A Comédia e Seus Contrastes: Adam Sandler

Um gênero de contrastes, um gênero que está ganhando novos parâmetros e aqueles que tinham a formula garantida estão com dias contados. Poderia ser qualquer gênero como ação ou ficção. Porém é o gênero que tem como principal fator de liberar em seu espectador uma sensação gostosa de se sentir. Trata-se da comédia e ultimamente ela está se modificando ao passar dos anos.


Vamos começar pela barrocada do ex-queridinho da América Adam Sandler. A cada ano que se passa ele continua com a idéia de repetir a mesma piada e todo mundo rir dela. Apesar de entrega de uma performance surpreendente no drama Reine Sobre Mim, sempre ficou evidenciado que ele era um ator de uma nota só e que é quase impossível mudar aqueles cacoetes que o ator tem. Porém como produtor, a história pode ser outra. A Happy Madison está indo com seus próprios pés e o mais bizarro, consegue ser mais engraçado do que os filmes do criador. Irei citar os dois exemplos mais novos.





Zohan – O Agente Bom de Cama é o mais novo projeto de Sandler. De priora a história é bizarra: Um agente secreto que desiste do seu trabalho e vai para Nova York para ser algo meio inusitado, trabalhar num salão de beleza. De priora a premissa é engraçada, porém existe por trás da situação um tratamento com humor e ao mesmo seriedade em tratar de um tema que talvez não possa viver em nosso meio mas que a cada dia que se passa está se tornando cansativo que é o conflito entre palestinos e israelenses.


O roteiro dele que além de ser escrito por Sandler e com parceria de Judd Apatow, trata desse assunto sem cair no pejorativo e lança alguns preconceitos sobre as duas raças e fora o romance (claro, se não tiver não é comédia de Sandler) entre uma palestina (interpretada por Emmanuelle Chriqui) e ele que faz um ex-agente do Mossad. O que propriamente segura o filme todo é esse âmbito de roteiro por que de resto, tudo que vocês já viram nas comédias dele é repetida com euxaustão.


Pelo menos Zohan consegue ser melhor do que Click onde particularmente conseguiu ser um dos piores filmes do ator sem duvida. Entretanto é sentido em seu longa o desgaste tanto com o ator quanto com os filmes dele. Mas pelo menos tem cenas que você ri sem nenhum problema e graças a Deus tem menos cacoetes ridículos que marcaram esse ator que quando começa a ficar nervoso COMEÇA A GRITAR E ACHAR QUE TODO MUNDO ACHA GRAÇA!


Já a produtora lançou no começo do ano uma pequena pérola do ridículo. Strange Wilderness – Um Programa Animal é estrelado pela trupe que aparece na maioria dos filmes de Sandler e a história é praticamente sem noção. Uma equipe irresponsável de tv que fala sobre a vida animal está indo ao fundo do poço. E arriscados a perderem o programa, eles decidem ir a América do Sul procurar um monstro lendário: O pé grande!


O elenco do filme é encabeçado por todos as figuras conhecidas dos filmes de Sandler como Allan Covert, Peter Dante, Jonah Hill e entre outros. Porém a liderança do filme fica com Steve Zahn que alterna em filmes fracos e bons. Pois bem, o

elenco de apoio consegue tirar mais risadas do que o criador e nesse filme a coletividade para entreter o espectador é um dos pontos mais fortes da trama e todos tem seus momentos engraçados.


Entretanto colocando os pés no chão, o roteiro anárquico e bobo não consegue cair nas graças dependendo do espectador. Além de uma direção extremamente convencional para o gênero, não trazendo nada de novo ou genial, porém as situações absurdas e o tom satírico em tratar sobre um assunto chatíssimo que é programa de vida animal conseguem ser o diferencial de toda a obra.


Strange Wilderness – Um Programa Animal não é um filme genial, porém é daquele tipo de filme quando você chama a galera para ver um filme bobo e mesmo sendo mais ou menos, você consegue rir pacas com momentos extremamente divertidos. Infelizmente foi lixado pela critica americana e se chegar aos cinemas daqui será por milagre, e, além disso, você irá levar isso a sério?












