Por Tua Culpa

O cinema por muitas vezes nos prega peças curiosas. Hoje, é muito mais facil e mais concreto ver atuações espetaculares de atrizes com carreiras suspeitas ou de não muito reconhecimento nessa área do que no seu terreno conhecido em filmes independentes ou pequenos. Wendy e Lucy, O Casamento da Rachel e Sherrybaby são exemplos perfeitos e concretos do tema abordado. Imagine juntar essa peculariedade com um cinema que nunca deixou de trazer para si elementos novos para contar uma história como o cinema argentino. Es que surge o drama Por Tua Culpa de Anahí Berneri.

A produção Argentina-França parte de um plot simples, porém de uma carga questionavel. Julieta (Erica Rivas, O Corredor Noturno) tem um carinho imenso aos seus dois filhos pequenos Teo e Valentin (Nicasio e Zenón Galán) mas em uma noite no qual as crianças, o mais novo Teo sofre um pequeno acidente e cai da cama. Julieta desesperada leva a criança ao hospital porém ao examinar a criança, o pessoal do hospital começa a suspeitar que a propria mãe machucou a criança.

O filme estreou no começo do ano no Festival de Berlin e foi elogiado pela Variety e os principais criticos argentinos. A história escrita pela propria Anahí Berneri toca em temas pesados no que corresponde a conduta das crianças e seus pais nos dias de hoje. Claro que também trata de outros temas, mas em realidade, o filme quer que o próprio espectador perceba os temas sutis que acontecem dentro da trama para refletir.

Erica Rivas, atriz que conheci em um papel cômico e inesquecivel como Maria Elena na adaptação argentina do seriado Married With Children, faz com certeza um dos melhores papeis da sua carreira de atriz entregando uma personagem extremamente pesada, densa, o desgaste fisico, o olhar triste e o carinho que tem com os seus filhos dentro da trama (os dois garotos estão sensacionais nesse filme) são fatos que concretiza de vez o nome da atriz como uma das melhores dessa geração atual do cinema argentino.

Anahí Berneri é feliz em muitos momentos por ter um elenco maravilhoso, um roteiro interessante e acima de tudo uma condução que parece que o espectador está ao lado da protagonista e que estamos sentindo as mesmas aflições da mesma. E um fato curioso é que o apartamento onde foi filmado a primeira parte do filme pertence a diretora do filme.

Sufocante, desolador, sensivel e pertubador. Por Tua Culpa consegue carregar esses sentimentos e deixar o espectador no final com uma sensação de desconforto e satisfação por ter visto mais um cinema diferente, que não tem medo de tocar em temas polemicos e abordar de uma maneira mais viseral possivel. Assim como os exemplos citados acima, Por Tua Culpa consegue facilmente nesse grupo seleto onde quanto mais simples e intimo o projeto, mais emocionante e verdadeiro será a entrega de seus atores em cena. No caso de Por Tua Culpa vemos a entrega plena de Erica Rivas em um filme extremamente dificil.



Ficha Técnica
Por Tua Culpa (Por Tu Culpa)
Diretora: Anahí Bernari
Elenco: Erica Rivas, Nicasio Galán, Zenón Galán, Rubén Viani, Marta Bianchi, Osmar Núñez y Carlos Portaluppi.
Gênero: Drama
Cotação: 80% - ****

Comentários

  1. Opa, já ficarei de olho nesse filme, fiquei interessado após seus comentários. E parece que participou do Festival de Berlim, né? Um bom sinal...

    ResponderExcluir
  2. Nossa, que comentário entusiasmado que nos deixa ansiosos. rrs. Gosto de me surpreender com filmes inesperados.

    ResponderExcluir
  3. Nossa, fantastico texto e estou baixando o filme ja!

    ResponderExcluir
  4. Vinnicius - É bom ficar de olho já que tanto lá quanto aqui o filme teve boa recepção.

    Luis Galvão - Pode se dizer que o filme me pegou de surpresa ao tomar um rumo consistente e ao mesmo tempo sedutor.

    Cristiano - Acredito que não tenha para baixar já que conferi por aqui na Argentina, mas se sair para download (creio que no final do ano) te avise. Ou se der sorte, passar em algum festival de cinema no brasil ...

    Abraços a todos

    ResponderExcluir
  5. Gostei do visual e o filme parece muito interessante, vou ficar atento, quero conferir =D Abraços

    ResponderExcluir
  6. Ah, esse foi aquele filme que você falou! Adorei o texto! Parece ser uma obra excelente! Também gostei muito do novo layout do blog!

    ResponderExcluir
  7. nao conheço a atriz mais conheço as duas crianças nicasssio e zenon eles sao maravilhosos, passam ferias aqui na praia que eu moro, gente vamos assistir e admirar esse filme,,,, beijos

    ResponderExcluir

Postar um comentário