Bolt ... Marley ... e Lucy

Eu já tive um cão. Em 2004, quando tinha voltado de Petrolina, aqui no meu apartamento tinha um cão chamado Billy. Ele era especial para mim, já que ele me acordava sempre as 8:30 da manhã; ficava comigo quieto quando estava estudando, descia comigo para passear; enfim, um companheiro perfeito. Quando a minha irmã trouxe uma outra cachorra para casa, o meu pequeno desaprendeu tudo e o resultado, mainha teve que dar o cachorro (além de se mudar para um outro apartamento sem espaço). Enfim, tive uma oportunidade de ver 3 filmes que envolvem essa temática, o cão e seu dono que são a animação Bolt, a comédia dramática Marley e Eu e por ultimo, o drama independente Wendy e Lucy.

Em Bolt, conta a história de um cão que é estrela de um seriado de TV, no qual ele e sua dona, Penny, sempre correm perigos e tem como vilão, o temível Dr. Calico. o show é um sucesso, o problema é que o cão acha que tudo acontece de verdade. E em uma oportunidade, consegue fugir do estúdio e faz uma jornada para procurar a sua dona. Marley e Eu conta a autobiografia do jornalista John Grogan que a procura da responsabilidade de criar um filho, ele cria um cachorro destruidor, onde deixa bagunça em todos os lados, mas ao mesmo tempo, sempre é companheiro nos momentos mais difíceis. E, por ultimo, Wendy e Lucy relata o desespero de Wendy em procurar a sua melhor amiga, a cadela Lucy em uma pequena cidade.

Os três filmes são extremamente diferentes, mas tem um ponto fundamental em comum, no qual é a relação entre o dono e sua mascote. Todos os três tratam com um carinho essa bela afeição e claro, quem tem ou teve mascotes conseguem ter suas vidas visualizadas em pelo menos em um dos 3 filmes. Porém as semelhanças param por ai e começamos a ver projetos diferentes e curiosos.

Em Bolt, a questão visual é o clamor do longa, o desenho da Disney usa e abusa das seqüências de ação, do colorido, do visual e principalmente do apelo carismático que os personagens principais tem. Pode se dizer que o ponto mais alto do filme é o choque entre a “realidade” para a realidade, tema que foi retratado em Show de Truman e se Bolt tivesse continuado com essa veia, poderíamos ter um filme mais interessante e envolvente. Mas foi bom ao seu modo.

Em Marley e Eu tem como grande destaque a atuação de Owen Wilson que depois de problemas pessoais gravíssimos, vem esse papel gratificante e mostrando o seu talento oculto. Porém o resto do filme tem problemas graves, a começar a construção forçada para o seu final, apesar de saber que o livro é mais emocionante do que o filme, é algo apelativo e sem emoção. Mas pelo menos o Marley consegue ser o grande charme do filme e o que sustenta até o final. Pode funcionar para muitos, mas para mim, o choro passou longe.


E por ultimo, Wendy e Lucy é um drama independente estrelado pela Michelle Willams e pela cachorra Lucy. O roteiro dele é o mais simples dos citados por aqui. Uma construção bem simples que pode até frustrar alguns que procuram momentos arrojados nesse tipo de vertente. Mas o destaque é a entrega total da atriz ao papel, renegando a sua beleza estonteante (deixou de raspar as pernas e de lavar o cabelo) e presenteando uma atuação belíssima, surpreendente e acima de tudo verdadeira, principalmente quando ela está com a coadjuvante Lucy. Agora, o que mais chama atenção é o papel do cinema independente para a demonstração de talento de vários atores que tinham suas carreiras severamente questionadas, isso é ótimo não apenas para os atores, mas também para o publico que é agraciado por talento e qualidade.

São três filmes diferentes, onde um carrega uma meia frustração, em outro um resultado esperado e por ultimo, um resultado surpreendente. Mas todos carregam algo especial, retratações sinceras por um animal que consegue ser muito além de um animal de estimação, mas sim um amigo que está lá em todos os momentos, que te dá forças quando você está fraco, triste ou chateado. É bom saber que o cão ainda é o melhor amigo do homem.

