O Fantástico Sr. Raposo

Mais uma vez esse gênero consolidou o ano de 2009 de uma maneira tão inquestionável que até os mais xiitas tem que concordar que foi um ano de gênio. As animações deram o tom e o rumo da vez no cinema atual. Praticamente em uma lista de melhores do ano de cada cinéfilo aparece uma ou duas... Ou talvez 3 animações. A animação comentada a seguir com certeza entrou no topo de alguns e talvez um dos favoritos ao Oscar de Melhor Animação que é O Fantástico Senhor Raposo de Wes Anderson.

Baseado no conto de Roald Dahl, o mesmo escritor de A Fantastica Fabrica de Chocolate e roteirista de Com 007 Se Vive Duas Vezes e também é o primeiro livro que o diretor Wes Anderson ganhou quando era criança conta a história do Sr. Raposo (George Clooney, Amor Sem Escalas) que depois de escapar de uma armadilha junto com a sua esposa (Meryl Streep) promete a ela que nunca mais iria roubar algo. Depois de alguns anos e com um filho adolescente Ash (Jason Schwartzman) ele toma uma vida comum como jornalista. Sendo que cansado do cotidiano ele começa a voltar a roubar junto com Kylie (Wally Wolodarsky) os seus novos vizinhos, um trio de humanos malvados, porém eles percebem que o Sr. Raposo está furtando seus suplementos, eles começam a caçar implacavelmente esse ser fantástico.

Até agora não consigo definir que tipo de animação é essa já que ele mistura técnicas de Stop Motion com 2D e conta com um elenco de dubladores como George Clooney, Meryl Streep, Micheal Gambon e alguns colaboradores fieis do diretor Wes Anderson como Jason Schwartzman, Owen Wilson, Bill Murray e Willen Dafoe. Adaptado pelo próprio diretor o filme foca muito algo que ele conhece muito bem e os fãs dele também que é ver a unidade da família mas sempre de um modo diferente e inusitado e o legal é que o próprio conto ajuda de uma maneira natural e belíssima atrelado ao humor divertido e leve assim ajudando o encanto do filme chegar muito rápido ao espectador.

O elenco também é algo sem palavras. Parece que não conseguimos ver uma outra pessoa dando tom e alma para o Sr. Raposo como faz George Clooney. Divertido ao extremo, ele é um tipo de personagem que desde primeiro momento conquista o publico. Outro que também garante risadas é o Wally Wolodarsky que dá voz para o divertido Kylie, o comparsa do Sr. Raposo. Meryl Streep mesmo aparecendo pouco, dá aquele tom emotivo ao filme assim equilibrando e dando aquele toque especial.

O Fantástico Sr. Raposo é aquele tipo de filme que cria momentos divertidos sem cair no escracho. É um estudo bem humorado e bem sincero sobre a família principalmente ser diferente e único. E claro, finalizou o ano de 2009 como chave de ouro. Fãs da animação, fiquem feliz por que com certeza será um ano que será lembrado por muito tempo por não só apenas ter um ou dois, mas várias animações que conseguiram emocionar, vibrar e como nesse filme, morrer de rir com personagens unicamente feitos para gargalhar a todos nós, amantes da sétima arte.

Ficha Tecnica
O Fantástico Sr. Raposo (The Fantastic Mr. Fox)
Diretor: Wes Anderson
Com as vozes de: George Clooney, Meryl Streep, Jason Schartwzman, Eric Anderson, Wally Wolodarsky, Micheal Gambon, Willen Dafoe, Bill Murray e Owen Wilson.
Gênero: Comédia/Animação
Cotação - 85%

Comentários

  1. Gostei muito do filme também, acho que se a Pixar não tivesse concorrendo eu torceria por esse filme nas premiações.

    ResponderExcluir
  2. Fiquei totalmente encantado por esse filme, não apenas pelo estilo de animação, mas também pelo roteiro super original.

    ResponderExcluir
  3. Nem tava tão interessada em conferir este filme, mas os comentários são tão bons que está impossível ignorá-lo.

    ResponderExcluir
  4. Também gostei bastante desse filme, e por ser uma 'animação' que foge dos padrões normais, merece um crédito enorme por isso.

    ResponderExcluir
  5. Preciso conferir, vi o trailer e me cativou logo no primeiro instante!

    Parabéns pelo blog, te sigo, inclusive!

    ResponderExcluir
  6. Olá, nós do CINECLUBE01 estamos procurando fazer parcerias em link. A idéia é cada um dos parceiros colocar o link do outro no seu próprio Blog (em uma lista ou gadget), para assim aumentarmos a nossa gama de leitores. Se topar nós agradecemos, acredito que será de grande ajuda para todos. Caso já tenha recebido esse convite e não queira aceitá-lo(estamos passando por vários Blogs do genêro) pode desconsiderá-lo. Caso aceite a proposta, deixe um comentário no nosso Blog dizendo que topa esta parceria.
    Abrs colega!
    http://cineclube01.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. o filme é fantástico mesmo, pra mim só perde pra Mary and Max, nas animações de 2009. Tô te linkando lá no blog, abs!

    ResponderExcluir
  8. Uma pena que um filme como "O Fantástico Senhor Raposo" não teve uma boa distribuição no Brasil, parece que a produtora não botava muita fé... mas estou curiosa e verei em DVD, infelizmente.

    Beijos! ;)

    ResponderExcluir
  9. Bom demais. Maravilhosa animação que foi escrita com esperteza e conduzida de forma inspiradíssima.

    ResponderExcluir
  10. Cara, eu precisava ter visto este filme antes porque, com certeza, estaria entre os melhores do ano, mas só pude ver recentemente. Incrível como o Anderson transforma uma história aparentemente simples em algo profundo sobre a natureza animal, além de ser um filme sobre a família, o grande tema de seu cinema. Bom demais.

    ResponderExcluir

Postar um comentário