Qual é o papel de um blogueiro cinéfilo?

Qual é o papel de um blogueiro cinéfilo? Após o belíssimo evento conjunto de escolher os 20 filmes da década no SBBC em uma eleição democrática até mesmo com filmes que deixaram torcer o nariz a alguns, não há como negar a importância de nossas vozes para algo tão importante que é essa comunidade cinéfila criada a poucos anos e que a cada ano surgem mais adeptos querendo tornar parte desse universo.

Hoje, ficamos a questionar esse papel pelo fato que muitos ainda não vêem a questão de um blog sobre cinema como um exercício de egoísmo e de auto-afirmação das partes argumentativas querendo transformar obras de cinema como se fosse suas marionetes e que uma pessoa que tem uma qualidade um pouco abaixo, motivo de repudio e talvez desrespeito moral.

Todos nós que temos um blog de cinema ou de cultura em geral e que escrevemos anos após anos nos preocupamos não só apenas em falar bem ou mal de um filme ou de uma obra em si, nos preocupamos também em expor nossas idéias com argumentos que nos caracterizam e nos fazem ser lembrados por nossas maneiras únicas de falar. Também gostamos de compartir idéias, criar debates e acima de tudo respeitar a liberdade de expressão de todos.


Se perguntar a qualquer um o que é escrever um blog de cinema ou arte em geral, sem duvida a melhor resposta é de expressar visões únicas de uma obra de arte ou um projeto de baixa qualidade. Vivemos em uma nova sociedade digital onde todos estão conectados e a liberdade de expressão é um direito de todos. O que mais pedimos é respeito por opiniões mas ao mesmo tempo não deixaremos de censurar criticas negativas. Um grande abraço a todos os blogueiros cinéfilos que conheço e que nunca se esqueçam que escrever sobre a arte é uma paixão sem igual.

Comentários

  1. Sabe, nunca tinha pensado nesta questão, pelo menos nunca com certa "profundidade". De início foi trabalho de escola [e até para melhorar meu 'português']. Unindo o útil ao agradável, fui falar de cinema. Agora "qual é o papel de um blogueiro cinéfilo" realmente nunca me perguntei sobre. É bacana contastar, que hoje em dia a internet traz uma liberdade de expressão: já notou que os leitores de determinado blog é autor de outro blog ? Enfim, [e um grupo. Um pequeno grupo com o mesmo objetivo...].

    No fundo, ter um blog é uma certa salvação. Trabalho durante o dia, praticamente o dia inteiro. E, o blog serve como uma válvula de escape, um lugar aonde relaxo....penso e faço a minha casa, soa piegas, mas pra mim é isso: um ponto de paz.

    []'s

    ResponderExcluir
  2. Perfeito, João! Eu acho que, no meu caso, escrevo pra compartilhar uma paixão que eu tenho e poder discutir isso com gente que tem a mesma paixão que eu tenho!

    ResponderExcluir
  3. Uma boa definição, para resumo da importância da Internet em nossas vidas. Não saberia viver sem um blog, rsrsrss!!

    Bjs!

    ResponderExcluir
  4. A internet é a verdadeira democracia. Os blogs são então suas veias principais, que nos retiram do anonimato e nos colocam em outro nível, o de discutir, em nosso, caso, a Arte.

    Abs!

    ResponderExcluir
  5. Você expressou em poucas palavras aquilo que defendi em meu TCC de fim de curso na faculdade. Tem muita gente que vê o blogueiro cinéfilo como uma espécie de exibicionista, que só quer mostrar o seu conhecimento sobre a sétima arte. Porém, é bem mais do que isso.

    Cultura na web:
    http://culturaexmachina.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Bela expressão! Para mim, os blogs são mais que opiniões, mas também ter a oportunidade de conhecer pessoas e compartilhar opiniões com elas.

    Beijos! ;)

    ResponderExcluir
  7. Ótimo texto tricolor. De fato, criamos um blog para compatilhar visões e aprender a respeitar a dos outros. Abs.

    ResponderExcluir
  8. Muito bom o post cara, resume muito bem os meus sentimentos tb!

    Abração.

    ResponderExcluir

Postar um comentário