos medos. E de que muitas vezes, as pessoas encontram caminhos estranhos para serem mais a si mesmos. Um solido trabalho de JGL e que sem dúvida, queremos ver mais do que ele pode criar.


The Walking Dead a Telltale Game – The Walking Dead é uma serie que contém muitos altos e baixos e ao meu ponto de vista, impossível de assistir. Já o jogo criado pelos mesmo criadores de Jurassic Park e De Volta Para o Futuro conta a história de Clementine e Lee, dois estranhos que criam um vínculo sem igual enquanto veem o mundo entrar no apocalipse. Por ser um jogo point and click e que tudo que você faz na trama, influencia no futuro, entrega uma das experiências mais marcantes nos videogames. Além, claro, de se aproximar muito mais a fonte original, dos quadrinhos de Robert Kirkman. Talvez é uma ótima oportunidade para aqueles que se decepcionaram com a serie jogarem o jogo para verem o que é realmente viver em um apocalipse zumbi, uma porta de entrada para a degradação humana.




Eu, Frankenstein de Stuart Baettie – Se torna bizarro ver esse filme tanto em casa, cinema, em qualquer lugar. Imagine transformar um ícone de terror em uma figura de ação imbatível. Ok, até ai o filme não se compromete tanto, porém quando começa a misturar que o Frankenstein é uma peça vital entre a guerra entre o bem, representados por ... Gárgulas santos (???) conta o mal representado por demônios. A história começa e termina sem pé e nem cabeça assim deixando que os efeitos especiais que estão funcionais para determinadas cenas dominarem a tela. E ao fim de tudo, a reação de “O que foi que eu vi?” domina o espectador fazendo refletir em um simples ponto: até quando veremos grandes mitos virarem abominações do cinema atual?


Notas 
O Lobo de Wall Street - *****
A Vida Secreta de Walter Mitty - ***
Don Jon - ****
The Walking Dead - *****
Eu, Frankenstein - *

Comentários