Os Estranhos

Uma mentira muitas vezes contada se torna real. Essa estratégia tem dado certo em muitas vezes no cinema e principalmente no âmbito do horror. Não podemos esquecer do jeitão documental fictício que A Bruxa de Blair e O Massacre da Serra Elétrica deixaram por muitas gerações, principalmente esse último onde até hoje, muito crêem que realmente os 33 assassinatos cometidos pela família Hoyt é verdade. E no filme Os Estranhos, utiliza o recurso de que foi inspirado em um evento real, mas até que ponto?

Um casal é surpreendido no meio da madrugada por um grupo mascarado criando medo. Pronto. Essa é a história do filme. Os Estranhos é estrelado por apenas Liv Tyler e Scott Speedman. Também é o longa de estréia do diretor Bryan Bertino. O filme que deveria ter sido lançado no final do ano passado chegou com um relativo atraso e pior ainda no Brasil. O filme ganhou um premio em especial que foi o Scream Awards 2008 de Melhor Atriz de Horror para Liv Tyler derrubando a favorita de muita gente que foi Belen Rueda em O Orfanato.

Ai pensa: “cara, em uma frase dá para se resumir a história do filme toda, então não existe roteiro, certo?”. Para dá uma falsa ajuda, o filme praticamente não tem muitos diálogos. Mais é ai que reside a força do filme. A linguagem que é demonstrada no filme é praticamente a mesma em um livro, parece que cada gesto ou situação é descrita com tanta veracidade que o espectador fica preso ao filme. Lembrando um fato curioso da trilogia do mariachi de Robert Rodriguez, no qual a cada filme que se passa, a história do musico que carrega uma maleta cheia de arma é aumentada e contada de um modo diferente. Assim pode ser lembrado o roteiro de Os Estranhos, pode ter sido alterado no meio do caminho, mas a sua execução é tão correta que leva a concluir que não importa o que aconteceu na real, sabendo contar ao seu modo o que ocorreu consegue ser mais emocionante.

A direção de Bryan Bertino é algo insano. Bryan é praticamente um aluno aplicado e dá uma verdadeira aula de como criar tensão e medo. O uso sábio do cenário, do silencio, dos detalhes de cada local, o tom alaranjado em muitas cenas dando uma coloração belíssima a muitas cenas e principalmente usar para si as vantagens que o roteiro dá. Isso poucos conseguem. Ao contrario de muitos filmes de horror que quer dá uma de surpreendente trazendo altas jogadas para mexer o publico, mas no final mostra toda a sua fragilidade entregando muitas vezes momentos vexatórios que fazem esquecer o que foi o filme.

Os Estranhos consegue ao lado de Cloverfield em ser o melhor filme de horror do ano. E o principal fator dele ser isso é com certeza em não enganar o seu publico querendo dá uma de surpreendente e sim ser direto. Um exercício pratico e eficiente de sentir medo e apreensão em uma hora e pouca. E que fique de lição para os próximos filmes de horror: quer criar medo em seu espectador? Crie um vilão com um motivo tão torpe e ao mesmo tempo tão assustador que cada ato, cada movimento seja tenebroso e único.

Ficha Tecnica
Os Estranhos (The Strangers)
Diretor: Bryan Bertino
Elenco: Liv Tyler e Scott Speedman
Gênero: Horror/Suspense
Cotação: 79% - Filme Indispensável

Comentários

  1. João, estou LOUCO pra ver este filme. Adorei o roteiro e acho que será algo muito interessante. O roteiro parece ser bem legal...

    Bom fds!

    ResponderExcluir
  2. Assim como o Kau, também estou super ansioso por esse filme. Desde a seqüência de excelentes pôsteres (todos bem diferentes entre si, vale notar) e o trailer, acho que "Os Estranhos" tem tudo para ser uma bela fita para seu gênero.

    ResponderExcluir
  3. Terror com a Liv Tyler? Esse eu não perco...

    PS: O Massacre da Serra Elétrica não foi real??? Juro que pensava, rs...

    ResponderExcluir
  4. Parece que estamos numa boa safra de filmes de terror, com este "Os Estranhos" e "Rec" nos cinemas brasileiros. Pretendo assistir os dois! Só estou com medo de ter medo demais! rsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrssrsrsrs

    Bom final de semana!

    ResponderExcluir
  5. Não senti medo, não vi tensão, não vi roteiro, não vi emoção. Cinema é subjetivo e subjetividade "Os estranhos" não tem. É clichê até o talo, tudo muito previsível e o ator é muito ruim! Liv esta regularzinha. Nada demais, assim como essa bosta de filme. A direção é boa, realmente, boa fotografia e utilização do ambiente, mas um filme sem conteúdo não causa medo nem em bebê.


    Abraços!

