Corrida Para O Oscar 2009 - Dúvida vs O Leitor

Todo ano no Oscar tem que existir a briga de gladiadores, no qual sempre despontam dois concorrentes fortíssimos para o premio cobiçado. Esse ano tem em várias categorias, e em outras existe um arrumadinho declarado e escancarado. Porém uma categoria chama a atenção é com certeza a de melhor atriz no qual estamos presenciando uma briga genuína de gladiadoras: Kate Winslet por O Leitor e Meryl Streep por Dúvida.

Dúvida se passa em meados da década de 60 e conta a história sobre uma freira superiora, interpretada por Streep, que começa a suspeitar que o padre mais carismático da paróquia (Phillip Seymour Hoffman) de pedofilia. Enquanto O Leitor se passa durante trinta anos e é mostrada a relação conturbada de uma cobradora de bonde (Kate Winslet) com um jovem de 15 anos (David Cross) e que depois toma rumos surpreendentes.

Pois bem, além da coincidência da contenda entre as duas musas da atuação no cenário atual de Hollywood, também os dois filmes estão concorrendo em uma outra categoria em comum, que é o de Melhor Roteiro Adaptado. Daí aparecem as diferenças nos quais podemos citar que quem leva a adaptação de Duvida ao cinema é o próprio idealizador, John Patrick Shanley. Enquanto em O Leitor, quem ficou encarregado do roteiro foi David Haze, o mesmo de As Horas.

Pois bem, em um breve resumo sobre os dois filmes. Dúvida não é precisamente aquele tipo de Filme Oscar como Benjamin Button já que a plena verdade é que a sua direção é considerado o ponto mais fraco do conjunto por carregar pouca ousadia, mas essa mesma direção faz é enaltecer todo o seu elenco. Os principais atores da trama estão indicados ao Oscar e mesmo alguns não podendo ser favoritos ao premio, foram indicações juntas e um ótimo trabalho de equipe. Além da história ser envolvente e incrível.

Já em O Leitor, o espectador é testemunha de uma história forte, mas a falta de como arquitetar essa emoção é o ponto que desanima e muito. Uma direção arrastada e beirando ao tédio total. E por muitas durante a trama, parece que há um resido de empolgação, volta aquele marasmo terrível deixando no final do longa para muitos aquela pergunta: só isso? Mas também existe os seus pontos positivos como as atuações corretas de Ralph Fiennes, David Cross (uma ótima surpresa, mesmo sendo um pouco duro em muitos momentos) e Lena Olin, que entrega os melhores (e mais empolgantes) momentos do filme; uma boa trilha sonora; e uma fotografia belíssima.

Já as duas poderosas atrizes, bem, é de se reconhecer a dificuldade dessa categoria esse ano. Todas as atrizes estão em par de igualdades para ganhar essa estatueta já que empenham papeis incríveis e ainda lamentar que muita gente boa ficasse de fora da competição como a Sally Hawkins do filme Simplesmente Feliz.

Em Dúvida, Meryl Streep faz a Irmã Aloyisus, a madre superiora rígida e que controla com punho de ferro e conservadorismo as tradições da Igreja Católica. Pois bem, além de uma interpretação sublime desde inicio ao fim a ainda melhor, dando suporte a todos os atores para suas respectivas atuações, principalmente com Phillip Seymour Hoffman onde o espectador é testemunha por que ela é uma das melhores atrizes de Hollywood e que suas indicações e vitórias não são a toa, e sim fruto de um ótimo trabalho. Até esquecemos do mico lastimável que a atriz paga em Mamma Mia, um dos piores filmes do ano passado.

Enquanto Winslet faz uma atuação questionável. Em muitos momentos do filme ela faz uma atuação frívola e juntando a direção morna ficamos a mercê. A personagem Hanna Schultz é uma personagem que não consegue cativar o espectador pela sua empatia e falta de tato em muitas cenas. O momento da trama onde pode ter um esboço de emoção é a seqüência do julgamento mas mesmo assim foi praticamente engolida por Lena Olin em poucos minutos.

Em minha opinião, Meryl Streep ganha de lavada da Kate Winslet e de quebra, Dúvida é bem superior ao outro filme, O Leitor. Esperamos que nesse domingo, a Academia faça o que bem entender e escolha a atriz que conseguiu desempenhar uma atuação incrível e ganhe esse tão cobiçado prêmio. Mas também rezar para que a própria Academia não premie tal profissional com um filme aquém do que é capaz por glorificação tardia, por que é o que ela mais faz nesses últimos anos.


Fichas Tecnicas:

Dúvida (Doubt)
Direção: John Patrick Shanley
Elenco: Meryl Streep, Amy Adams, Phillip Seymour Hoffman e Viola Davis
Gênero: Drama
Cotação: 85% - Filme Indispensável













O Leitor (The Reader)
Diretor: Stephen Daldry
Elenco: David Cross, Ralph Fiennes, Kate Winslet, Bruno Ganz e Lena Olin
Gênero: Drama
Cotação: 70% - Filme Assistível















E sim ... Post de número 200!
eheheh
Abraços a todos!

Comentários

  1. Parabéns pelo post de número 200!

    Bom, para mim, este é o grande embate do Oscar! Ainda não assisti "Dúvida" e, apesar de ter gostado da atuação da Kate Winslet, em "O Leitor", tenho problemas com a colocação dela na categoria principal, já que acredito que Hanna é uma personagem coadjuvante no filme, o qual fala, primeiramente, sobre a jornada de Michael.

