Esquadrão Classe A

Ser realista, ser pé no chão e acima de tudo saber o que está encarando. Pode ser estranho ou até mesmo duro demais, mas existem uma parte dos cinefilos que sabem o que significa essa frase e outros não. Se quer um filme que pode fazer a prova dessa frase que inicia o texto é com certeza o filme de ação Esquadrão Classe A, a nova adaptação cinematografica de uma famosa série dos anos 80.

A história não tem muito o que dizer, quatro soldados americanos altamente magnificos em sua área são traidos e foram presos, mas um mistérioso agente da CIA ajuda ao grupo fugir e resta para o esquadrão provar quem os traiu. Mesmo colocando os nomes do personagem e dando detalhes no que acontece, é isso ai a trama inteira do filme, ou seja, um plot comum para um filme pipoca do verão americano.

O filme acima de tudo obedece a risca uma pequena lista que já foi divulgada aqui no blog de como fazer com passos firmes e tranquilo um blockbuster americano. Pode parecer piada, mas é a pura realidade.

1º Ponto – Um ator diferenciado e de talento inquestionavel em fazer filmes divertido. Novamente Lian Nesson volta a fazer um filme blockbuster com um papel que claramente está mais se divertindo do que tudo. Além claro de ser o melhor ator em cena.

2º Ponto – Atores em ascenção. Bradley Cooper e Sharlto Copley estrelaram em 2009 os melhores filmes do ano, Se Beber Não Case e Distrito 9, e nesse filme traem novamente os que consagraram nestes respectivos filmes, talento e carisma. Melhor ainda para o Sharlto Copley que é com certeza uma confirmação do belissimo trabalho do mesmo.

3º Ponto – Uma musa. Parece piada, mas uma femme fatale ajuda a dar aquele toque especial assim aumentando o poder feminino em tela. Nesse filme, Jessica Biel consegue além de trazer a beleza desconcertante, vem junto uma personagem forte e adequada para os padrões do filme. Ou seja, funciona muito bem.

4º Ponto – Um roteiro nem profundo ... mas também nem desastroso. Como funciona isso? Bem, é aquele tipo de roteiro que preza o fundamental, o bem estar e o divertimento do espectador ao filme. Infelizmente não há como negar que suas resoluções e principalmente de como se desenvolve os vilões da trama não são primorosos, ou seja, um desastre porém interessante já que a canhestrisse de Patrick Wilson vem bem a calhar na trama. E o primordial, a essencia do que é a série original está em tela, não dá para reclamar.

5º Ponto – Um diretor que entenda de ação. Realidade seja dita, Joe Carnahan ainda é um diretor abaixo da média porém nesse filme se supera e consegue criar sequencias de ação que foram feitas para soltar na boca de qualquer espectador: QUE MENTIRA!. Não pode ser os melhores momentos de ação do ano, mas com certeza divertem muito a beça, dando destaque aos momentos finais e a cena do tanque.

Esquadrão Classe A tem esses cinco pontos e consegue o fundamental: Um divertimento escapista e eficiente que no final não é tão dificil ter um sorriso no rosto. Engraçado e agitado como um filme pipoca deve ser. Claro que existirá filmes melhores a partir de agora, mas pelo menos conseguiu ser um filme padrão para quem gosta de um pipocão hollywoodiano.






Ficha Técnica
Esquadrão Classe A (The A-Team)
Diretor: Joe Carnahan
Elenco: Lian Nesson, Bradley Cooper, Quinton "Rampage" Jackson, Sharlto Copley, Jessica Biel, Brian Bloom, Henry Czerny e Patrick Wilson
Gênero: Ação/Comédia
Cotação: 80% - ****

Comentários

  1. Eu também gostei MUITO desse filme! Acho que é puro entretenimento ágil, com bons personagens (bem esteriotipados) e péssimo roteiro (rsrs). Acho que tudo funcionou comigo por isso gostei tanto.

    ResponderExcluir
  2. Seu texto foi animador.

    Eu gostava muito da série nos anos oitenta e sinceramente esperava que o longa fosse mais uma bomba.

    Joe Carnaham na direção sempre deixa uma dúvida. O cara fez o bom policial "Narc" e o péssimo "A Última Cartada".

    Abraço

    ResponderExcluir
  3. Para aquilo que o filme se propôs é bastante ágil e divertido. E, assim, como Miami Vice (do Michael Mann) ele de certa forma também reinventa a série na cabeça dos fãs oitentistas.

    ResponderExcluir
  4. JP,sério? Achei um dos filmes mais enfadonhos do ano! Naum me animei com Esquadrão Classe A, tb prq naum gosto de Joe Carnahan, mas achei um filme pretensioso demais, confuso.

    ResponderExcluir
  5. Este filme é um entretenimento de boa qualidade. Acho que ele se destaca, junto, com "Príncipe da Pérsia", como um dos bons filmes do verão norte-americano.

    ResponderExcluir
  6. Muitos comentários positivos para esse filme em relação a outros bem negativos, por isso tenho que ver! O que mais me interessa é a presença do Sharlto Copley, adorei o ator em "Distrito 9".

    ResponderExcluir
  7. Eu estou com muita vontade de ver esse filme, li muita coisa boa sobre ele (inclusive o seu texto). Tem um elenco que gosto muito e uma trama que é atraente.

    ResponderExcluir
  8. Olá, me chamo Eduardo e estou fazendo a divulgação online de um filme que estreiará em outubro.

    Gostaria de lhe propor uma parceria.

    Agaurdo sau resposta para explicar melhor

    edu.godoii@gmail.com

    Abraços

    ResponderExcluir

Postar um comentário