Corrida Para O Oscar 2009 - Trovão Tropical

Muitos podem ver a indicação de determinado filme ou determinado ator como se fosse um incrível arrumadinho, ou gratificação, ou simplesmente um trunfo. No Oscar desse ano, muitos filmes conseguiram ser solenemente esnobados e outros, o talento merecido, e outros endeusamento exagerado. Mas acredito que uma das indicações mais justas e ao mesmo tempo emblemáticas desse ano fica por conta de Robert Downey Jr. Para o filme Trovão Tropical pelo seu personagem Kirk Lazarus.

Trovão Tropical de Ben Stiller é um filme que escancara sem medo o que é mais detestável em Hollywood atual. Desde egos de atores onde querem provar que é um melhor do que o outro, mas que no fundo é um lixo; grandes atores que estão fazendo projetos de cunho duvidoso; Atores limitados que continuam batendo na mesma tecla provando assim imaturidade e falta de talento; Produtores que tem mais voz do que diretores fazendo assim que profissionais de talento se tornam submissos e sem voz; e principalmente a política que está envolta de grandes premiações que nos faz questionar que será mesmo que tal premiação é justa?

Com isso tudo, isso deveria ter sido um “fracasso” retumbante, mas se tornou um dos filmes mais bem sucedidos pelos críticos com uma forte aprovação de 83% do site Rotten Tomatoes. A realidade dos fatos é, o roteiro escrito pelo próprio Ben Stiller, junto com Justin Theorux e Etan Coen não foi feito para rir horrores como foi feito no filme posterior de Ben, Zoolander. O humor do longa é estritamente negro, que não consegue poupar ninguém e expõe com veracidade a realidade dos fatos. Talvez seja o maior problema do filme, já que não consegue agradar e pode até soar ofensivo.

Outro fato surpreendente é a direção de Ben Stiller, no qual ele consegue criar um filme de “guerra” bem orquestrado que não deve nada a alguns clássicos do cinema sobre o gênero, destaque também é as homenagens dentro da trama onde se torna ao mesmo tem bem humoradas, e brilhantemente homenageadas. Outro destaque também foi a criação de trailers falsos dos principais personagens da trama para condizer o perfil deles e o que eles realmente são.

O filme tem em seu elenco grandes nomes da comedia atual como o próprio Ben Stiller, Jack Black, Bill Hader, Danny McBride e entre outros. Existe também uma ótima revelação que foi Brandon T. Jackson que faz o personagem Alpa Chino. Mas os nomes que fizeram a diferença nesse filme são dois que literalmente surpreenderam a todos pela suas atuações nesse filme que foram Tom Cruise e Robert Downey Jr.

Iniciando os elogios, Tom Cruise em uma maquiagem bizarra e engraçada dá vida ao personagem Les Grossman. Inicialmente remeta os inescrupulosos produtores onde dão dinheiro e mais dinheiro e cobram resultados imediatos. Fazendo assim, reforçando a idéia de que cada dia o cinema autoral está sendo escasso, lembrando uma tendência esdrúxula atual de chamar diretores europeus para fazerem remakes de alguns filmes, principalmente da produtora de Micheal Bay ou Joel Silver. Cruise faz um personagem intenso em seus poucos momentos em cena e todos eles, a veracidade acida que está no roteiro é exposta em seus atos e palavras. Destaque para a primeira negociação com os terroristas.

Robert Downey Jr. interpreta o ator fictício australiano Kirk Lazarus. Um personagem tão excepcional mas também tão nojento quanto imagina. Ele sintetiza ao máximo aquele tipo de personalidade que por causa de prêmios nas suas costas e acha que pode ser qualquer tipo de pessoa esquecendo a si mesmo. Ele carrega toda a anarquia ao máximo criando momentos extremamente hilários durante. E sooa até interessantíssimo a indicação do ator ao Oscar já que o personagem é uma clara critica a Academia. O personagem para o ator é confirmação final de um incrível ano que o ator teve, atrelado ao sucesso de Iron Man.

