Corrida Para O Oscar 2010 - O Segredo de Kells


O primeiro texto falando sobre alguns filmes que foram indicados ao Oscar desse ano que por profunda tristeza em ver grandes projetos ou grandes momentos serem literalmente esquecidos e ser testemunhas de filmes que não conseguiram sua indicação por merecimento, mas sim por nome de A ou B. O filme comentado a seguir até agora surge como o filme que tirou tal filme do Oscar e talvez por isso podemos até esquecer do que ele é. A animação O Segredo de Kells.

A animação infanto-juvenil que já tinha estreado em alguns festivais alternativos veio como uma surpresa bombástica para o Oscar desse ano na categoria de animação. Não chega ser cansativo ou repetitivo em dizer que 2009 foi um ano perfeito para o gênero. Porém acredito que grandes animações ficaram de fora de uma maneira que até mesmo o mais pé quente de premonições do que pode ser eleito ou não ficou surpreso. Apesar de continuar a acreditar que infelizmente a tendência de premiar nomes e não projetos avançou para essa categoria pelas indicações de Coraline que apesar de ser uma boa animação, a força está no seu criador e não na criatura e de A Princesa e o Sapo que só por que o filme é o retorno da Disney em 3D e a modificação de uma princesa diferente.

Porém O Segredo de Kells entra como um ladrão? Não. Essa animação irlandesa/francesa/búlgara resgata a mitologia da época da idade média sobre a idéia de um inocente sobre o mundo que há fora e também sobre a importância do livro e do seu papel na vida de todos. Também sua força técnica mistura beleza, simplicidade e pouca interferência do cinema digital, porém são interferências que ajudam ao tom da história ficar mais rico.

O Segredo de Kells é uma ótima animação e tem seus méritos, mesmo a ultima parte perder o ritmo. Uma animação curta porém tem seu efeito no espectador trazendo uma belíssima história sobre o homem e a natureza, apesar de Ponyo ter feito isso com mais impacto. Como não pode voltar atrás, esse é mais um filme indicado pela academia e refletindo bem, a maior vitória dele já está ai, em ter sido indicado em um ano praticamente feito. Pelo menos essa indicação, muitos terão oportunidade de ver uma história interessante e diferente. Uma animação para crianças e adultos. Recomendo.


Ficha Tecnica

O Segredo de Kells (The Secret of Kells)
Diretores: Tomm Moore e Nora Twomey
Gênero: Animação/Fantasia
Cotação: 80%
Indicações ao Oscar: Melhor Animação

Comentários

  1. Um filme muito interessante quanto ao visual e à narrativa. Só acho que "Mary & Max" merecia mais a indicação.

    ResponderExcluir
  2. Ainda não assistir, mas já ouvi outros elogios dizendo que o filme merecia uma indicação sim. E concordo que o ano de 2009 foi quase um marco para as animações.

    ResponderExcluir
  3. Só não é melhor que Up. Gostei muito do que vi também!!! Ah, mas tem o do Raposo, que também me agradou...

    Abs!!!

    ResponderExcluir
  4. A primeira vez que ouvi falar deste filme foi na manhã das indicações ao Oscar. Você achou este longa melhor que "Tá Chovendo Hambúrguer", já que ele tirou a vaga deste aí??

    ResponderExcluir
  5. Pelas imagens, esse desenho parece ser muito interessante.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  6. João, tudo ok?
    Uma surpresa, não? Eu nunca tinha ouvido falar deste, espero aparecer a chance de ver

    Abraço!

    ResponderExcluir
  7. Realmente se não tivesse sido indicado eu não o teria aqui do meu lado para assisti-lo, mas provavelmente mais de um filme poderia estar no lugar nele.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  8. Que bom, então foi uma surpresa agradável! Ansioso para conferir...

    ResponderExcluir
  9. Olá, somos da equipe do SET UFAM um programa de cinema feito por universitários do curso de Jornalismo da UFAM, adoramos a sua crítica e desejamos ser parceiro de seu blog.

    Abraços

    ResponderExcluir
  10. Vinicius - Infelizmente pensava assim, mas já passou a fase de lamentar de quem foi indicado ou não e vamos encarar a realidade dos fatos. o Segredo de kells é bom, mas mary e max. é infinitamente melhor.

    Luis Galvão - Muitas animações tiverem ótimos elogios no ano passado, então ficava dificil quem iria ficar de fora nesse ano.

    Pedro - Não é só você que sentiu isso Pedro, mas por outro lado ... é bem interessante essa animação.

    Fabricio e Jack - Além de ser um bom programa, não deixam de conferir uma animação que mesmo não sendo a obra prima, mas tem aquele feel good!

    Alyson - Se analisar bem os filmes que sairam no ano passado, com certeza tinham outros melhores para serem indicados, mas ao mesmo tempo, esse filme representa que a maior vitória é a indicação em um ano incrivelmente dificil, qualquer coisa, lembre-se que Tá Dando Onda conseguiu esse feito a alguns anos atrás onde muitos ou até quase ninguem confiava na qualidade do desenho.

    Wally - Sabes que sou aberto a surpresas e mais uma vez fui agraciado com essa animação de traços simples mas puro de coração.


    SET UFAM - Fico muito feliz e lisojeado pelo elogio de vocês e podem ter a certeza que terão o meu apoio e minha parceria.


    Abraços a todos!

    ResponderExcluir
  11. Que bom então. Fiquei curioso para conferi-lo. só não sei se conseguirei ver antes da premiação!

    ResponderExcluir
  12. De fato, muita gente torceu o nariz para o filme quando foi indicado ao Oscar. Mas vi recentemente e achei belíssimo, deslumbrante, além de possuir uma história bem legal e um desenho de personagens ótimo. E realmente, o final perde um pouco em ritmo.

    ResponderExcluir
  13. Fiquei curiosa pela indicação, mas agora... parece interessante mesmo.

    Beijos! ;)

    ResponderExcluir

Postar um comentário