O Traidor

Lembro-me de um comentário muito curioso em Leitura Dinâmica reclamando do fracasso comercial do filme Rede de Mentiras de Ridley Scott por causa da falta de fôlego e cansaço dos filmes onde o foco são os conflitos políticos no oriente. Também não pode esquecer do foco de renovação que se alastrou como uma febre por lá pelo fato da vitória de Barack Obama e a esperança de que os envolvimentos dos EUA com a guerra contra o terror cheguem ao fim.


Parece que o cinema foi praticamente um exorcista dessa mancha atual dos nortes americanos. Principalmente nos filmes que mesmo com uma mensagem inflamada de paz com intenção de guerra nas entrelinhas. E logo quando o povo se cansou do câncer da sociedade, eles conseguem lançar um dos filmes mais coerentes sobre os conflitos que explodiram de uma maneira devastadora a sociedade global: O Traidor.


Dirigido por Jeffrey Nachmanoff, O Traidor tem no elenco Don Cheadle, Guy Pearce e Archie Panjabi. O filme teve uma media relativa no site Rotten Tomatoes, mas foi o primeiro filme a receber o estigma do cansaço do tema, depois foi o filme de Ridley Scott. Mas por ser um filme independente, não teve tanto prejuízo que teve Rede de Mentiras, que tinha no orçamento de 70 milhões e ainda nem se pagou nos EUA e no mundo, já que O Traidor tem um orçamento de 22 milhões e praticamente já se pagou.


Provavelmente essa vibe pós-11 de setembro praticamente tem seus dias contados. Não se sabe dizer com a plena certeza, mas por um lado foi até curioso esse ataque. Parece que o cinema aflorou o verdadeiro sentimento do americano, aquele gigante que estava vivendo ocultamente com o desejo de matar gente inocente com um legado falso. Muitos filmes refletiram isso em longas de drama, principalmente Crash – No Limite onde para muitos é a pura realidade naquele momento. Outros exemplos importantes sobre essa situação foram com certeza Leões e Cordeiros, O Caminho Para Guantanamo e O Preço da Coragem, no qual mostram quem realmente sofrem nessa situação.


O roteiro é de Jeffrey Nachamanoff em parceira com Steve Martin, sim o comediante Steve Martin, e apesar de ser extremamente previsível, ele consegue prender a atenção do espectador do inicio ao fim. Don Cheadle dá praticamente uma aula de atuação, criando um personagem difícil de ser lidado junto com momentos conturbados em que a história carrega. Também não pode deixar de elogiar a atuação de Said Taghmaoui, o amigo do personagem de Cheadle. O único problema é a atuação nula de Guy Pearce que praticamente é um coadjuvante de luxo que deveria ter importância e não faz absolutamente nada.


O Traidor tem uma direção segura, um bom casting, um roteiro que o espectador comum gosta por ser bem amarrado e conciso, e principalmente tem um conteúdo que vale a pena ser discutido. Provavelmente esse e Rede de Mentiras poderão ser lembrados como filmes que debateram com seriedade o tema tão espinhoso. Isso se no futuro próximo quererem ressurgir o mal adormecido.


Ficha Tecnica

O Traidor (Traitor)

Direção:Jeffrey Nachamanoff

Elenco: Don Cheadle, Guy Pearce, Archi Panjabi, Said Taghmaoui e Jeff Daniels

Gênero: Drama/Policial

Cotação: 68% - Filme Assistivel

Comentários

  1. Ah é, João? Pois eu esperava algo bem qualquer coisa deste filme... voltei a querer vê-lo.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Don Cheadle é uma ator muito completo. Vamos ver como ele se sai protagonizando esse policial.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Gosto do elenco deste filme e, provavelmente, o assistiria. A questão maior por trás do fracasso de longas assim, muita gente diz, acontece por causa da crise econômica. Os norte-americanos estariam interessados, então, em filmes mais leves, que os divertem....

    ResponderExcluir
  4. Eu também ando cansado desses filmes sobre oriente médio e suas consequências internas e externas (O Reino, O Suspeito, Rede de Mentiras, Syriana, etc, etc, etc). Faltam coisas novas na seara hollywoodiana. Espero que com a chegada do Obama venha um novo alento para os estúdios fugirem da mesmice. Ainda não vi Traidor, mas pelo que assisti no you tube vale uma conferida.

    Cultura? Informação? desabafo?

    http://robertoqueiroz.wordpress.com
    http://pequenos-takes.blogspot.com

    ResponderExcluir

Postar um comentário