Cotação dos Filmes
Zohan, O Agente Bom de Corte - 40% - Filme Mais ou Menos
Strange Wilderness, Um Programa Animal - 45% - Filme Mais Ou Menos

Comentários

  1. Faz tempo que o Sandler não participa de uma boa comédia mesmo. Não tenho nenhuma intenção de ver esse "Zohan", valeu pelo aviso!

    ResponderExcluir
  2. Assisti ao trailer de "Zohan – O Agente Bom de Cama" hoje e confesso que ri bastante. Devo assistir, mas não espero nada do filme, exceto a possibilidade de dar algumas boas risadas.

    PS: Não sabia do envolvimento do Judd Apatow nesse novo filme do Sandler.

    ResponderExcluir
  3. Johnny, a bem da verdade, tenho alergia da cara de bobo que Sandler faz em seus filmes cômicos (aindan ão vi seus dramas, portanto há de se dar uma chance a ele). É sempre a mesma coisa, e aquele tremendo sucesso nos EUA.
    Esse ZOHAN pode ter decepcionado nas bilheterias, mas mesmo assim arrecadou quase 100 milhões, então a próxima presepada ão deve tardar a chegar.
    Também ignorava a participação do talentoso Apatow, como Kamila.
    Já STRANGE WILDERNESS não conhecia, e tampouco parece interessante...

    ResponderExcluir
  4. Johnny, nunca curti o Sandler....no começo achava graça pelo bobalhão, mas aí foi se repetindo com o passar dos filmes e tal... sempre com os mesmo personagens.. porém as vezes ele surpreende e faz algumas coisas interessantes, como por exemplo em "reine sobre mim" que apesar do filme ser um tanto estranho me agradou...
    Não detestei tanto o "Click" quanto vc e até me diverti com algumas cenas desse "Zohan", porem sob condições atuais que vc já conhece pelas quais irei passar, vai ser quase impossivel ver um filme nos cinemas, por isso prefiro selecionar bem mais o que irei assistir..
    e o que é esse "Strange Wilderness".. ahaha, li algo dele por aí, parece que tem um pé grande no meio da história, ahahah...
    O impressionante é ter o Steve Zahn... que apesar de não ser lá grande coisa, fez o Duane de "O sobrevivente"... personagem bem maneiro....rs
    abraços!!!

    ResponderExcluir
  5. Honestamente, nunca fui fã ardoroso do Adam Sandler. Para mim, ele e Mike Meyers são puro desperdício de tempo. No entanto, quando fui ver Batman, Zohan era um dos trailers e achei até engraçado. Mas... como não sou a pessoa ideal pra falar de comédia, prefiro não pôr a mão no fogo pra não me queimar.

    Discutir a mídia e a cultura (Meu outro blog):
    http://robertoqueiroz.wordpress.com

    ResponderExcluir
  6. Não adianta, não consigo ver Adam Sandler como bom ator e nem acho seus filmes engraçados. Mas sei que vou acabar vendo tudo que ele faz...

    Abraço!

    ResponderExcluir
  7. Gostei dos filmes que o Judd Apatow dirigiu e produziu até agora.
    Que porra de foto é essa do Justin Long, com cara de lesado? hehehe
    O que deu nele para ficar assim no filme? Bem engraçada essa foto.

    ResponderExcluir
  8. Eu to cansado de Sandler em comédia. O cara nos empolga com Reine Sobre Mim para depois se meter em outra roubada...

    Ciao!

    ResponderExcluir
  9. sempre achei os filmes dele uma comedia sem graça!!!!!
    eu acho mais graça mais em desejo de matar do que nos filmes dele!!!

    mas gostei so seu blog, é a 1° vez que entro....

    vou aparecer mais vezes.....
    =)

    ResponderExcluir
  10. Carranca - Assim, ele realmente é um cara que perdeu o taco e por muitas vezes quem trás o humor do filme é o elenco de apoio ... dai você tira ...

    Wally - Adam Sandler é roubada ... simples ... é melhor ver a trupe dele ...

