The End of 2008 - Os 80 a 60

Na segunda parte do fim de 2008, inicia-se falando que muitos filmes ficaram nessa faixa de 80 a 60%, assim provando que 2008 conseguiu ser mais bem aproveitado do que se imagina. Prova que mesmo após a tempestade que foi a greve dos roteiristas no ano passado, eles olharam a questão da qualidade e quem se saiu vitorioso nesse quesito fomos nós, o publico em geral. Também nessa parte podemos citar nesse seleto grupo fatos legais.

Iniciando essa parte, o espectador pode dizer, milagres existem! Em 2008 surgiram filmes que entregam ótimas atuações de atores que digamos assim, acreditávamos que não eram atores. Já começamos com o belíssimo exemplar de Jennifer Garner em Juno, a personagem Vanessa é praticamente a virada de mesa para a atriz que entrega uma atuação sensível e proporciona momentos sinceros, cena destaque é com certeza quando ela coloca a cabeça na barriga de Juno para sentir o bebê. Outro que também entrega uma atuação impressionante é Seann William Scott. Em Southland Tales, um dos projetos mais audaciosos desse ano, o limitado ator de American Pie entrega a melhor atuação da carreira em um papel duplo e difícil, após disso, ele consegue entregar uma atuação mais madura em A Promoção.

Outro ator que também entregou ótimas atuações foi Ryan Reynolds, que em um ano inspirado conseguiu fazer um filme desafiador de uma incrível atuação (The Nines) e duas comedias com bom suporte assim entregando o que ele tem de melhor, o carisma, mas só em The Nines é que ele conseguiu muito bem explorar a sua carga dramática em um filme que consegue ainda dividir opiniões por não conseguir ter uma definição exata da dimensão da obra, pelo menos ficamos felizes por ser melhor do que Numero 23.

Mas o milagre mor com certeza está resido em Colin Farrell. Depois do pavoroso e duvidoso Alexandre, o ator está selecionando seus papeis e o primeiro passo dessa mudança fica com O Sonho de Cassandra. Além do filme ter arrepiado a minha espinha com uma história envolvente que não deixa devendo nada as tragédias gregas do passado, a atuação de Farrell é um espetáculo inigualável, impressionante que ele tenha sido esnobado, uma pena mesmo. Após esse filme ele está em In Brugess (me recuso em dizer o nome nacional) e no inédito Força Policial. Bons ares para quem provou algo oculto.

Cotação dos Filmes Relacionados:

O Sonho de Cassandra – 84%
Juno – 84%
Southland Tales – 80%
The Nines – 80%
Teoria do Caos – 65%
A Promoção – 65%





O segundo fato a ser tratado é com certeza a boa fase das HQ. Tivermos ao longo do ano adaptações de quadrinhos de tirar o fôlego, principalmente por fatores fundamentais como a ultima articulação da Marvel para reconquistar a credibilidade do publico e a volta do Batman trazendo consigo a ultima e derradeira atuação de uma promessa do cinema Heath Ledger.

Esse ano, a Marvel após a queda abissal de Homem Aranha III, as ultimas fichas foram voltadas para um herói querido da casa e o retorno do monstrengo verde sobre nova direção. E as apostas deram certo. Iron Man é um sucesso de critica e bilheteria e isso é meramente justificável. Um filme ágil, divertido e principalmente em ter Robert Downey Jr. encarnando com primor que poucos conseguem colocar em um personagem. Um filme que vai se tornar queridinho daqui em diante. Em O Incrível Hulk, praticamente se vê um outro filme comparado ao longa passado. Com Edward Norton sendo o gigante esmeralda, o novo longa tem mais ação, mais diversão e mesmo com algumas besteiras, conseguiu mesclar a necessidade de puxar o seriado e a essência da HQ. Ponto pra a Marvel.

O novo Batman com certeza consegue estar vivo na mente de quem viu no cinema. Ter visto na tela grande uma grande interpretação de Heath Ledger foi algo praticamente arrepiante. Mas o filme não fica para trás, emocionante, quase beirando ao épico, o novo longa do homem morcego será lembrado por muitos e por todos não só pelo fato de qualidade técnica em elenco, mas de estabelecer uma visão realista de um homem assim como nós, cheio de falhas e acertos.