    ResponderExcluir
  2. sem duvida uma boa briga.

    mas sinceramente falando: ja faz um tempinho q não vejo uma disputa realmente boa na categoria.

    abraço, JP
    :p

    ResponderExcluir
  3. Primeiro, quero te parabenizar pelo post número 200! ;)

    Segundo, quero falar que comparar com filmes, gostei mais de "Dúvida" do que de "O Leitor", apesar do último ser um bom filme. A briga está muito boa entre Kate e Meryl, mas para mim quem também entra na briga é a Anne Hathaway, que também está ótima em "O Casamento de Rachel". Se uma das três ganhar o Oscar, ficarei muito satisfeita. ;)

    ResponderExcluir
  4. Gostava de ter a sua autorização para publicar a sua crítica, devidamente identificada, ao THE FALL no CINEROAD.

    Para o efeito, gostaria que me enviasse a crítica por e-mail e com a respectiva autorização para:

    geral.cineroad@hotmail.com

    Cumps.

    Roberto F. A. Simões
    CINEROAD

    ResponderExcluir
  5. Acho que eu prefiro ligeiramente "O Leitor", mas "Dúvida" é mais contundente em alguns aspectos como o roteiro (mas achei a direção do Shanley terrível). Mas não só por isso não concordo com seus comentários quanto à Kate Winslet. Ainda que o filme tenha seus baixos, a atriz mantém uma atuação de alto nível durante todo o tempo e por isso merece o Oscar (ainda que eu prefira Streep). Abs!

    ResponderExcluir
  6. Entre os dois, prefiro DÚVIDA, mas também tenho problemas com o filme.

    Parabéns pelo post 200, JP! E que venha o dobro ou o triplo disso! Estarei aqui pra ler!

    Abs!

    ResponderExcluir
  7. Discordo quanto a Kate. A empatia provocada pela personagem, por exemplo, é uma de suas virtudes como atriz. Eu gostei muito de ambos os filmes, mas prefiro ligeiramente Dúvida. E Meryl arrebenta!

    Ciao!

    ResponderExcluir
  8. É uma disputa de gigantes, onde minha aposta vai mesmo para a Kate Winslet, mas fico na torcida pela Anne Hathaway. A Meryl Streep está perfeita como sempre e, se levar, ficarei bem satisfeito também. Não achei a Kate Winslet fez uma atuação questionável. Achei-a ótima em O leitor, só não acho que deveria vencer, mas sua indicação foi bastante merecida.

    Enfim, essa é uma das categorias mais disputadas esse ano. Assim como na de Melhor Ator, aposto em um e torço para outro, ficando completamente em Dúvida (sem trocadilhos ^^) sobre o vencedor.

    Abração!

    ResponderExcluir
  9. Interessante como essa briga de duas grandes atrizes consegue balançar a todos.
    Obrigado por colocarem suas opinões ...

    E Streep rumo ao triii!!

    ResponderExcluir
  10. Joãozito, estou de volta à ativa!!!!!!

    Sabes que acho Dúvida magnífico e adorei seu comentário e sua nota. Já O Leitor é decepcionante e Kate é coadjuvante!!!!! Hahahahaha.

    Abs!

    ResponderExcluir
  11. Não tenho torcida nesta categoria. Qualquer vitória será um resultado justo (até mesmo Angelina Jolie)

    ResponderExcluir
  12. Foi uma excelente cerimónia, resultados previsíveis, poucas surpresas...

    Participe na sondagem "Melhor James Bond com Roger Moore” até ao dia 12 de Março 2009, em http://additionalcamera.blogspot.com. Só faltam 15 dias!!

    ResponderExcluir
  13. Pois é, concorrer num categoria onde Meryl Streep esteja é complicado. Mas Winslet já merecia há algum tempo.
    =)

    ResponderExcluir
  14. Acho que a melhor critica feita a esses dois filmes foi feita na propria cerimonia do Oscar: os maconheiros Seth Rogen e James Franco gargalhando ao assistirem aos dois filmes super metidos a serios do ano.

    Acho "Duvida" melhor, mas nem por isso grande coisa. E tb acho que Anne Hathaway, Angelina Jolie, Sally Hawkins, Martina Guzman e Kristin Scott Thomas sao todas melhores que Winslet e Streep. Teria sido minha lista de 5 indicadas deste ano.

    E concordo... Lena Olin é A mulher.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  15. um duelo de gigantes ao meu ver. eu adorei ambos filmes, pra mim considerados os melhores da lista do oscar (ate porque so considero slumdog bom tecnicamente). confesso que fiquei triste pela streep nao ter ganhado o premio. ela é talentosissima e esta brilhantemente segura nesse filme (que nem acho ter uma direcao ruim como alguns afirman). the reader tb mexeu comigo, como poucos filmes fizeram, me permitindo entrar na historia, me envolvendo emocionalmente com os personagens.

    ResponderExcluir
  16. Vc é um excelente crítico de cinema, e seu blog é ótimo!
    Parabéns! Continue amando a sétima arte da forma como vc faz, pq esse é o seu diferencial. :D

    ResponderExcluir

Postar um comentário