Desconhecido (Unknown)

Dr. Martin Harris está de viagem a Berlim com sua esposa, Elizabeth, para uma importante conferencia na qual é um dos palestrantes. Mas sem querer esquece de uma maleta no aeroporto e sofre um grave acidente. Após 4 dias em coma ele desperta e descobre que existe outro tomando literalmente sua vida e ainda para piorar ele não sabe o por que ele está sendo perseguido. A única ajuda que ele tem é de uma taxista que o salvou da morte.

Desconhecido é mais um projeto bem sucedido da Dark Castle que fez as pazes com o publico e com a critica pós Rock’n’Rolla, projeto de Guy Ritchie. Apesar de ser dirigido pelo maior operário da produtora, Jaume Collet-Serra, o grande trunfo está no seu elenco estrelar com nomes de peso como Diane Kruger, January Jones, Bruno Ganz, Frank Langella e a estrela maior, Lian Nessom.

Baseado na novela Out of My Head do escritor francês Didier Van Cauweleart, o roteiro de Desconhecido tem um que de suspense no inicio da trama no qual o espectador se sinta desorientado, mas ao decorrer do filme e dos eventos que acontecem, é possível ter uma idéia do que realmente possa acontecer no final da trama. Alguns diálogos da trama são interessantes, mas de uma vez ou outra aparece alguma frase de efeito. Afinal, estamos diante de uma fita de suspense com toques de ação, não seria difícil não prever esses pequenos detalhes.

Do seu elenco, o espectador é agraciado com as pontas espetaculares de Bruno Ganz e Frank Langella. Apesar de serem curtos em suas participações, são extremamente competentes e deixam uma ponta interessante de intriga. Diane Kruger e January Jones exalam a beleza em cena, porém sem nenhuma profundidade de atuação, provavelmente pela questão dos próprios personagens.

Mas a verdadeira estrela é Lian Nessom. Hoje ele está se tornando um dos melhores atores de ação dos últimos anos. Depois da fita de ação Busca Implacável não é impossível ligar ele a grandes filmes de ação como Esquadrão Classe A e a filmes que ele faz por pura diversão como Fúria de Titãs. Em Desconhecido, carrega alguns traços do personagem de Busca Implacável, sendo que existe uma boa parte de dramaticidade em cena que faz recordar por que ele é um dos atores mais completos de Hollywood.

Jaume Collet-Serra faz aqui seu melhor filme, mas mesmo assim existem alguns momentos que existe certa angustia, mas não pela trama, mas sim pela questão da câmera que treme tanto (talvez tentando copiar características de Paul Greengrass) que é talvez o único ponto negativo. Tirando isso, soube criar ótimas cenas de ação, principalmente a perseguição no meio da trama que é um dos melhores momentos da fita.

Desconhecido se torna uma das fitas que gostamos de ver no sábado a noite. Um filme cheio de reviravoltas e momentos eletrizantes. Talvez uma das coisas que se deve comemorar é da produtora Dark Castle dar um alivio em fazer filmes fracos de terror e se focar em fazer filmes envolventes. Com tudo isso, quem só tem a ganhar é o próprio espectador com bons filmes.


Ficha Técnica
Desconhecido (Unknown)
Diretor: Jaume Collet-Serra
Elenco: Lian Nessom, Diane Kruger, January Jones, Aidan Quinn, Bruno Ganz e Frank Langella
Gênero: Suspense/Ação
Cotação: 75% - ***

Comentários

  1. Parece ser aqueles filmes para se ver em casa no fim de semana. O elenco é interessante. ;)

    ResponderExcluir
  2. Até já desisti de assistir. Apesar de ser fã de Neesom, são tantas críticas negativas...
    Ah! Estou concorrendo a ingressar na Sociedade Brasileira de Blogueiros Cinéfilos. Dê uma visitada no meu blog e se achar bacana (conteúdo e layout)... Quero vir a somar.
    Abraço.
    =]

    ResponderExcluir
  3. Mesmo com críticas vou ver o filme, o mais que nao seja pelo Liam Neeson que eu adoro!

    ResponderExcluir

Postar um comentário