Julie & Julia

Muitos acreditam que não existe formulas para fazer um ótimo filme. Muitos dizem que só a capacidade de ter uma camera na mão e uma ideia na cabeça e pronto. Pois bem. Alguns conseguem sucesso com essa concepção genial e simplista. Sendo que muitos são didaticos, propoem a concepção que a construção de um ótimo filme se baseia em uma receita de cozinha, no qual os ingredientes certos nos momentos exatos da preparação e chegar ao seu final com um proposito, que é deliciar a mente do espectador por ter visto um material tão bem preparado.

Com essa mescla de cinema e cozinha, chega nos cinemas Julie & Julia, novo filme da diretora especialista em comédias romanticas Nora Ephron no seu elenco, duas atrizes que dispensam comentários de quem já conhecem que são Meryl Streep e Amy Adams que repetem a dose de trabalhar no mesmo filme após o denso e espetacular Dúvida, no qual as duas foram indicadas ao Oscar. Também completam o elenco Stanley Tucci, Chris Messina, Mary Lynn Rajskub e Jane Lynch.

A história incialmente é confusa, mas depois e revela o seu poder. O filme se inicia contando a vida de Julia Child (Meryl Streep) que acompanha seu marido Paul (Stanley Tucci) em Paris e para levantar o animo contra o tédio começa a frequentar aulas de cozinha. E com essa felicidade de aprender vai tentar fazer uma incrivel façanha que é demostrar receitas de delicias francesas para o publico americano. Enquanto isso, Julie Powell (Amy Adams) vive numa total frustração. Um emprego extremamente burocratico, mora encima de uma pizzaria e todas suas amigas são bem sucedidas e ela não. O seu marido Eric (Chris Messina) dá uma ideia de fazer um blog sobre cozinha e ela coloca uma meta de que em 1 ano, ela irá cozinhar todas as 524 receitas do livro de cozinha de Julia Child.



O filme tras consigo uma receita interessante. Vamos ver ...

1 – Duas atrizes maravilhosas
2 – Uma história fantastica e incrivelmente real
3 – Pitadas interessantes de comédia, drama e claro, romance.
4 – Uma trilha belissima que envolva o espectador ao filme


Modo de Preparo.

Nora Ephron, rainha das comédias romanticas mas que armagava dois fracassos de bilheteria e publico consegue conduzir com a plena maestria do genero sabendo muito bem utilizar essas belissimas atrizes que mesmo não contracenando juntas, são um espetaculo a parte. Streep parece que a cada dia, fazendo o papel mais simples, consegue elogios, até em Mamma Mia, aquele filme extremamente pavoroso. Streep encarna com uma docura como um chocolate a Julia Child, onde em todo momento demonstra bom humor e sensibilidade já que todas as suas cenas com Tucci são como um gostoso bolo, aqueles que conseguimos saborear a cada momento.

Já a parte de Amy Adams consegue ter aquele jeitinho meigo que conquista a todos desde Encantada, além de ser uma ótima atriz claro, e o que se viu é um esplendor de carisma e beleza, mas a má construção do seu parceiro de cena por causa do seu roteiro provavelmente. Porém quando se pensava que iria ficar pior, a situação melhora e voltar ter aquela sintonia que tem Streep em sua parte.

Erphon ainda tem aquele estilo extremamente acucarado, que para alguns não pode cair muito bem e perceber que por muitas vezes esse excesso de glicose poderia jogar tudo por água abaixo, mas não. Sacarose contida e uma direção padrão, limpa e sincera. E o que muitos falam e que é verdade, que trilha sonora belissima. Alexander Desplat em um ano que pode ser considerado chave de ouro, entrega uma trilha sonora que se mescla com a doçura das personagens junto com as comidas e suas histórias.

Assim como um bom vinho, como um bom bolo de chocolate com recheio de doce de leite, é assim Julie & Julia. Uma comédia romantica dramatica real que tem os ingredientes ideais, mas não perfeitos já que em muitos momentos coloca tanta glicose que incomoda. Porém ao final de tudo aprende-se que por muitas vezes o que queremos é algo doce para saborear as nossas vidas e principalmente quando estamos vivendo momentos dificeis, uma pitada de amor e um gostoso doce de leite cremoso ajuda a levantar qualquer animo.



Ficha Tecnica
Julie & Julia (Julie & Julia)
Diretora: Nora Erphon
Elenco: Meryl Streep, Amy Adams, Stanley Tucci, Chris Messina, Mary Lynn Rasjukb e Jane Lynch
Gênero: Comédia/Drama/Romance
Cotação: 80% - Indispensável

Comentários

  1. Tenho bastante curiosidade de ver este filme, e também de fazer a leitura da história, parece mesmo indispensável, mas infelizmente, aqui no Brasil é só no final de novembro. ;)

    ResponderExcluir
  2. Gostei do texto e me interesso muito pelo filme. Mas nós brasileiros atrasados teremos que esperar.

    ResponderExcluir
  3. Bem-vindo de volta, Johnny! :)

    A receita da qual resultou esse filme aponta para um programa saboroso. Não vou perder.

    ResponderExcluir
  4. Esse eu quero ver principalmente pelas atrizes.

    ResponderExcluir
  5. Parece ser um bom filme. Irei ver quando por aqui chegar!

    Abs! Bom vê-lo de volta!

    ResponderExcluir
  6. Streep é sempre Streep! Toda atuação, uma perfeição!

    abraço, viu! adorei o blog!

    ResponderExcluir
  7. Aparentemente não parece ser o tipo de filme que você goste, mas com essa nota realmente aumenta as minhas expectativas...

    ResponderExcluir
  8. Estou doida para ver esse filme. Adoro Meryl e Amy!!!

    ResponderExcluir
  9. Deve ser tão engraçado! E logo com essas duas atrizes!

    Cumps.
    Roberto Simões
    CINEROAD - A Estrada do Cinema

    ResponderExcluir
  10. Adorei essa receita, preciso provar urgentemente!!!
    Streep e Adams, juntas de novo é simplesmente ótimo, grandes atrizes!!!
    ABRAÇO
    e me visite também...
    Valeu e Sucesso

    ResponderExcluir

Postar um comentário