Não pode se esquecer da adaptação de O Procurado aos cinemas. Apesar de fugir muito do tema original dos quadrinhos, o filme consegue atingir em cheio no seu principal objetivo, que se baseia em criar uma formula de fazer um filme de ação que alinhado as peças certas, o resultado é positivo ou não. E no filme, a equação tem o seu resultado muito além do positivo e agradável.

Cotação dos Filmes Relacionados:

Batman, O Cavaleiro das Trevas – 89%
Homem de Ferro – 78%
O Incrível Hulk – 70%
O Procurado – 68%



Um gênero que teve um destaque incrível esse ano com certeza foi a comedia. Em 2008, o gênero ganhou voz e vez com grandes nomes do humor atual, e para quem pensa que é Adam Sandler ou Eddie Murphy estão redondamente enganados. Novos ares estão renovando dentro do gênero que estava pedindo praticamente socorro.

Seth Rogen, Bill Hader, Jason Segel, Jonah Hill, Paul Rudd, Judd Apatow e entre outros são agora a bola da vez no humor atual. Os méritos vem de acordo com o tempo e não são poucos. O longa Ressaca de Amor, produzido por Judd Apatow, o midas do humor, foi indicado para o globo de ouro na categoria de Melhor Atriz de Comédia para Kristen Bell; Ainda o filme Segurando as Pontas, com Seth Rogen e James Franco, também foi indicado a Melhor Ator de Comedia para James Franco, mesmo tendo um páreo duro ao seu lado.

Claro que não ficamos livres de comedias podres e ridículas que aparecem por ai, mas ficamos aliviados por existir comedias que sabiam fazer a gente rir com histórias aparentemente banais, mas com um olhar sensível e curioso, mesmo contando uma história sobre um fora triste ou de dois quase irmãos que não se suportam ou sobre qualquer tema de amizade misturados com sensibilidade e escracho.

Cotação dos Filmes Relacionados:

Quase Irmãos – 86%
Ressaca de Amor, Esquecendo Sarah Marshall – 85%
A Vida é Dura – 75%
Pineapple Express, Segurando as Pontas – 71%
Drillbit Taylor – 62%





E alguns filmes que estão dentro da lista

Persépolis – 85% (Mas em meu coração é 100%)
Sob a Mesma Lua – 85%
Um Beijo Roubado – 82%
Kung Fu Panda – 80%
Be Kind Rewind – 80%
Henry Poole is Here – 80%
Os Estranhos – 79%
Cloverfield – 78%
As Crônicas de Spiderwick – 77%
Efeito Dominó – 77%
Queime Depois de Ler - 83% (Nota Definitiva)
Entrevista – 75%
Senhores do Crime – 72%
Hot Rod, Loucos Sobre Rodas – 71%
Reflexos da Inocência – 68%
O Traidor – 68%
Ladrão Que Rouba a Ladrão – 65%
Terminando o Jogo – A Busca Pelo Novo Bruce Lee – 65%
Os Fragmentos da Tracey – 64%
Busca Implacável – 60%


Na próxima tem os 60 a 45% - a linha tênue do ano.
Abraços a todos!

Comentários

  1. João, seu texto está completíssimo! Muito bom mesmo... Faltam alguns filmes da sua lista para eu assistir, mas vou comentar alguma coisa:

    - Os Fragmentos de Tracey conseguiria uma nota quase equivalente, vinda de mim. Algo perto de 6,5/7,0.
    - O Sonho de Cassandra não me convence. Leva um 7,0 que quase cehgou perto de 6,0...
    - Senhores do Crime é outro que não gostei nem um pouco: fraco DEMAIS! Um 6,0 tá deótimo tamanho...
    - As Crônicas de Spiderwick é muito lindo visualmente, não? Gostei muito tb.
    - Juno é um caso sério, hahahahahaha. A nota é 8,0 mas tive que engolir o roteiro antes de dar a nota.
    - Batman saí com 9,0 e Homem de Ferro com 7,5. E isso pq eu detesto filmes de super-heróis...

    Por ora, that's it!!

