O Último Exorcismo

Muitos dizem que existem vários falsos documentários que saíram nos últimos anos, porém poucos admitem a veia documental. Alguns dizem que [REC], Cloverfield e até mesmo Atividade Paranormal se encaixam nessa pragmática. Porém não é assim. Já filmes de horror que também são falsos documentários são poucos como Diários dos Mortos e A Bruxa de Blair. Agora vem mais um exemplo genuíno de uma mistura entre o horror e a linguagem documental, O Último Exorcismo.

O grande tema desse documentário vem no polemico e ao mesmo tempo carismático Reverendo Cotton Marcus. Popular em sua congregação e descendendo de uma linhagem de pastores, porém tem algo especial: O dom de ser exorcista. Mas em realidade ele não acredita muito na temática de exorcismo e que tudo soa como uma fraude. Entretanto Marcus convida uma equipe de documentaristas a registrar o ultimo exorcismo dele agora por surpresa da equipe, eles irão testemunhar algo que está além da fé dos mesmos.


Produzido por Eli Roth, o mesmo criador de O Albergue e Cabana do Inferno, e dirigido pelo novato Daniel Stamm, O Último Exorcismo com um orçamento extremamente baixo e um elenco desconhecido conseguiu ótimos lucros já em seu primeiro final de semana com os pomposos 20 milhões de dólares e conseguindo uma boa média de critica no site Rotten Tomatoes com mais de 72% de aprovação entre os críticos.

Um dos grandes destaques desse filme vem por incrível que pareça em seu roteiro. Pode tirar várias conclusões metafísicas sobre o filme e questionamentos sobre a fé assim como inúmeros filmes de horror que envolve essa pragmática. O roteiro sabe envolver o espectador de uma forma quase ofegante e com direito a surpresas em seu caminho até chegar ao ato final que sem duvida, assustador.

Outro fato legal que muitos atores usaram seus primeiros nomes para deixar algo mais real. A atuação da guria possuída, a atriz Ashley Bell, é algo realmente impressionante e é um grande achado do projeto. A direção de Daniel Stramm consegue ser o fundamental que alguns filmes de terror fracassaram que é manter a linguagem documental até o final da trama e diferente de alguns do gênero, sua câmera é bem estática até mesmo nos momentos mais tensos da fita.


O Último Exorcismo é uma grata surpresa por saber arquitetar de uma maneira correta essas duas linguagens e assim criar uma experiência interessante e sem igual que o cinema pode proporcionar. Sem duvida, o filme remete aos filmes antigos de horror no qual somos convidados a um circo e vemos o espetáculo ser armado para depois vivenciar o terror de ver tudo ruir em pânico e chamas.

Ficha Técnica
O Último Exorcismo (The Last Exorcism)
Diretor: Daniel Stramm
Elenco: Patrick Fabian, Ashley Bell, Iris Bahr, Jamie Alyson Caudle, Louis Herthum, Shanna Forrestall, Tony Bentley, Allen Boudreaux
Gênero: Terror/Documentário
Cotação: 85% - ****

Comentários

  1. Este filme estreia aqui em Natal, na sexta-feira, e, muito em parte por sua causa, irei conferi-lo. :)

    ResponderExcluir
  2. Acho que eu verei, gosto de tons sobrenaturais, ainda mais quando colocam muita intensidade e realismo assustador. abs

    ResponderExcluir
  3. Só espero que não repitam a fórmula do Exorcismo de Emily Rose (nada contra o filme, mas é que ando cheio de mesmices e repetições). E tem muita gente falando bem desse projeto!

    Cultura na web:
    http://culturaexmachina.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Tenho medo desses filmes, mas os comentários estão ótimos. Acho que darei uma chance a ele. ;)

    ResponderExcluir
  5. Tá legal, fiquei afim de ver o filme, tchê!

    ResponderExcluir
  6. Uau, que tenso. Fiquei mais curioso agora.

    ResponderExcluir
  7. Estava esperando por um documentário falso e risível, mas lendo seus comentários realmente fiquei interessado. Puxa, há um bom roteiro, então? E uma garota possuída amedrontadora? Tá na vibe de "O Exorcista" então. Sim, sim, sei que não deve ser melhor - mas estes elementos fazem toda a diferença.
    Olha, JP, estou com blog novo, se puder atualize sua blogroll.
    www.obradoretumbante.wordpress.com

    ResponderExcluir
  8. ... tipow... alguns sustos sim.. algumas risadas sim.. mas o fim foi... hmmm... inovador d+ pro meu gosto...

    ResponderExcluir

Postar um comentário