Fichas Tecnicas

Bolt - Supercão (Bolt)
Diretores: Bryan Howard e Chris Williams
Com as Vozes de: John Travolta, Miley Cyrus, Susie Essman, Mark Walton, Greg Germann, Nick Swardson, Deidrich Bader e Malcolm McDowell.
Gênero: Infantil/Ficção/Ação
Cotação: 75% - Indispensável






Marley e Eu (Marley and Me)
Diretor: David Frankel
Elenco: Owen Wilson, Jennifer Anniston, Eric Dane e Alan Arkin.
Gênero: Comédia/Drama
Cotação: 60% - Assistível







Wendy e Lucy (Wendy and Lucy)
Diretora: Kelly Reichardt
Elenco: Michelle Williams e a cachorra Lucy
Gênero: Drama
Cotação: 85% - Indispensável

Comentários

  1. Só não assisti ainda "Wendy & Lucy". Mas, AMEI "Bolt" e "Marley e Eu". Acho que o grande trunfo dos dois longas é que eles se apoiam na relação cão e dono. E isso nos causa uma empatia enorme, porque muitos de nós já tiveram cães...

    ResponderExcluir
  2. Só vi BOLT destes, que achei bem legal, o que é estranho visto ser da Disney, sem participação da Pixar.

    ResponderExcluir
  3. achei melhor esperar por "Marley e Eu" em DVD. ja "Bolt" faz jus por estar entre os melhores filmes de animação do ano. "Wendy e Lucy" é outro q planejo p/ DVD.
    abraço, Johnny

    ResponderExcluir
  4. JP, nem preciso dizer que chorei copiosamente em Marley né? huahuahuahua.

    Wendy é uma graça e Michelle Williams tá ótima. E Bolt é uma animação super caprichadinha.

    Abraço, friendo!

    ResponderExcluir
  5. Desses só vi "Bolt" e acho que foi uma das animações mais originais que conferi no cinema recentemente. Não esperava grande coisa do filme e me surpreendeu completamente...

    ResponderExcluir
  6. Eu não sou muito fã da Michelle Willians e tal, mas eu quero assistir Marley e Eu!

    ResponderExcluir
  7. Cara, eu não vou ver filmes de cachorros por enquanto, ainda sinto muita saudade do meu. Mas o Bolt deve ser muito afudê, vou dar um jeito de conferir.
    Abrsss!

    ResponderExcluir
  8. Destes filmes só vi "Marley & Eu", mas quero muito ver os outros dois, que acho que esperarei em DVD!

    ResponderExcluir
  9. Desses, apesar da presença canina em todos, a assistir só WENDY & LUCY, para reconfirmar o talento de Michelle Williams.

    Cumps.

    ResponderExcluir
  10. Gostei de Marley e Eu e mais ainda de Bolt. Gostaria que na minha infância tivessem animações tão boas como essa. Até tinham, mas não com a quantidade de hoje. Não assisti a esse Wendy and Lucy mas pela tua impressão parece ser bem interessante. Essa vai para meu caderninho.
    abs.

    ResponderExcluir
  11. Estava aqui pensando: será que Garfield é a única produção que aborda a relação dono/gato? Tive cães e gatos, gosto de ambos, mas sempre achei discrepante a quantidade de produções estreladas pelos caninos...

    ResponderExcluir
  12. Pelo visto "Marley e Eu" é o filme choro do ano! Eu não gostei muito e dou a mesma nota. Mas eu quero muito assistir "Wendy e Lucy". Vendo pelos esforços de Michelle Willams ela deve entregar um belo trabalho.

    ResponderExcluir
  13. Não vi nenhum dos três, JP, mas estou com Marley & Eu aqui e também tenho o livro. Vou ver primeiro o filme, depois leio o livro. Tomara que eu não chore (Chorei com Meu Cachorro Skip, um filme que recomendaria para você assistir).
    Há pouco tempo nem conhecia esse Wendy and Lucy, mas me interessei por ele. E vou ver Bolt quando sair em DVD.

    ResponderExcluir
  14. Ainda não vi BOLT, amigo! Muitos gostam! Mas não conhecia esse WENDY & LUCY! Vou procurar!

    Abs!

    ResponderExcluir
  15. Por sinal, ainda não tive a chance de ver nenhum dos três ! ahauahuahua *
    Mais me parece muito interessante, ambos!

    Abraço!

    ResponderExcluir
  16. Amigão, não vi Bolt, mas achei Marley & Eu muito ruim!!!

    Abraço!

    ResponderExcluir
  17. Só vi Bolt. Achei legalzinho, meio infantil. Talvez a Pixar tenha me acostumado mal.

    De qualquer forma, adoro cachorro! Mas quando eles são simples cachorros, hehehe Nada de jogadores de futebol, agentes secretos, policiais...Nada de Bingo, K-9 ou Bud...¬¬

    ResponderExcluir

Postar um comentário