O sucesso de Resident Evil

Resident Evil. Sem duvida é um dos jogos mais importantes nos últimos 20 anos. Um dos jogos que consolidou de vez o gênero survival horror nos videogames. Seu estilo de jogo atrelado a uma história de mortos vivos a criaturas horripilantes ainda consegue está vivo em vários jogos e está muito longe de ter um fim. Já nos cinemas, bem, ainda está muito longe do que os fãs que o jogo adquire ao passar dos anos imaginam a retratação dos jogos ao cinema. Mas por outro lado, a franquia no cinema impulsionou a transformar nas telas de cinema franquias de jogos populares como Príncipe da Pérsia, Silent Hill e entre outros, apesar da falta de qualidade cinematográfica.

O quarto filme da franquia de Resident Evil chega aos cinemas brasileiros nessa semana e o novo capitulo, Recomeço, chega com novos elementos e o principal destaque é ser filmado integramente em 3D pós Avatar. Também é de pela primeira vez usar o vilão supremo de toda a franquia, Albert Wesker, e um dos maiores protagonistas, Chris Redfield. O filme foi primeiro lugar nas bilheterias e está fazendo seu papel no mercado internacional.

Acredita-se que muitos fãs esperavam desde primeiro filme uma recriação quase impecável do grande clássico de 1996, porém o que se viu foi outra coisa quase nada haver com os jogos, a não ser elementos fundamentais do primeiro e segundo jogo. Alguns deixaram passar e deixaram um resultado satisfatório e acima de tudo o impulso as adaptações. Já no segundo filme consegue ser mais fiel ao que é os jogos mas consegue dever muito como filme em si. Qualquer coisa, pergunte o que fizeram com Nemesis no segundo filme. O terceiro filme foge de tudo do que é o jogo é consegue fazer um filme apocalíptico, porém de um resultado duvidoso.

Mesmo com esses pontos negativos, a saga no cinema está longe de acabar e principalmente no requisito de ganhar novos fãs. Alguns questionam qual é o verdadeiro fator de sucesso dessa franquia no cinema e a resposta desses questionamentos vem de uma simples palavras e curiosamente são que os fãs do jogo mais reclamam por não ter ou não ser. Adaptação.

Parece piada de mau gosto em referir que adaptação é a chave do sucesso da franquia de Resident Evil, mas parando e refletindo bem, a surpresa bate em nossa porta. Nos filmes da franquia, Paul W.S. Anderson não se preocupa em nenhum momento em fazer um xérox dos jogos. Em realidade ele se preocupa mais em manter a questão da ação e a questão da Umbrella sendo que o diferencial é que ele cria uma visão própria da saga e assim transformando a saga de Alice, personagem da Milla Jovovich, em uma personagem adicional ao universo dos jogos. Ou seja, uma crônica externa aos jogos.

A partir do momento que se consegue desassociar a obra original de uma crônica, existe a possibilidade de entrar na diversão e a franquia do cinema de Resident Evil propõe isso, a diversão do seu espectador. Esqueça algo fiel aos jogos no pé da letra e agradeça por ele abrir as portas para Silent Hill e inspirar algum cineasta decente fazer algo realmente espetacular. E que venha o quarto filme!

Comentários

  1. O problema é que o que o quarto filme veio e é um embuste. Como uma experiência totalizante, não funciona de forma alguma.

    Abs!

    ResponderExcluir
  2. Taí um exemplo de franquia que, mesmo sem ser obra-prima (longe disso!), consegue ser bem sucedida!

    Cultura na web:
    http://culturaexmachina.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Relebrem grandes clássicos em http://febre7arte.blogspot.com/ visitem

    ResponderExcluir
  4. Não sou dos maiores fãs da série (e acredito que só tenha conferido o primeiro dos filmes), mas tenho encontrado ânimo para, quem sabe, me debruça sobre os filmes. Tentarei.

    ResponderExcluir
  5. Verei mais pela Milla - confesso que gosto dela!

    ResponderExcluir
  6. assisti a todos... o unico que agradou foi a ANIMAÇÂO - degeneration se não me engano. e o afterlive eu acabei de ver e achei PAIA.. 4/10.

    ResponderExcluir
  7. entrem no blog http://jogos-da-atualidades.blogspot.com/ é muito foda ele da noticía de jogos

    ResponderExcluir

Postar um comentário