Rapidinhas de Ficção Cientifica ...

Resumos breves de filmes de ficção - cientifica de 2009.

Os Substitutos de Jonathan Mostow – Mostow volta a batuta de diretor e mais uma vez utilizando a mistificação das máquinas. Porém desta vez diferente de exterminadores, mas sim relatar um futuro onde o homem se torna totalmente dependente de “substitutos” robôs que demonstram a personificação perfeita do seu usuário. Depois de vários anos sem crime nas cidades, um homicídio é deflagrado e um agente do FBI tenta caçar esse assassino, sendo que o único modo de caçar ele é voltando a ser humano. O filme tem uma boa base, já que é baseado em uma HQ lançado a alguns anos atrás e no filme, tudo é tão extremamente condensado que no final soa até estranho como um filme conseguiu abordar de uma maneira rápida e até curiosa temas de filosofia robótica e da relação de medo e evolução das maquinas em menos de 85 minutos. Rápido e eficiente a sua maneira, mas que soa que deveria ser extremamente melhor, mas pelo conjunto, o espectador sai no lucro.


Um substituto novo em folha ...







Transformers 2, A Vingança dos Derrotados de Micheal Bay. – No primeiro filme, acreditamos piamente que vimos um filme decente do Micheal Bay, já no segundo filme, esquecemos isso. Aqueles vícios horrorosos de Bay está de volta em uma trama confusa que não consegue empolgar nos seus primeiros minutos e ainda o espectador é testemunha de cenas altamente constrangedoras e dolorosas que é impossível crer que estamos vendo isso... Robô cachorro traçando as pernas da Megan Fox, Decepticon traveco, robô soltando peido aliado a seqüências de ação chaterrimas. Candidato fácil a um dos piores do ano sem duvida.



Lição valiosa que aprendi em Transformers 2 - Se você ver uma mina linda desse porte dando encima de você ... cuidado ... pode ser um decepticon querendo te matar ...








Comandos em Ação – A Origem do Cobra de Sthephen Sommers – Esse filme é o meu guilty pleasure do ano. Eu gostei dele mas tem alguns vícios terríveis do diretor assim como Micheal Bay como história mais rasa e absurda do que pires, atuações canastras ao extremo, cenas de ação que ultrapassam as barreiras do absurdo. Porém o que ele tem que faz com ele seja apenas bom? A resposta é bem simples, ele se auto aceita como um filme exagerado. É aquele tipo de filme que já sabemos que a seriedade irá passar longe e cobrar algo intelectual a esse filme é fazer nevar no sertão pernambucano. Esse sim é um domingo maior inofensivo se não levar a sério.



Uau, que luta incrivel ... Isso você diria quando tinha 12 anos ...







O Exterminador do Futuro 4, A Salvação de McG – Existe ainda uma parcela vigente e cruel que dizem a mesma coisa, não tem Arnoldão, não tem Terminator. E pior ainda que o filme evidencie vários sinais que seria uma bomba como um diretor medíocre, problemas de produção e muitas outras coisas. Porém quem já acompanhava a saga e tinha noção que nada é eterno e que mudanças são bem vindas conseguiram digerir bem o filme, como eu. Ele é acima de tudo um capitulo alternativo para a história, funciona como se fosse um episódio especial do seriado, sendo que com atores de peso e uma direção surpreendentemente boa. Destaque mesmo é para o carisma magnético de Sam Worthington que desde seu primeiro momento em cena até o ultimo, rouba fácil a estrela de Christian Bale. Apenas um filme divertido, mesmo sabendo que é o pior da saga.


Ele voltou ... agora não sei se vingou ...