    ResponderExcluir
  6. A primeira vez q vi O Massacre da Serra Elétrica eu tinha 11 anos,passei meses acreditando q aquilo td realmente tinha acontecido,enfim,um dos filmes mais marcantes da minha vida,JP.Estou com vontade de ver esse Os Estranhos,esperando sinceramente q não haja aqueles ridículos finais com reviravoltas malucas estilo "Jogos Bostais".
    Abraço!

    ResponderExcluir
  7. Alyson - A questão é ... você esperava algo do filme? A grande chave de Os Estranhos é não ir pensando que vai ser um filme pseudo-revolucionario de horror e sim um exercicio de como fazer terror. A geração atual está tão preocupada em criar momentos gratuitos e a falsa sensação de surpresa que quando chega um filme onde não tem preocupação em criar reviravoltas cretinas (vide O neoveiro) ou falsa sensações de medo artificial(vide REC) é alvo de ressalvas.

    Kau - Quando vejo o trailer nacional ele dá entender que é um longa é daqueles de violencia demasiada, mas não é isso. mas veja.

    Vinicius - Realmente os posters do filme são incriveis ... mas dela se rastejando toda ensanguentada é vergonhosa.

    Kamilla - Veja Os Estranhos, tem aquela magia do cinema e enquanto o outro é só apenas pseudos sustos em uma trama lixo.

    O Cara da Locadora - Para você ver. Procure dar uma pesquisada vendo no segundo dvd de O Massacre da Serra Eletrica (remake) que tem a explicação da verdadeira influencia de Leatherface. Consegue ser mais assustador do que o remake.

    Francisco - Realmente, não tem reviravoltas óbvias não. Pelo menos isso você pode ficar tranquilo ...

    Abraços a todos

    ResponderExcluir
  8. João Paulo, desculpa, mas não generalize o seu gosto. Se "O Nevoeiro" e "REC" fosse tão falso quanto você falar, a MAIORIA das pessoas não teria gostado, mas iai o que aconteceu?! Esses dois filmes criaram um grande número de fãs e reconheceram o bom trabalho de ambos. Dai, essas pessoas são o que?! O filme conquistou-as com a sua 'falsidade' ?!

    ResponderExcluir
  9. pessoas...me desculpem....mas os estranhos tinha tudo pra ser um filme maraviloso...se nao fosse o seu final.....a unica coisa q escutava no cinema no final do filme era: "ah nao...nao vou levantar enquanto os creditos nao acabarem....nao é possivel....ele nao terminou....." em comparação....rec foi surpreendente!! bom demais!! espero q saia o 2!!

    ResponderExcluir
  10. filme chato, parece que compraram os criticos para falar bem dessa merda, nao tem roteiro,suspense e terror nao se faz só com diretor.

    ResponderExcluir
  11. Não esperava que o filme pudesse vir a ser bom assim. Li algumas duras críticas. Mas agora me interessei! Ainda assim, tudo lembra demais o filme "Eles", terror francês bem independente sobre um casal cuja casa abandonada é invadida por adolescentes e crianças que querem "apenas brincar.

    Ciao!

    ResponderExcluir
  12. Foi o PIOR filme que eu já vi em toda minha vida!!! Isso é filme pra retardado ver. É normal que pessoas retardadas achem o filme ESPETACULAR… A crítica foi perfeita… Pra mim ainda foi um pouco branda… Quem não viu o filme não leia daqui pra baixo: E aquele retardamento de a Liv Tyler acordar e gritar no final pra passar medinho???? Que IDIOTA!!!! MEU DEUS!!! Realmente… O filme é um cocô!!! Ridículo mesmo… Por favor, não assistam. É muito ruim, gente… Ah… mais uma coisa: Pessoas que escrevem ingresso com “ç”, também irão gostar desta BOSTA (com “B” maiúsculo)de filme. E eu quero ver algum idiota que não me conhece ousar dizer que não entendo de filmes!!!

    ResponderExcluir
  13. Até Stephen King se rendeu ao terror de Os Estranhos...

    Abs!

    ResponderExcluir
  14. Alguém me explica quem é a porra desse anônimo?Mas em relação ao filme,estou com muita vontade de ver principalmente pela trama e por Liv Tyler.

    ResponderExcluir
  15. Achava que era apenas mais um terrorzinho genérico, mas, surpreendentemente, depois de ler a crítica da VEJA e agora a de um colega blogueiro, tentarei não perder se passar aqui.

    Cumps.

    ResponderExcluir
  16. O filme é excelente, estão comentado sem ter noção. Ele é baseado em fatos reais, a construção do roteiro pode ter sido inspirado na reconstituição do crime pela polícia, na época, não significando que os nomes sejam os das vitimas reais, pois a família teria que autorizar. As pessoas que criticam o filme são aquelas que estão acostumadas com filmes em que os mocinhos(as) bonitos(as) matam todos os bandidos e o final é feliz.

