Um Jantar Para Idiotas

Tim (Paul Rudd) aspira um novo cargo na empresa de reutilização de imagens. Sempre tentando criar uma vida melhor para si e para sua namorada Julie (Sthephane Szostak). Sendo que os responsáveis da empresa fazem uma pequena prova para testar determinados empregados. Sempre fazem um jantar mensal no qual chamam uma pessoa “idiota” para zombar deles. Tim estava sem saída até se esbarrar com Barry (Steve Carell) um funcionário da Receita Federal que tem um talento sem igual.

Um Jantar Para Idiotas é mais um remake curioso americano que saiu no ano passado. A obra original é francesa (e também os envolvidos do original também produzem) e que em alguns anos atrás ganhou uma adaptação teatral na Argentina estrelando Guillermo Francella e Adrian Suar. O interessante é que um dos projetos futuros de Carrell é o remake de Um Namorado Para Minha Esposa, protagonizado por Suar.

Um dos fatos que já tens de inicio da trama é o uso da musica The Fool on The Hill do Beatles que é a porta de entrada a trama. Em realidade essa musica funciona como a representação do que será a trama de todo o filme. O estudo da diferença e percepção do que consideramos normal ou idiota. Também a mesma obra reflexiona o problema do mundo atual e a aversão dos mesmos as pessoas que são diferentes. A prova desse momento fica no clímax do jantar em si.

O problema é que filme não consegue criar um ritmo de comédia constante que por sorte Steve Carell dá uma interpretação valiosa como Barry. Um personagem que tem uma veia diferente que depende totalmente da improvisação, Carell dá um show de bola. Outro também que está engraçado é Jemaine Clement como o artista abstrato. O momento em que os dois personagens se encontram, é um momento altíssimo da trama. Já Paul Rudd está no piloto automático quase repetindo seu papeis de Eu Te Amo Cara e Role Models.

Talvez não seja o filme mais engraçado que saiu ou tão pouco inesquecível. Um Jantar Para Idiotas é um filme sensível que foi vendido errado. Uma dramédia sobre amizade que consegue tirar gargalhadas sinceras e lembrar com um pouco de emoção esse belo sentimento. Quando o filme terminar, independente de ter gostado ou não, será difícil não ouvir The Fool on The Hill sem pensar nesse filme e dizer, agora entendi o “bobo na montanha”.

Ficha Técnica
Um Jantar Para Idiotas (Dinner to Schmcks)
Diretor: Jay Roach
Elenco: Steve Carell, Paul Rudd, Jemaine Clement, Sthephane Szotak, Lucy Punch, Bruce Greenwood, Ron Livingston, Kristen Schaal e Zach Galifianakis
Gênero: Comédia/Drama
Cotação: 60% - ***









Para finalizar ...

Comentários

  1. Também tinha a impressão de ser uma comédia idiota, mas seu texto me deixou curioso.

    Abraço

    ResponderExcluir
  2. Gosto do Jay Roach, Steve Carell e Paul Rudd. Mesmo sendo uma droga (o que parece que o longa não é), veria do mesmo jeito....

    ResponderExcluir
  3. Parece que o filme foi totalmente vendido como um pastelão a lá Apatow, mas parece que não é. Estou curiosa por Carell e Rudd. ;)

    ResponderExcluir

Postar um comentário