Lluvia (Chuva)

A experiência do atraso de um filme aos cinemas só aumenta expectativas ou alimenta decepção. Não parecem tão estranhas quanto determinadas atitudes das distribuidoras brasileiras levarem a fio suas demoras, suas escolhas equivocadas de levarem determinados projetos ao home vídeo, ou pior, nenhum sinal de ir ao cinema ou ao conforto de sua casa. Chuva (Lluvia), filme argentino de 2008, dirigido por Paula Hernandez após 4 anos de seu lançamento original chega aos cinemas brasileiros. É uma demora que vale a pena?

Alma (Valeria Bertuccelli, Um Namorado Para Minha Esposa) e Roberto (Ernesto Alterio, Las Viudas de Los Jueves) são duas pessoas extremamente distintas. Ela com o termino de seu relacionamento começa a viver dentro de um carro. Enquanto ele vive um pesadelo pessoal de voltar a Buenos Aires após longos anos na Europa. E a chuva torrencial da cidade portenha essas duas pessoas irão compartir seus sentimentos mais profundos.

A transformação do evento climático em um estado de reflexão de si mesmo entre os personagens é uma das grandes qualidades da fita. O simbolismo da chuva na trama se torna ainda mais interessantes junto com as belas performances de Bertuccelli e Alterio que mesclam suas dores pessoais junto com o estado torrencial de uma chuva sem fim. Mesmo não trazendo nada de novo, o que faz a diferença é o olhar romântico da diretora Paula Hernandez para o filme. Simples, mas, com efeito.

Soa extremamente estranho o lançamento do filme nos cinemas brasileiros por que já foi transmitido em vários canais de tv a cabo e o dvd do filme na Argentina é catalogo há tempos. Ao mesmo tempo soa como constrangedor lançar esse filme no cinema como se fosse o ultimo lançamento e ao mesmo tempo interessante por que apesar de uma demora colossal, sempre é bem vindo o prestigio ao cinema latino americano que cada dia que se passa, entre os erros e acertos, chega ao bem comum, ser acessível para todos.

Chuva é um filme que não se preocupa por sua qualidade técnica, mas sim pelo que a história tem por entregar. Mas como figura como um lançamento extremamente underground, se aparecer o filme em um cinema perto, vale a conferida. Se não, consulte a programação da tv a cabo para ter uma boa surpresa. Simples e simpático, um romance que fica mais pela reflexão que propõe do que o amor em si.


Ficha Técnica
Chuva (Lluvia)
Diretora: Paula Hernandez
Elenco: Valeria Bertuccelli e Ernesto Alterio
Gênero: Drama/Romance
Cotação: 75% - ***

Comentários

  1. Não conhecia o filme, mas seu texto me leva a crer que essa é uma obra muito bonita. :)

    ResponderExcluir
  2. gostei tanto desse filme. de uma simplicidade e sensibilidade que me encantou.

    ResponderExcluir

Postar um comentário