Semana do Terror - From Beyond (Do Além)


Muitos consideram que os filmes trash dos anos oitenta como expoentes de maquiagens grotescas e horripilantes que criavam ao publico medo e respulsa. Outros consideram que em realidade, isso se chama o Body Horror, no qual o desdobramento do corpo ao desconhecido leva a uma nova experiência que ultrapassa os limites do que o mundo considera... Normal.

Pode-se citar dessa leva interessantíssima O Enigma do Outro Mundo de John Carpenter e claro, os filmes áureos de David Cronenberg como Videodrome, Scanners, Os Filhos do Medo e claro o remake de A Mosca. Porém é importante citar Re-Animator de Stuart Gordon e o filme comentado nesse texto, a adaptação de Gordon para a obra de H.P. Lovecraft, Do Além (From Beyond).

Dois físicos conseguem criar uma máquina que consegue expandir uma glândula cerebral que alguns consideram a do sexto sentido. Com a criação de uma maquina chamada Resonator, a glândula consegue responder bem, sendo que ao ligar essa máquina além de abrir um novo universo, algo mata um dos doutores. Uma psiquiatra tenta saber o que aconteceu de verdade por trás disso tudo e descobre uma verdade muito mais além do que a ciência consegue explicar.

Assim como as obras citadas em cima, o verdadeiro foco não está nos efeitos visuais ou na maquiagem que sem duvida mostram o porquê do fascínio dos fanáticos do gênero a essa linguagem. Grotesca, sem limites, ao ponto da repulsa e acima de tudo sem computação. O mais interessante é que a mesma maquiagem fazia que as temáticas chegassem ao ponto de serem reais. Como exemplo, nesse filme de inúmeras cenas que mesmo com a tecnologia de hoje, consegue ter um impacto extraordinário.

O mais interessante está em sem duvida em seu roteiro. O verdadeiro foco está no estudo gráfico sobre a embriaguez do homem em querer desvendar os mistérios da mente. Mostra em um detalhe entre dois personagens a embriaguez de uma maneira quase doentia e por outro, a tentativa ou o que talvez seja a sensatez ao enfrentar o desconhecido.

From Beyond – Do Além seja um exemplo rico de um gênero que só agora está se consolidando nos dias de hoje o verdadeiro potencial. Um estudo impar, visceral, repulsivo e verdadeiro sobre a natureza humana. Terror no qual o verdadeiro temor é saber que o homem não está preparado a desvendar mistérios mais além do que ele entende. Realmente, os humanos são presas fáceis diante de seu descontrole.

Trailer do Filme:



Ficha Técnica
From Beyond - Do Além (H.P. Lovecraft's From Beyond)
Diretor: Stuart Gordon
Elenco: Jeffery Combs, Barbara Crampton, Ken Foree, Carolyn Purdy-Gordon e Ted Sorel
Gênero: Terror/Ficção Cientifica
Cotação: 85% - ****

Comentários

  1. https://www.youtube.com/watch?v=pfqref4QBnY#t=1718


    esssa aqui e a versao dublado

    ResponderExcluir

Postar um comentário