The Social Network - A Rede Social

Muitos já conhecem, outros ainda estão começando a ter a experiência. Mas sem duvida, todos já ouviram falar do Facebook. Hoje, considerado um das maiores redes sociais do mundo com mais de 500 milhões de usuários no mundo (incluído esse autor) é fruto da mente de um jovem programador chamado Mark Zuckerberg que hoje é o mais jovem bilionário do mundo com uma fortuna calculada mais de 20 bilhões de dólares.

David Fincher escolheu para ser o seu próximo projeto a adaptação o livro de Ben Menzirch, Bilionários por Acidente: A criação do Facebook e mostra passos fundamentais que Mark Zuckerberg (Jesse Eisenberg, Adventureland) trilhou para ser o que é hoje, desde sua relação de “amizade” com o brasileiro Eduardo Sarevin (Andrew Garfield, Leões e Cordeiros) até o sucesso alcançado ao lado de Sean Parker (Justin Timberlake, Southland Tales). O caminho do Facebook é destinado à glória, porém quais foram os verdadeiros preços para chegar aumentar essa rede social?

Fincher, dono de uma filmografia quase impecável que começou a errar quando podia errar em Alien³ que mesmo sendo o mais fraco da saga original, não deixa de ter suas qualidades e após isso, filmes que sem duvida qualquer cinéfilo viu. Seven, Vidas em Jogo, Clube da Luta, Zodíaco e O Curioso Caso de Benjamin Button são exemplos de filmes que entende de cinema, sabe que é obrigatório em ter na estante. E A Rede Social, filme com a premissa biográfica tão atual quanto polemica, é mais um exemplo para ser nosso próximo filme de cabeceira?

Adaptado por Aaron Sorkin, o roteiro tenta trazer a idéia de que tudo que aconteceu foram jogadas sujas do seu criador, mas em realidade o filme consegue ser imparcial quando pode ser. Também existem muitos diálogos extremamente inteligentes e ao mesmo tempo dramáticos no qual, com a ótima química entre o elenco se torna o ingrediente perfeito que cada fala entre seus protagonistas sejam momentos inesquecíveis.

A Rede Social também conta com um dos melhores elencos desse ano. Um elenco parcialmente feito por jovens que guiados por Fincher que conseguem inalar talento sem igual. Jesse Eisenberg e Andrew Garfield brilham como protagonistas criando personagens enigmáticos e ao mesmo tempo, sedutores. Mas a grande surpresa fica mesmo para o cantor pop Justin Timberlake. Criando um personagem boêmio e talvez manipulador, com o diretor como Fincher, o talento desse cantor é revelado de uma maneira que até seus detratores torcem o nariz e reconhece que se brincar há de cogitar para ser indicados a grandes prêmios do cinema.

David Fincher faz aqui o seu filme mais “simples” em parte técnica, mas é nessa simplicidade para investir no puro talento dos atores em cena, em usar de uma maneira interessante e coerente efeitos visuais sutis e acima de tudo criar uma narrativa que sabe prender esse espectador, faz com que esse filme seja uma experiência extremamente interessante e inesquecível.

A Rede Social poderia ser um pastiche em falar sobre um site de relacionamentos, mas se tornou um belíssimo estudo humanístico sobre a perda de humanidade que as redes sociais podem causar e ainda as conseqüências da ambição e do poder enquanto estamos ainda tentando diferenciar o que é certo e o que é errado. Mais um clássico vindo desse diretor que a passos firmes já é considerado um dos mestres dos últimos 20 anos. Extremamente recomendado e sem duvida um filme que desejamos que não acabe tão cedo.



Ficha Técnica
A Rede Social (The Social Network)
Diretor: David Fincher
Elenco: Jesse Eisenberg, Andrew Garfield, Justin Timberlake, Armie Hammer, Joseph Mazzello, Rashida Jones, Max Minghella e Rooney Mara
Gênero: Drama
Cotação: 100% - *****

Comentários

  1. Show de bola! Quer dizer então que é mesmo um dos filmes do ano? Mas Fincher realmente define a nossa época? A época da "geração vazia"? Composta por aqueles que confundem quantidade com qualidade de comunicação?

    Abs!

    ResponderExcluir
  2. Então. Esperando a estreia aqui na minha cidade pra conferir. Deve ser mesmo muuuito bom!

    ResponderExcluir
  3. Fico feliz em ler que o Fincher acertou. Quero muito ver!! rsrs.

    Beijos! ;)

    ResponderExcluir
  4. Estou doido pra ver! Esse vai ter que ser no cinema mesmo. Acho difícil encontrar pra baixar antes da estreia. Pouco se divulga o filme. O Fincher tratou o projeto a sete chaves. Estou na expectativa!

    Cultura na web:
    http://culturaexmachina.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Nossa, imagino mesmo que esse filme seja show de bola! Elenco bem legal, livro ótimo e direção especatular. Deve ser um dos melhores do ano, ou pelo menos divertido.

    ResponderExcluir
  6. Então é mesmo tudo que dizem! Nice.

    ResponderExcluir
  7. Ah, que inveja boa de você, João! :) Tô DOIDA para conferir este filme e seu texto só me deixa mais ansiosa para isso.

    ResponderExcluir
  8. Estou lendo o livro (que é por enquanto incrivel) espero um filme a altura!

    ResponderExcluir
  9. Irei fazer com A Rede Social o mesmo que fiz com Mother,vou baixar se gostar demais irei no cinema conferir,mas sei lá eu acho que vou acha muito bom.

    ResponderExcluir

Postar um comentário