Star Trek de J.J. Abrams – O Midas do cinema atual voltou. Depois de emplacar com o seriado Fringe, e filme ARG Cloverfield, Abrams volta a batuta de diretor em mais uma readaptação de um seriado clássico ao cinema. Depois de Missão Impossível 3, ele volta a adaptar o seriado Star Trek. Com o elenco onde mistura experiência com jovialidade, o filme acerta em cheio em trazer elementos de blockbusters que dá certo como um humor inteligente, uma pitada certeira de drama, um roteiro acessível e ao mesmo tempo valorizando o significado real da ficção cientifica que é a importância de conhecer mundos desconhecidos fazendo a uma alusão de conhecer a si mesmo, uma trilha magnífica e ótimas seqüências de ação. Resumindo, um dos melhores filmes do ano sem duvida. Daqueles que valeu a pena cada sensação sentida na sala de cinema.



Spock dando aula de como faz um blockbuster divertido ...








Cotações

Star Trek - 96%
O Exterminador do Futuro, A Salvação - 70%
Os Substitutos - 65%
Comandos em Ação, A Origem do Cobra - 60%
Transformers 2, A Vingança dos Derrotados - 30%

Comentários

  1. Um painel do gênero neste ano!
    Infelizmente, só vi o meia-boca T4, mas, a julgar pelas suas opiniões, exceto por TREK, não é um ano memorável para os fãs dessa seara cinematográfica.

    ResponderExcluir
  2. cinco filmes sci-fi que variam entre o tosco e o original.
    se 'Substitutos' tem uma trama legal e parece ter feito um bom trabalho na adaptação dos HQ, 'Transformers' tem uma continuação péssima, e todo o que era legal no 1º não continuou nesse, mas não se pode negar que os efeitos são legais, barulhentos e bem feitos. Já Comandos em Ação foi meio 'trash' demais para mim, e passei longe de vê, mas fiquei até curioso agora,o 'Exterminador' tentando entrar nessa onda fez um fiulme fraco e sem arnold, ou seja, uma bomba. diferente de Star Trek que deu novo fôlego ao seriado e fez o melhor blockbuster do ano, até agora.

    ResponderExcluir
  3. Dos filmes resenhados, ainda não vi "Os Substitutos" e "Comandos em Ação". Dos outros três, o meu favorito é "Star Trek". Não sou trekker, nem conhecia o universo no qual o filme se passa, mas adorei a história, a maneira como o JJ Abrams nos apresentou-a e, principalmente, o elenco!

    ResponderExcluir
  4. O único filme que vi de toda a lista foi "Star Trek" e é um dos meus favoritos nesse ano. Nem tenho muita curiosidade de ver os demais...

    ResponderExcluir
  5. Ainda não vi G.I. Joe.

    Do resto...

    Star Trek - 85%
    O Exterminador do Futuro: A Salvação - 70%
    Os Substitutos - 65%
    Transformers: A Vingança dos Derrotados - 40%

    ResponderExcluir
  6. Wally - Que incrivel concidencia ... ehehehe
    E o pior é que os filmes são por ai mesmo ...

    Gustavo - Acredito que estamos vivendo cada vez mais em uma sociedade consumista e que o conceito de ficção cientifica está quase se perdendo. Ainda bem que aparece projetos como Moon e Distrito 9 ...

    Vinicius - É melhor ver no dvd ... não mata ninguem ... eheheh

    Milla - Star Trek é aquele tipo de filme que não precisa ser ruim ... filme foda conquista a nós do inicio ao fim ... Star Trek é assim ... e revendo ... ficou melhor ainda ...

    Luiz - Comentando os pontos ... Sim, comandos em ação em alguns momentos parece trash ... porém existe filmes piores que são trash e quer dar uma de sério ... exemplo ... drag me to hell. Também o fato de Terminator ... bem, amigo ... o filme tem muitos fatores de ser bomba mas te digo, se acompanhavas o seriado e sabe que nada é para sempre e que as medidas de mudanças são exemplo de que tem que assumir os riscos da mudança ... o filme acerta, mesmo com defeitos.

    Abraços a todos.

    ResponderExcluir
  7. Eu adoro a série dos Terminators e por isso, me recuso a ver o 4. Pode ser infantibilidade minha, mas não quero ver uma obra sendo destoada, rs.

    Quanto a Transformers, nunca vi e nunca tive vontade de ver, rs

    Abraços!

    ResponderExcluir

Postar um comentário