Algumas Animações de 2009

Esse ano devemos brindar por ter sido um ano extremamente fértil e interessante para a animação. Vimos grandes exemplos que encheram os nossos olhos, e principalmente de alguns exemplos que usaram e abusaram (sim, com resultado extremamente positivo) a tecnologia 3D que parece que veio para ficar. Vou falar de algumas animações em uma maneira breve, porém rápida e concisa.

A Era do Gelo 3 – A Idade dos Dinossauros: Mais uma vez fomos convidados a ver mais uma nova aventura da trupe criada pelo brasileiro Carlos Saldanha. Porém o grande destaque dessa terceira aventura fica por conta pelo personagem Buck dublado pelo excepcional comediante Simon Pegg. De resto, uma história limitada sobre paternidade e a percepção da idade. Pelo menos não vi a versão dublada desse filme por que a voz de Tadeu Melo é de chutar os ovos. Uma boa animação se contar que tanto os dois primeiros exemplos não são animações primorosas que sempre ficou calcado em seus personagens carismáticos.

Ponyo – Uma pequena sereia tem contato com um garotinho que faz que crie um desejo enorme de ser humana, porém durante esse processo ocorre um desequilíbrio da natureza fazendo com que ela e o garotinho busquem ajuda a entidade mais poderosa da terra, a mãe natureza. Desenho mágico de Hayao Miyazaki que enche o brilho do espectador com uma história lindíssima sobre amizade e o contato do ser humano com a natureza. Porém o grande destaque não pude conferir que foi a dublagem americana no desenho que tem no elenco Tina Fey, Lian Nesson, Matt Damon e Cate Blanchett, entretanto, os dois principais foram dublados por Noah Linsdey Cyrus (a irmã da Hannah Montana) e Frankie Jonas (o irmão dos Jonas Brothers) além de cantarem a musica tema do filme que literalmente defecaram na canção original.

Mary & Max – Existem incríveis motivos para qualquer um que ama animação deve conferir. A primeira é estilo Stop Motion com bonequinhos de massinha e que seu processo demorou 5 anos para ser feito. E a segunda que é baseado em uma história real entre uma amizade especial entre uma menina australiana e um homem americano que nasceu de um questionamento inocente e que se tornou especial de acordo com os anos. Dublado por Phillip Seymour Hoffman, Toni Collete e Eric Bana, o desenho tem um tom especial, nostálgico e principalmente, emocionante em todos os sentidos. Acredito que é o único desenho do ano que conseguiu colocar quase em par de igualdade com Up já que ele mantém aquela formula que todos nós amamos: em ser sensível, verdadeiro e de coração para o publico que tanto o ama.

Astro Boy – Adaptação hollywoodiana para o desenho japonês conta com um elenco estrelar como Bill Nighy, Kristen Bell, Nathan Lane, Donald Sutherland, Nicolas Cage e Freddie Highmore como o Astro Boy. Nem isso, nem a trilha interessantíssima de John Ottman, nem os bons efeitos visuais salvam o roteiro pífio que foi feito para agradar diretamente a um publico alvo que é os meninos de 5 a 12 anos que gostam de efeitos visuais alucinantes provenientes dos jogos de ultima geração. Uma pena já que tinha grandes potenciais de agradar a todos, mas preferiu continuar na mesma e agradar um publico que hoje... Não faz a diferença entre quantidade e qualidade.

Assim só faltando O Fantastico Senhor Raposo, Os Fantasmas de Scrooge e A Princesa e o Sapo, podemos dizer que esse foi um ótimo ano para animação, mesmo sabendo do fundamental, a Pixar volta a dominar o topo, literalmente.

Cotações:
A Era do Gelo 3 – 75%
Ponyo – 90%
Mary e Max – 95%
Astro Boy – 60%

Comentários

  1. Não vi nenhuma dessas animações até o momento, mas estou super curioso quanto a "Ponyo" e "Mary e Max"!

    ResponderExcluir
  2. Ainda não assitir 'Ponyo', mas todos falam que ele tem grandes chances de aparecer nas premiações.

    ResponderExcluir
  3. Dessas aí vi só "A Era do Gelo 3" e temos notas idênticas. Curioso por Ponyo e Mary & Max.

    ResponderExcluir
  4. Também só vi "A Era do Gelo 3", mas tenho grandes curiosidades para ver "Ponyo". ;)

    ResponderExcluir

Postar um comentário