Corrida Para o Oscar 2009 - Slumdog Millionaire

Começando a corrida para o Oscar 2009, o Cine JP irá acompanhar a premiação vendo alguns nomes fortes para a premiação desse ano em que promete ser um dos mais equilibrados e ao mesmo tempo, difícil de dizer quem serão os ganhadores desse ano. Mas com certeza haverá vencedores, perdedores, gloriosos e humilhados. Iniciaremos essa corrida com o grande vencedor do Globo de Ouro de Melhor Filme de Drama, Slumdog Millionaire.


Isso não é um fato isolado, é praticamente universal. Todos nós somos vidrados em qualquer programa interativo onde o participante tem que fazer um desafio, seja de perguntas ou outras coisas, em que no final ele (se conseguir superar) ganhar um grande prêmio. Na Índia, o programa Quem Quer Ser Milionário? É um sucesso de audiência. Quase 90 milhões de pessoas ficam vidradas nesse programas, o que equivale a metade da população brasileira.

Em uma noite especial, um jovem chamado Jamal Malik consegue chegar onde muitos estudiosos, professores, advogados e intelectos não conseguiram almejar: a ultima pergunta que vale a 20 milhões de rúpias. Mas tem um problema, Jamal Malik é apenas um simples favelado e analfabeto. As questões que aparecem são: como ele chegou tão longe em um programa tão difícil? E por que ele está no programa?


Slumdog Millionaire papou os melhores prêmios do Globo de Ouro desse ano como o Melhor Roteiro; Trilha Sonora; Diretor e Melhor Filme. E provavelmente irá bem mais forte para o Oscar desse ano como pleno favorito ao premio. Ainda derrubando o franco favorito de todos, que é O Curioso Caso de Benjamin Button de David Fincher. Será que realmente o filme tem essa incrível força ou não?

O roteiro do filme que é baseado Sua Resposta Vale Um Milhão tem como proposta clara de emocionar o publico com a jornada do personagem principal ao programa e seus motivos. Mas se torna mais do mesmo depois da grande sacada da primeira pergunta assim demonstrando a lógica do filme inteiro a previsibilidade. Mas não dá para negar que tem grandes sacadas dentro dele, principalmente na pergunta da nota de 100 dólares.


A trilha sonora tem seu mérito da vitória. Ele faz uma trilha riquíssima que enaltece em cada acorde escutado seja um passaporte ideal para o mundo de Jamal principalmente nos momentos finais onde em uma seqüência interessantíssima a trilha sonora demonstra o seu valor em se transformar o melhor momento da trama. Seria perfeito se não tivesse aquele momento patético no final que é a musica Jai Ho, muitos adoraram aquela musica, mas me desculpem fãs dessa musica, mas o filme não merecia um desfecho com aquela musica.


A direção de Danny Boyle em alguns momentos é incrível, mas em outros não precisava criar momentos tipo “Eu quero fazer um Cidade de Deus em outro país”. Pelo menos, existe uma seqüência em especial que pode “fazer jus” a vitória do Globo de Ouro, entretanto, fica difícil engolir a vitória dele já que tinha candidatos expressamente melhores do que ele.


Slumdog Millionaire carrega em si uma vantagem emocional natural, no qual independentemente de quem está jogando, o prazer de acompanhar a jornada de um desconhecido a glória consegue ser mais emocionante do que se imagina. O sangue dispara, a emoção aumenta, a adrenalina flua, as unhas desaparecem de tanto roer e qualquer sentimento possível quando somos testemunhas da glorificação do destino e por incrível sorte, o filme conquista uma boa parcela do publico por causa disso já que o resto soa apenas como mais do mesmo. Se ganhar muitas premiações, provavelmente, mas vamos ver se os outros candidatos sairão tão bem quanto imagina.


Ficha Tecnica

Slumdog Millionaire

Diretor: Danny Boyle

Elenco: Dev Patel, Anil Kapoor, Irrifan Khan e Frieda Pinto

Gênero: Drama/Romance

Cotação: 75% - Filme Indispensável

Comentários

  1. Sabes que eu tive uma impressão semelhante a sua, em relação a Slumdog. Também acho o roteiro mais do mesmo, mas a direção de Boyle - na prática- tem grande força. Vi agora o "Revolutionary Road" e deve ser algo particular, não é possível que este ano as coisas estejam tão fracas.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. e um viva aos Torrents!!!


    conferi o filme na segunda. dificilmente Danny Boyle perderá o premio de melhor diretor.

    nao sei, mas é bem provavel que ele possa ter visto CIDADE DE DEUS e O JARDINEIRO FIEL pelo menos umas 50 vezes...as semelhanças na conduçao do enredo sao notaveis.

    flw, Johnny.

    ps: mal poso esperar p/ ver SLUMDOG nos cines.

