Não Tenhas Medo do Escuro

Guillermo del Toro, dono de uma mente fantástica ao respeito ao cinema fantástico sempre caminha em temas que estão ao limite do medo e o fascino ao espectador. Volta aos cinemas com a produção Não Tenhas Medo do Escuro, que é uma releitura de um filme para a televisão da década de 70 e conta no elenco Katie Holmes, Guy Pearce e a pequena Bailee Madison.

A garota Sally começa a viver com seu pai e sua madrasta em uma mansão no qual o casal faz uma restauração para começar a vender. A mansão em si tem um grande valor já que um famoso pintor já tinha morado por lá há algumas décadas atrás. Sem querer e perdida com a vastidão da casa, ela encontra no sótão uma chaminé e ao abrir sem querer descobre seres desconhecidos vivendo por lá e de pouco a pouco tentam levar a pequena Sally para a escuridão.

Não Tenhas Medo do Escuro tem um roteiro interessante, assim demonstrando uma tendência típica de Del Toro para criar para um espectador, um terror sem restrição de idade. A grande tentativa do filme é bem clara: Iniciar o gênero as crianças com um projeto que buscar criar momentos de tensão e medo sem cair na gratuidade de sustos. Por sorte, os envolvidos conseguem de uma maneira correta seus objetivos.

O filme inteiro se constrói na linguagem da construção do medo. Toda a tensão se entrega em doses leves e ao decorrer da trama fica mais pesado até chegar ao seu ápice final elogiável. Katie Holmes nunca foi uma grande atriz, mas está bem enquadrada no que se refere ao personagem. Mas a verdadeira jóia está em Bailee Madison. A sua personagem Sally é um verdadeiro encanto em cena. Seu olhar inocente e a inquietude da idade fazem com que o espectador esteja ao lado dela e tudo que ela sente, ele sentirá também. Guy Pearce aparece pouco e não consegue ser um personagem tão fundamental quanto às duas.

Não Tenhas Medo do Escuro brilha por trazer o que grandes mestres do terror no ensinaram, uma construção do medo que chega ao ponto que os sustos e gritos saem ao natural. Uma das melhores coisas que saíram da mente de Del Toro desde A Espinha do Diabo. Uma pequena jóia que sem duvida tem que ser desfrutado na telona e tudo que uma sala totalmente escura pode nos entregar.

Ficha Técnica
Não Tenhas Medo do Escuro (Don't Be Afraid of the Dark)
Diretor: Troy Nixey
Elenco: Katie Holmes, Guy Pearce e Bailee Madison
Gênero: Fantasia/Terror
Cotação: 85% - ****

Comentários

  1. Ah, John, que bom saber que este filme vale a pena. Estou doido para conferir, mas estava esperando por uma possível bomba. Irei conferir assim que possível!

    Abs,
    sateliteassassino.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Já incluído na lista de filmes para ver... Abs.

    ResponderExcluir
  3. Elenco excelente, com a chancela do Guillermo del Toro. Tenho, no mínimo, muita curiosidade pra conferir. Ainda mais depois do seu ótimo texto.

    Beijo!

    ResponderExcluir

Postar um comentário