Trovão Tropical é sem duvida um filme para nós não esquecermos. É um filme que devemos ver e rever, mas não só apenas por dar boas risadas pelas situações hilárias protagonizados pelos “atores”, mas por saber que um filme, alias, uma superprodução fazer um reflexo no espelho e dizer: publico, eu sou assim e não irei negar o que eu sou. O publico não irá querer saber de um filme desse porte. O publico não irá querer saber sobre um filme que mostra a face cruel de uma ilusão. O povo quer saber de uma coisa, rir de uma situação como se recebe um produto industrializado. Um filmão com a plena certeza e que no futuro próximo será um filme cult mas não pelo seu humor, mas por ter atitude suficiente de dizer que algo está errado na terra do careca dourado.

Ficha Tecnica
Trovão Tropical (Tropic Thunder)
Direção: Ben Stiller
Elenco: Ben Stiller, Jack Black, Robert Downey Jr., Nick Nolte, Steve Coogan, Jay Baruchel, Brandon T Jackson, Brandon Soo Hoo, Bill Hader, Danny McBride, Matthew McConaughey e Tom Cruise como Les Grossman
Gênero: Comédia/Ação
Cotação: 80% - Filme Indispensável

Indicações ao Oscar 2009

Melhor Ator Coadjvuante - Robert Downey Jr.

Comentários

  1. "I am the dude, playing the dude, disguised as a another dude." Genial, uma das melhores frases cômicas de 2008. Abs.

    ResponderExcluir
  2. Eu gosto muito da atuação de Robert, mas achei o filme muito ruim... =/

    Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito do Robert Downey Jr. mas quem me fez rir mesmo aqui foi o Tom Cruise, acho que ele deveria fazer mais papéis desse tipo =)

    ResponderExcluir
  4. Esse filme é hilário.
    Robert Downey Jr. realmente rouba a cena, assim como Tom Cruise.
    Os trailer falsos são hilários, com destaque para Satan's Alley.

    ResponderExcluir
  5. Do ponto de vista da sátira, este filme é uma maravilha. Mas, tendo em vista toda a crítica positiva que o longa recebeu, eu esperava bem mais de "Trovão Tropical". Os destaques, para mim, foram mesmo o Robert Downey Jr. e o Tom Cruise, que foi o que mais me surpreendeu!

    ResponderExcluir
  6. JP, eu gostei bastante de "Trovão Tropical", uma comédia que reúne um dos momentos mais cômicos visto no cinema em 2008. Mas acho que o filme tem alguns exceços, especialmente a performance de Tom Cruise, o qual considero de longe o ponto mais baixo da obra dirigida pelo Ben Stiller. Os exageros de Jack Black, totalmente ofuscado pelos seus colegas de elenco, é também outro ponto negativo.

    ResponderExcluir
  7. JP, já esperava bastante de "Trovão Tropical" por causa de toda a divulgação que andou recebendo. E me surpreendi por que, na minha opinião, o Ben Stiller nunca acertou na direção de um filme. E o Robert Downey Jr. está muito hilário no filme.

    ResponderExcluir
  8. Poderia ser melhor no ato final. O primeiro é brilhante, mas não se mantém. Mesmo assim há piadas brilhantes!

    ResponderExcluir
  9. A melhor parte foi a negociação com os terroristas. E levei mil anos para reconhecer o Tom Cruise, tava muito diferente.

    Abrs cangaçeiro!

    ResponderExcluir
  10. Gostei do filme tambem!!!!
    Tinha tempo q eu nao ia ao cinema e gostava de um filme de comedia!

    ResponderExcluir
  11. É um filme que adorei! Há muito não via um filme de comédia tão firme e sarcástico.

    NOTA (0 a 5): 4,5
    ****

    ResponderExcluir

Postar um comentário