Corrida Para o Oscar 2009 - Simplesmente Feliz


Não é tão bom acordar de manhã e olhar no espelho e dar aquele sorriso? Não é tão bom manter esse sorriso enquanto andas pelo corredor do seu prédio e dizer ao vizinho mais irritante, um bom dia sincero? Não é tão bom chegar ao seu trabalho ou faculdade e dar aquele como vai sincero aquele colega chateado? Pois bem, para muitos essa pessoa não existe, ou se existe, ninguém vê. Mas o que é a mais pura verdade é que quando se vê esse tipo de pessoa, começamos a estranhar e dizer, isso é verdade?

Pois bem, conheçam Poppy. Uma mulher de 30 anos que sempre tem um largo sorriso no rosto. Ela é uma professora de maternal querida pelos seus alunos. Sempre faz exercícios e sempre está afim de novas sensações. Tem um jeito único de se vestir onde sempre é destaque por onde passa. Agora ela tenta conseguir a sua carteira de motorista e alguém que balance o coração.

Simplesmente Feliz. Nunca um titulo nacional conseguiu sintetizar o que pode se resumir inicialmente do filme. O novo filme do diretor Mike Leigh, tem como a atriz principal Sally Hawkins. O filme é praticamente uma sensação por onde passou, ganhou altos prêmios inclusive o Globo de Ouro de Melhor Atriz de Comédia para a atriz. O filme também tem uma cotação muito forte no Rotten Tomatoes onde só tem 9 criticas negativas diante de 129. E esse filme tem isso tudo mesmo?

O incrível roteiro de Mike Leigh segue uma linha bem simplista onde o foco do filme não está na rotina da alegre Poppy, mas sim demonstrar e questionar sobre o conceito de felicidade na vida de todos. E que na realidade, o mundo está tão triste e sem esperanças que fica difícil tanto para os personagens da trama quanto para o espectador acreditar que exista tal pessoa. Mas isso ganha reforço com a impecável atuação de Sally Hawkins. Ela entra de corpo e alma para interpretar Poppy e com todos os méritos, mereceu ganhar todos os prêmios que ganhou e ainda mais, as esperanças de ser uma candidata fortíssima a ganhar o Oscar continua crescendo a cada dia. Outro fator incrível é a trilha sonora. Gary Yershon faz uma trilha gostosa de ser ouvir o tempo inteiro. E mesmo quando termina o filme parece que ela fica na sua cabeça para embalar os melhores momentos de sua vida.

Simplesmente Feliz é um filme onde carrega em seu nome, simplicidade e alegria, mas em que seu resultado final é na realidade um conto sobre a felicidade e dificuldade de aceitar essa felicidade. Um filme envolvente e simples. As esperanças de ir ao Oscar provavelmente para Melhor Atriz, Melhor Roteiro Original e talvez, se existir alguma alma bondosa, Melhor Filme. Assim quando termina o longa pensamos: “Poxa, queria tanto uma Poppy em minha vida...”



Ficha Tecnica
Simplesmente Feliz (Happy Go Lucky)
Direção: Mike Leigh
Elenco: Sally Hawkins, Eddie Marsan e Alexis Zegerman
Gênero: Comédia/Drama
Cotação: 95% - Filme Obrigatório

Comentários

  1. Que pena que Sally Hawkins não foi indicada ao Oscar. Mas já está com o Globo de Ouro em mãos, é o que importa.
    E Eddie Marsan está muito bem no filme. Só achei a Sally Hawkins tão alegre, tão alegre, que fica até infantil em certos momentos, como não usar calçado próprio para as aulas de direção por pirraça mesmo hehehe

    ResponderExcluir
  2. To chocado com sua nota, amigão! Meeeeu!! Agora fiquei mais afim de ver o filme...

    E coitada da Sally! Fora do Oscar...

    Abraços!

    ResponderExcluir
  3. O Oscar é Maria Vai com as Outras! E se acha sério demais! Querem ser CANNES só com produções faladas em inglês... Lamentável!

    Esse filme deve ser ótimo! Bela crítica, JP!

    Abs!

    ResponderExcluir
  4. Engraçado, vi esse filme hoje! Também adorei, aliás até agora tô boiando pelo fato fato da Sally Hawkins não ser indicada ao Oscar. Simplesmente esqueceram dela? Absurdo...

    ResponderExcluir
  5. Deve ser um filmaço mesmo! Mas esqueceram da Sally Hawkins!

    ResponderExcluir
  6. Esperava ver Sally Hawkins indicada ao Oscar de Melhor Atriz e lamento muito a ausência dela da lista de indicadas deste ano, mas, por outro lado, as cinco mencionadas pela Academia são excelentes atrizes!!

    Tendo dito isso, estou surpresa com sua nota para "Simplesmente Feliz". Agora, minhas expectativas em relação ao longa foram ao alto! :-)

    Bom final de semana!

    ResponderExcluir
  7. Faz tempo que não venho por aqui ... rs, realmente será que essa pessoa existe ? Pena, que arrecadou só uma indicação !

    ResponderExcluir
  8. Amigo, ainda não vi o filme, mas já tenho certeza que a Sally Hawkins é a cara deste filme. Abraços!

    ResponderExcluir
  9. Cara, achei o trailer divertidíssimo... Alguns filmes demoram demais a dar as caras por aqui...

    ResponderExcluir
  10. Meu Amigo, você não vai acreditar!

    O filme "THE FALL" que você publicou crítica aqui terá o nome nacional de "Dublê de Anjo" e será lançado em DVD dia 13 de Março.

    hohohohooh eu sou demais!

    ResponderExcluir
  11. Queria uma Poppy na minha vida também - e um filme como SIMPLESMENTE FELIZ, se passar por aqui.

    Cumps.

    ResponderExcluir
  12. Johnny, indiquei seu blog para o selo "Olha que Blog Maneiro"... Dê uma passada na minha página para ver como repassá-lo e receber uma caricatura, se quiser!

    Cumps.

    ResponderExcluir
  13. Quero muito ver. Parece ser muito bom, e Hawkins promete.

    Ciao!

    ResponderExcluir
  14. Eu gostei do filme, mas bem menos do que vc, achei simpático e só ...

    ResponderExcluir
  15. Uma grande pena que a Hawkins não foi indicada por esse filme, seu trabalho é totalmente sincero e empolgante. Gosto muito do filme também. Pensei que trataria da história de uma mulher com vários problemas na vida, mas que os encara com o maior otimismo. Mas a vida dela não é cheia de problemas, nada daqueles roteiro com personagens sofredores em busca de acabar com o sofrimento. O filme é simples na simplicidade de sua personagem principal e isso basta.

    ResponderExcluir
  16. Diante de tantos comentários e refer~encias, vou hoje mesmo ver o filme, aproveitando o feriado de amanhã. Queremos ver mensagens positivas e construtivas.
    Abraços
    Wagner Woelke

    ResponderExcluir

Postar um comentário