    ResponderExcluir
  17. Tudo bem que a história do filme tenha sido baseado em fatos e pareça interessante. No entanto como já disseram em alguns comentários acima, não é só uma boa história que faz um filme.Eu fui ver o filme pela história, todavia me decepcionei com os atores e com o desenrolar da trama. Apesar do comentário postado pelo "Anônimo" parecer ter sido demasiadamente uma implicância com o filme, realmente o filme não é algo que se possa chamar de extraordinário pela crítica. Quando o assisti ao invés de medo, não que o filme não passe um certo suspense, a pláteia ria. A única coisa que elogio é a direção e ambientação do filme.

    ResponderExcluir
  18. Gostei da sinopse e do seu texto.

    Agora é esperar para assistir.

    Abraço

    ResponderExcluir
  19. i-rí! Tava com vontade de ver esse filme... agora, entãão!! hehehe

    ResponderExcluir
  20. O filme é demais!

    E JP, retire o recurso de merda de postagens anônimas. Se bem que nem estamos tendo algo a perder por não sabermos os nomes como o do ser estranho aí de cima...

    ResponderExcluir
  21. Na boa... Eu exagerei ali em cima... Eu tava MUITO puto com o filme, tinha acabado de ver. Mas relmente, quem fala que um suspense desses é bom, tá desmerecendo um monte de filme bacana do gênero. O suspense realmente existe, porém o filme como um todo, decepciona. Será que na história real, a moça fica viva? Não tinham sido assassinatoS (no plural)? E porque não se acham (eu não achei) fontes desta "história real". E como assim continuação? O primeiro é real e a continuação não? Sei lá. Assim como o filme, dúvidas sem xplicação irão surgir.

    Iluminado Mágico
    o_iluminado_magico@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  22. Anônino, você exagerou porque faltou com respeito com a opinião alheia. E opinião cada um têm a sua. O cinema permite isso. Você tem que mostrar sua opinião, mas sem desferir golpes aos outros. E se dizer que um filme é bom é desmerecer outro, que parem as máquinas!

    ResponderExcluir
  23. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  24. Senhores, "Os Estranhos" não se baseia numa trágica história real. É que o diretor Bertino, quando pequeno, e a sua família foram atormentados por um estranho e este, posteriormente, invadiu a casa vizinha e cometeu vários furtos. Não ocorreu nenhuma morte. O fato é que Bertino se inspirou neste episódio e colocou informações falsas nos letreiros iniciais - algo que o Marcus Nispel também experimentou, mas através de um vídeo fajuto, na refilmagem de "O Massacre da Serra Elétrica". O filme somente se inspira numa fato real - ele não o é.

    ResponderExcluir
  25. Para Pedro Henrique, o inquisidor: Eu fui apenas crítico e sarcástico ao expor minha opinião e percepções. Porém eu expus a minha opinião sobre as demais opiniões... Não leve tão a sério... Que mal há em ser sincero? :)

    ResponderExcluir
  26. Há um leve diferença entre ser sincero e ignorante. E não há mal nenhum em ser sincero, só que a sua sinceridade foi desrespeituosa, perdendo a credibilidade.

    Por mais que eu ache um filme ridículo eu não irei dizer que quem gosta desse mesmo filme é retardado!

    Abs!

    ResponderExcluir
  27. Olá, JP. Tdo bem?

    Ouvi muito elogios sobre este filme, aliás havia visto o trailer e me animei. Não gosto muito de filmes de terror, mas é difícil um filme me agradar tanto. Apesar de ter gostado de um filme que todo mundo diz que é o melhor filme de terror do ano: "O Nevoeiro".

    Fique bem, beijos!!

    ResponderExcluir
  28. Vi o filme hj e sinceramente achei um saco... Ele assusta, mas muito mais pelo som alto que entra do nada depois de um tempo de silêncio do que pelas cenas em sí... Aliás, esse artifício é muito usado nos filmes de terror modernos, onde o medo se dá muito mais pelos cortes de cena sincronizados com o som alto e estridente do q pela historia em sí... por isso evito ver filmes de terror hj em dia :)filme irritante pra amim...

    ResponderExcluir
  29. Poxa Johnny você estava indo tão bem cara! Mas quando pois em pé de igualdade 'Os Estranhos' com a porcaria do ano 'Cloverfield' estragou tudo...rs! Abs!

    ResponderExcluir
  30. Alex Sandro - É por que esse ano, o horror tava tão mal que tinha só de exemplo bom era Cloverfield, Desculpa ai ... eheheh.
    Abraços

    ResponderExcluir
  31. O filme é ruim,muito ruim. tem muitos bons, melhores que esse desse genero.

    ResponderExcluir
  32. gostei do filme e pra quem quer filme perfeito que entre na Academia do Oscar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o nome desse filme era para ser VIOLENCIA GRATUITA ou SEM SENTIDO, Fiquei acordada até essa hora para assistir uma bela PORQUEIRA..

      Excluir
  33. gente tem do ! nunca vi um filme tao barbaro como esse , tem tantos que a gente nem conta !!!!!!!!!!!!! to chocada !!!!! MUNDO COMPLETAMENTE PERDIDO!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário