O Rei da Montanha e o que se pode esperar de Apollo 18

Há alguns dias atrás, saiu o trailer do horror Apollo 18, com uma premissa no qual pode soar batida, mas de forma de como se viu no trailer é de se admirar e dificilmente resistir a um charme característico. No filme, a grande premissa é sobre dois astronautas que vão para lua sendo que acontece algo desconhecido com que faz a missão não ser revelada ao publico. Um dos grandes destaques não é em nenhum momento de ser uma ficção cientifica. Em realidade, se torna pelo fato do descontrole humano em um ambiente hostil e totalmente desconhecido por eles.



Apollo 18 é produzido por Timur Bekmambetov, o mesmo dos filmes O Procurado e da franquia dos Guadiões da Noite/Dia. Mas o que chamo mesmo a atenção é para o diretor do filme Gonzalo López-Gallego, diretor espanhol que dirigiu um filme bem particular que quase todos os elementos conferidos em Apollo 18, o suspense espanhol O Rei da Montanha.

Assim como a história de Apollo 18, O Rei da Montanha tem uma história bastante simplória. Conta a história de Quim (Leonardo Sbaraglia, Las Viudas de Los Jueves), um homem que está andando nas estradas desertas da Espanha com seu carro e de repente se torna algo de caçada por algo desconhecido que rodeia as florestas. Junto com Bea (Maria Valverde), os dois correm contra o tempo e para fugir dessa caçada implacável.

Um dos fatos mais legais é que O Rei da Montanha segue a risca a questão do medo e o horror que o local pode impor ao personagem. Todos os elementos possíveis que deixam o espectador ao lado dos personagens e sentindo a mesma tensão estão lá. Outro fato interessante que existe no filme é a câmera em primeira pessoa, apesar de ser bem modesta, consegue ser bem mais eficiente do que muitos filmes que tiveram um recurso melhor e fracassaram.

A fita em nenhum momento conquista seu espectador pela sua história, afinal, é mais um do filão extenso do horror europeu, mas sem duvida, esse tipo de filme faz mais analisar de que forma o diretor nos submete a testemunhar o sofrimento e do que o desconhecido nos pode proporcionar. Espera-se que essa aventura de Gonzalo López-Gallego com Apollo 18 consiga colocar a sua marca e fazendo projetos diferentes e explorar novos gêneros se torna mais sedutor do que fazer remakes... Não é mesmo ... Alexandre Aja?


Ficha Técnica
O Rei da Montanha (El Rey de La Montaña)
Diretor: Gonzallo López-Gallego
Elenco: Leonardo Sbaraglia e Maria Valverde
Gênero: Suspense/Terror
Cotação: 70% - ***

Comentários

  1. O trailer desse "Apollo 18" está legal, e a premissa desse "O Rei da Montanha" é interessante. Fiquei curiosa por ambos! ;)

    ResponderExcluir
  2. Fiquei mais interessado em O Rei da Montanha do que em Apollo 18 (acho esses filmes sobre astronautas tão maçantes!).

    Cultura na web:
    http://culturaexmachina.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. O JP recomendou e assisti o rei da montanha. Filme perfeito!

    Fico pensando se algum dia o cinema brasileiro vai conseguir fazer um filme relativamente silmples que não dê sono. Esse aí eu fiquei ligadão do início ao fim, genial!

    Que venha Apollo 18 em agosto!

    Abraços

    ResponderExcluir
  4. Os temas abordados neste filme é muito importante, eu acho que tem sido muito bom, especialmente para as apresentações bem executados. Sbarglia Leonardo fez um papel perfeito para ele e mereceu a liderança na O Hipnotizador, série dirigido Alex Gabassi e produzido pela HBO. É excelente.

    ResponderExcluir

Postar um comentário