    ResponderExcluir
  3. Não vejo a hora de conferir o filme. Seus comentários ajudaram bastante. E, como fã confesso de Danny Boyle, não espero menos que isso.

    Ciao!

    ResponderExcluir
  4. Na verdade torço por "Slumdog" em todas as premiações, realmente gostei mais desse filme do que poderia imaginar - claro que ainda não vi os demais, mas já tenho um carinho especial por esse (coisa que não tive pelo favorito do ano passado, "No Country", por exemplo). Abs!

    ResponderExcluir
  5. É, amigo... discordo de bastente coisa.

    Citei no meu texto sobre as comparações com Cidade de Deus e realmente acho que não tem nada a ver. Se for assim, Infância Roubada tb copiou?! Sei lá, não vejo muita semelhança, até por que o roteiro não tem NADA a ver com o filme de Meirelles. Por que Boyle tem uma das melhores direções que vi em anos? Simples: contorna cada cena clichê e piegas do roteiro e constróis um filme incrível e delicioso de se ver.

    Ahhhhhh, que maldoso vc, hahahahahaha!!!! Eu adorei a dancinha com a música Jai Ho. É uma maneira de homenagear o povo indiano, sabe? Eles têm a dança como algo supremo por lá e Jai Ho serviu como uma homenagem estilo contemporânea. Adorei...

    Mas é assim mesmo. Vc não foi o primeiro que criticou a tentativa de "cópia" de Boyle... fica frio!

    Abração!

    ResponderExcluir
  6. Olá colega, estou criando um blog sobre cinema e gostaria de incluí-lo na minha lista de links. O endereço é http://thecinemaniaco.wordpress.com/. Depois me dê um retorno aprovando a inclusão de seu link e fazendo uma visita ao blog. Abs!

    Denis Torres

    ResponderExcluir
  7. É o filme do ano (que me perdoe o David Fincher, pois o Caso curioso de Benjamim Button também é ótimo). Tem tudo pra levar o Oscar e ainda por cima firmar uma parceria com bollywood por conta da crise mundial que assola os EUA. Se vai ganhar, aí já são outros 500. Vale uma onferida. Eu vou estar lá no cinema pra ver.

    ResponderExcluir
  8. Então é maravilhoso mesmo? Quero muito ver! Tenho uma amiga lá nos EUA que chorou pra cacete vendo este filme.

    Abs!

    ResponderExcluir
  9. Boas, o meu nome é André Marques e eu e mais uns amigos meus criamos este blog: cinemafilmescinema.blogspot.com , que foi publicado há alguns dias e estamos a ver se o promovemos, se começamos a ganhar algumas visitas boas pois pensamos ter futuro com este blog e temos bastantes ideias para apresentar ainda, pois está numa fase muito prematura o nosso blog.

    Gostaríamos de saber se podemos contar com a vossa ajuda.

    Muito Obrigado

    Até Breve

    ResponderExcluir
  10. Eu gostei bastante de Slumdog Millionaire. Tem sua história piegas em certos momentos? Tem, mas o filme não se resume somente a isso. É um filme de história simples, mas possui muitos detalhes em seu interior. Um bom começo para os filmes indicados ao Oscar 2009.

    ResponderExcluir
  11. João Paulo, vc linkou por engano o meu blog por 2 vezes na sua página. Na verdade o nome do blog é Cinemaníaco, coloquei o the no endereço porque já existia o domínio. Mas vc acha que The Cinemaníaco fica legal? Abs.

    ResponderExcluir
  12. Acabei de ler um ótimo texto sobre este filme e me deparo com mais outro. Estou curiosíssima para ver "Slumdog Millionaire" porque não esperava ver o filme tendo um desempenho maravilhoso na temporada de premiações. Seu texto reforça a impressão que eu tinha: o forte deste filme é acompanhar a jornada e se identificar com os personagens que nela embarcam.

    ResponderExcluir
  13. UAU! Òtimo texto, JP! Estou com boas expectativas acima deste filme! ;)

    ResponderExcluir
  14. Hmmm, até agora só tinha ouvido falar coisas interessantes sobre esse filme, mas se Boyle realmente caiu na tentação de dar alguns passos 'a la' Meirelles será uma decepção. De qualquer forma, se for emocionante e alto-astral, já estará de bom tamanho como entretenimento.

    Cumps.

    ResponderExcluir
  15. Você querendo ver Benjamin Button, eu querendo ver Slumdog Millionaire. Este filme foi uma surpresa total para mim. Sõ tomei conhecimento dele depois da conquista do Globo de Ouro. O legal é que são esses filmes que nos surpreendem, até por que pouco sabemos sobre eles!!!

    Abraços!!!

    ResponderExcluir
  16. O filme é sensação ... não há como negar ...

    Espero que quando chegar, vocês gostem ...
    Abraços

    ResponderExcluir

Postar um comentário