O Vingador do Futuro (2012)

Hollywood não aprende por muitas vezes que tocar em devidas vacas sagradas podem surgir grandes porcarias ou ao mesmo tempo, projetos que inspiram a admiração e a raiva. Projetos como Psicose de Van Saint, Watchmen de Synder e até mesmo a repaginação de lendas e fantasias na busca de um novo publico como as ultimas desastrosas adaptações de clássicos infantis são alvos de debates. Uma dessas vacas sagradas, sem duvida é O Vingador do Futuro. Filme de ficção que impulsionou ainda mais a consolidada carreira de Arnold Schwazenegger baseado em uma adaptação de Phillip K. Dick. O projeto ganhou uma repaginação com a base principal do livro, porém extremadamente diferente ao filme original. O detalhe é, é possível extrair algo de bom nesse filme sabendo que tocou em algo sagrado?

Em um futuro distante, Douglas Quaid começa a questionar seu papel e de sua vida que estava caindo em uma rotina desagradável. A única coisa que tirava dele da mesmisse era o fato de sonhar com uma grande aventura. Um dia, um amigo recomendou para que ele vá para a Rekall, uma empresa que implementa sonhos em seus clientes. Impulsionado por sua rotina cansativa, Quaid faz o tratamento para ser um agente secreto. O problema é que quando iniciou o procedimento para o sonho, se torna o pior pesadelo quando começa ser caçado por todos os lados.

Talvez o maior ponto positivo (ou o único para alguns) é a criação de um universo diferente para não ficar tão evidente ou não praticar a tática copy-paste. A começar pelo contexto da história que troca questões interplanetárias e que no filme original a questão de Marte por continentes fazendo uma associação até que bem vinda ideologicamente do colonialismo britânico já que a riqueza está na Inglaterra e enquanto o resto do mundo está na Austrália e lá está la escoria. Também fica evidente que a parte da elite lembra aquele futuro visto no filme Minority Report, enquanto a parte pobre, lembra Blade Runner (uma das melhores partes do filme se reside em uma espetacular sequência a pé).

Entretanto, os pontos negativos são fatores decisivos, ou seja, o que transformam o filme em um projeto duvidoso. A começar pela escalação de Les Wiseman que mesmo feliz com sua franquia Anjos da Noite não consegue trazer nada de novo, e talvez a queda progressiva de ritmo e a falta de uma mão mais talentosa deixa a desejar. Também o desperdício de um ótimo elenco no qual quase todos estão no mecânico desde um apagado Bryan Cranston a uma nula Jessica Biel. Talvez os únicos que trazem decência a trama é o Colin Farrell, que mesmo não tão a vontade como foi no outro remake A Hora do Espanto, como um cara que entende de filmes de ação e Kate Beckinsale como a vilã do filme como a implacável Lori.

A mudança para um tom mais sério e ausente de frases feitas tornariam ingredientes perfeitos para uma nova adaptação porém a falta de identidade da mesma já no seu nascimento fazem que o filme se perde e caia em um ponto comum como em qualquer remake que se faz nos dias de hoje: Um bom filme mas longe do brilhantismo do original. Claro que ajuda para que o público atual conheça o clássico do Arnoldão e ao mesmo tempo gerar mais um debate interminavel no qual quando um remake pode se beneficiar ou não. Talvez não será nem o primeiro e nem será o ultimo filme a fazer a perigosa brincadeira de copiar de uma maneira vazia uma vaca sagrada. Uma pena. Tinha potencial, mas ficou na falta de ser um projeto de verdade.


Ficha Técnica
O Vingador do Futuro (Total Recall)
Diretor: Les Wiseman Elenco: Colin Farrell, Kate Beckinsale, Jessica Biel, Bryan Cranston, John Cho e Bill Nighy.
Gênero: Ação/Ficção Cientifica
Cotação - ***

Comentários

  1. Para mim, a questão mais importante nem é a de original x remake, mas sim a que envolve o cineasta Paul Verhoeven, pois até quando Hollywood irá sacar que jamais será capaz de fazer algo que se aproxime do brilhante trabalho do holandês? Já tivemos sequências para "Instinto Selvagem" e "Tropas Estelares" e já está até mesmo em estudo uma refilmagem para este segundo. Todos uma droga.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. POrra, uma boa observação sabia? Acredito que mesmo sendo projetos simples ou melhor, de concepções simples, são coisas que tem um detalhe importante ... é aquele momento onde a mão faz a diferença. Infelizmente Les Wiseman nunca terá.

      Excluir
  2. Eu imaginava algo pior, mas pelo seu texto parece que pelo menos resultou numa boa diversão.

    Abraço

    ResponderExcluir
  3. Boa análise, cara. Mas sou da turma que acha que um DVD ou um Blu-ray são suficientes para a garotada realmente interessada conhecer os filmes antigos. Quem precisa de remakes pra isso não está interessado no legado de Hollywood. Ou como bem disse o Alex aí, no cinema de Verhoeven, que fez a diferença na virada dos anos 80 para os 90. O novo "Total Recall" é censura livre perto do filme estrelado por Arnoldão. E bem inferior. Mas isso a gente já esperava. A discussão deveria ser: Até mesmo um filme voltado para consumo rápido nos anos 90, como "O Vingador do Futuro" vira um filmaço perto do entretenimento barato dos dias de hoje. É hollywood atirando para todos os lados. O cinema mudou. Pra pior.

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já fui nessa ideia que iria ser pior. Tem pontos positivos e talvez o único não ser copy-paste. Porém se hoje temos tantos recursos, por que não dá oportunidades e relançar determinados filmes em alta definição ou no Imax como foi feito com Indiana Jones?

      Sai mais no lucro e vantajoso.

      Excluir
  4. Será estranho assistir a este filme, o original teve demasiado impacto na minha meninice!

    Vasco
    http://vascoricardo.blog.com

    ResponderExcluir
  5. Vou ver mais pela "diversão" que o filme pode proporcionar... Seu texto já me deixou bem alerta quanto ao roteiro, hehe

    ResponderExcluir
  6. Eu sinceramente não tenho problemas com o filme ser um remake de uma obra tão adorada e boa como o filme do Verhoeven. Por isso essa atualização da história me parece bem-vinda no filme, sem a necessidade de reprisar o anterior. Acho os filmes bastante distintos em tom, e não se quer, em nenhum momento, com esse novo, reprisar a abordagem do holandês (que é única). De resto, funcionou comigo como um filme divertido, com mais ação e parafernália, atravessado por luz futurista. Até do Farrell eu não consigo reclamar.

    ResponderExcluir
  7. Na tentativa de não apenas reprisar o anterior, tirando Marte atualizando a trama e jogando outras questões "filosóficas" acabou criando um problema, pois alguns elementos permaneceram e não foram tão bem contextualizados, tornado o roteiro frágil. Assim, investiram na ação desenfreada e nos efeitos especiais. Ficou um filme oco, divertido naquele momento, mas facilmente esquecível.

    abraços

    ResponderExcluir
  8. Sure you can add the link in our webpage Madison, send a mail to me and will talk more about this process

    ResponderExcluir

Postar um comentário