    Ibertson - Apatow colabora no roteiro, se você rir de alguma coisa do filme ... é dedo do homi!
    e sobre Justin Long ... cara, a explicação da situação é mais escrota ainda ...

    Pedro - Existe mistérios nessa vida que tentamos compreender ... ver um filme de Adam Sandler é uma delas ...

    Roberto - Pelo menos Mike Myers não fica repetindo a mesma piada como faz Sandler ...

    Rodrigo - Não tem problema em deixar de ver Zohan no cinema ... faz até bem. Pelo menos veja Strange Wilderness depois se você quer rir de besteira e passar um pouco de seu tempo ...

    Gustavo - Assim, arrecadar 100 milhões só lá e se considerar fracasso ... então não sei o que realmente o fracasso ... e Strange Wilderness pelo trailer vc percebe que é bobagem ... mas acontece algo no trailer que você se mija de rir ... vá por mim.

    Milla - Você vai rir por que ver aquele personagem dele fazendo algumas coisas nada a haver pode até ser engraçado ... porém tem algo nele que incomoda ...

    Vinicius - Coloca tempo nisso ... dá até pena ...


    Abraços a todos ...

    ResponderExcluir
  11. Não gostei nada do trailer e não pretendo ver este filme. Talvez daqui uns anos na TV :D
    O pior é que Adam Sandler nem é tão mal ator, vide Espangles, mas quando tenta alguma coisa fora do seu publico-alvo, quebra a cara!

    ResponderExcluir
  12. Eu detesto o Adam Sandler. Acho ele bobo e sem graça. Mas, diferente de você, gosto de Click.
    Já Um Programa Animal não me atrai muito, achei meio com cara desses filmes bobões, mas ainda assim posso assistir... hehehe
    Beijocas

    ResponderExcluir
  13. Vou concordar discordando...rs
    Realmente Adam Sandler faz sempre o mesmo personagem, mas apesar disso ele fez filmes legais como "Afinado no Amor" e "Como se Fosse a Primeira Vez", os dois com Drew Barrymore. Agora ele precisa mudar um pouco, tentar algo diferente.
    Já a turma dele e o produtor/diretor Apatow pode dar coisa boa, ele acertou em cheio em "Superbad" e "O Virgem de 40 anos".

    Abraço

    ResponderExcluir
  14. Na verdade, dizer que é melhor do que CLICK não é nada animador, né? Mas gostei da descrição que você fez do Adam Sandler. Consigo visualizar isso agora: ele fica nervoso e começa a gritar sem abrir a boca direito. Tem gente que gosta...

    Abs!

    ResponderExcluir
  15. Ei cara, falando sério, você quis dizer
    "à priori", não foi?

    Ass.Professor

    ResponderExcluir
  16. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  17. como diria o grande filósofo chaves:
    "aaahhh que burro dá zero pra ele"

    ResponderExcluir
  18. Num ando muito ansioso p axisti esse filme mas kem sab!!!!
    bom texto!!

    toh com um blog de filmes tbm
    www.talkcine.blogspot.com

    da uma passada lah
    da essa força

    ResponderExcluir
  19. Sandler: Nunca penso nas críticas, no que as pessoas vão dizer. Sou só um cara jovem, um comediante, um ator, que deseja fazer as pessoas darem boas risadas.

    So voce fazer uma leva esticada na boca pra ele ja ta bom.

    No proximo filme dele, voce vai assisti, vai critica, e vai fala dinovo pra ninguem assisti.

    outra click um dos piores filmes ? Fala um bom de comedia ae? te garanto que vai ter coisas que o sandler ja fez e criticaram.

    Galera que assisti Didi todo domingo e nao perde um episodio e bem complicado.

    ResponderExcluir
  20. Está tudo errado, tudo fora de order, como alguns dizem por aí o mundo deve estar acabando mesmo... como me pergunto, sujeitos como Adam Sandler conseguem se tornar atores, como? e não venham me dizer que ele tem talento, pelo amor de Deus... na praça da sé tem sujeitos tão engraçados quanto ele!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário