Reflexos das Excelências de 2010

Em oposição ao filme passado, pensaríamos que veríamos o óbvio em primeiro lugar. Para muitos será, porém na ótica desse escritor é sem duvida, uma obviedade deliciosa já que 2010 conseguiu marcar muitos por suas peculiaridades e projetos que para muitos ultrapassou as fronteiras do imaginável baseado no que eles propagaram. Ano marcante, vamos ver... Vamos ver.

Se viu nesse ano a volta da pipoca inteligente. Gostamos e muito de ter ido ao cinema e ver novamente após uma crise de lama significativo dos blockbusters, algo que nos fez pensar. Daqueles que criamos vários fóruns e debates incessantes de detalhes que até mesmos seus criadores não perceberam. A junção de ação e de uma narrativa que seduz e prende até o final, deixa o espectador com o sorriso no rosto em saber que há uma luz no fim do túnel da mediocridade.

Também vimos inicialmente uma premissa meio que falha se torna um dos melhores projetos já feitos nos últimos anos. Descobrimos algo além dos códigos html e pixels, descobrimos de que pela pratica de transmitir idéias tinha algo escuro, que nos revelou a nova crueldade do ser humano e o distanciamento humanístico do homem a si mesmo. Para muitos, frio e metódico, mas para muitos, o inicio a perceber que algo está errado com todos nós.

Vemos também um personagem de nossos sonhos se tornarem realidade. A mentalidade de seu criador que tem a alma experimental a cada filme sem ligar com o que pode sair nos entregou o que todos nós queríamos ver, ou que seus fãs declarados gostam de ver. É ótimo ver esse criador também recuperar a dignidade de um monstro que habitou no nosso imaginário quando víamos quando éramos apenas crianças. Sei que muitos não gostam dele, mas para quem admira, ele é a melhor definição para os desejos dos cinéfilos.

Este ano também vemos a tristeza do fim de nossas infâncias. Vimos o ultimo capitulo de uma saga que cresceu junto com a gente e saber que seu fim se tornou para todos nós um novo começo. Personagens queridos agora se tornaram apenas uma lembrança, mas nos dias de hoje, é essa mesma lembrança que nos lembram do por que a infância de todos nós foi terna e querida. E as lagrimas derramadas em seu final em nenhum momento devemos ter vergonha e sim orgulho de que soubemos viver de uma maneira maravilhosa os melhores anos de nossas vidas.

Eu considero fantástico. Outros consideram clássico. Outros, completo. Não adianta, adoro esse ator. De seus filmes que saíram esse ano, é difícil dizer qual é o melhor deles já que ele criou personagens interessantes, ou engraçados e ou complexos. Em embarcar projetos diferentes e se sair extremamente bem em todos faz com que a cada dia a admiração oculta ganhar seus verdadeiros motivos. E após esse fantástico ano, por que não esperar o novo filme dele com ansiedade?

A definição heróica se tornou ultrapassada. Ao ver personagens incorretos se tornarem salvadores da mediocridade do estereotipado mundo da perfeição se tornaram as melhores coisas que os nossos olhos já viram esse ano. Quem não se admira com uma guria se tornar uma matadora digna da grande Beatrix Kiddo? Ou de uma mudança moral de um homem mal por três pequenos anjos? Ou de um azulão que sabe que ganha escolhas para ser o que é de melhor?

Talvez me esqueça de uma figura ou outra por aqui, mas eu digo a vocês leitores que 2010 talvez seja um ano que queremos guardar no nosso peito em saber que quando pensamos que iríamos se sucumbir ao novo, percebemos o quanto fazer a maneira antiga com paixão e ao mesmo tempo com a ambição dos nossos antepassados cinematográficos. Que venha 2011 e que venham filmes incríveis, medianos e fracos. Afinal nunca desejam um ano perfeito... Para um bom entendedor... Um bom ano já basta.

Comentários

  1. Maravilha de post! Parabéns! Parece que não, mas se procurarmos bem, 2010 foi um bom ano para o cinema, com seus poucos e bons filmes.

    Abs! FELIZ 2011!

    ResponderExcluir
  2. Eu amei tanto Toy Story 3, cê nem imagina!

    ResponderExcluir
  3. Bacana tua análise do ano de 2010 no cinema, bem legal mesmo ...

    ResponderExcluir

Postar um comentário