    Abração!

    ResponderExcluir
  2. De todos os filmes citados aqui os melhores pra mim são "Queime Depois de Ler" e "O Sonho de Cassandra".

    Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Também não cheguei a ver todos, mas os mais comentados eu vi. Alguns decepcionaram como "O Procurado" e "Cloverfield", por serem regulares e não era isso que esperava deles.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  4. Achei "Southland Tales" um engodo completo. Estará na minha lista de piores do ano ...

    ResponderExcluir
  5. Olá João!
    Meu nome é Camila e eu criei um blog sobre cinema. Gostaria que você fosse lá e deixasse suas impressões.
    Valeu!
    Olá Kamila! Acompanho seu blog faz um bom tempo e agora tomei coragem e criei o meu. Meu nome é Camila também ahsuhsushauahauahaua. Só muda a primeira letra.
    Gostaria que você fosse lá e deixasse suas impressões.
    Valeu!
    http://crivilincinema.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. João, o Ryan Reynolds realmente surpreendeu em 2008. Mesmo em filmes que considero regulares, ele se sobressaiu. Gosto de vê-lo tentando ser visto como um ator mais sério.

    Como disse em alguns comentários em outros blogs, depois que fez rehab, o Colin melhorou muito como ator. Voltou a ser aquela promessa sobre a qual todos falavam.

    Os filmes de HQ, com certeza, conquistaram destaque como alguns dos melhores de 2008.

    E, finalmente, temos as comédias, que deram um bom salto de qualidade em relação a outros anos. Que continuemos nesta boa fase! :-)

    ResponderExcluir
  7. Meu deus, o meu comentário pro seu blog foi junto com o do comentário pra Kamila, desculpa =/
    Enfim, obrigada pelo conselho. Concerteza concordo que a confiança é indispensável, algo difícil de se ter, que vamos conquistando aos poucos né.
    E também concordo que os posts devem ter palvras originadas do coração..amor, emoção. Aliás vivemos disso né.. do amor pelo cinema.
    Eu acredito que os meus posts vão ter sempre muitas palavras com amor, porque eu não tenho muito conhecimento, então é melhor não me arriscar falando besteira sobre coisa técnica né? Talvez uns filmes teens apareçam por lá.. ninguém é de ferro haushsushauahua
    Enfim, obrigado pelo apoio, aguardo suas próximas visitas lá no blog!

    ResponderExcluir
  8. Então João, O Colin Farrell está mesmo muito bem tanto em O Sonho de Cassandra como em In Bruges. Juno é uma das grandes surpresas do ano, mas caiu um pouco com os filmes que vieram. E bem lembrado as ótimas adaptações de quadrinhos que esse ano vieram com uma grande qualidade. Batman é um dos melhores filmes do ano. Só me desculpe dizer, mas O Procurado eu achei uma merda total.

    ResponderExcluir
  9. Para citar 5 melhores dos relacionados aqui, fico com: Juno, O Cavaleiro das Trevas, Persépolis, Senhores do Crime e Homem de Ferro, sendo o Batman meu preferido. Da lista, não vi muita coisa!

    Ciao!

    ResponderExcluir
  10. Não vi muito de sua lista, mas destaco "Um Beijo Roubado", "Kung Fu Panda" e "Os Fragmentos de Tracey"!

    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  11. Gostei de ver "Queime Depois de Ler" aqui, só esperava uma cotação maior para o filme. De todos, os melhores da minha opinião são "The Dark Knight", "Juno" e "O Sonho de Cassandra". Não gostei de "Southland Tales" e "The Nines", fois filmes muito "viajados" na minha opinião.

    ResponderExcluir
  12. sacanagem com o the dark knight, mais 1% e ele entrava na outra lista

    ahsuhaushuahuhsuahus

    mas gostei..

    ResponderExcluir
  13. Persépolis – 85% (Mas em meu coração é 100%)

    No meu também, só que eu dei 100% pra ele de qualquer jeito. É bom demais pra ter qualquer nota menor que essa!

    ResponderExcluir
  14. nunca que daria 82% em O Biejo Roubado, achei fraquinho!

    ResponderExcluir

Postar um comentário