Amor em Tempos do Cólera

Uma história de amor sempre chama atenção de qualquer um. Ainda mais com toques de romantismos jamais vistos. A história de Amor em Tempos do Cólera é algo de surrealista, mas mesmo assim tem um charme. Imaginar um homem esperar quase sua vida inteira pelo tão sonhado amor, poxa, é lindo demais. Porém quando deixam uma bela história em mãos que não entendem a riqueza do amor de um latino americano para um cara que acha que a magia do amor está numa porcaria de varinha mágica... o resultado, bem (...)


Cartagena, Colômbia. Florentino Ariza a partir do momento que cruza os olhos com Fermina Daza, sente algo fulminante, e ela o mesmo. Mas as dificuldades aparecem no casal principalmente na parte do pai de Fermina que consegue que ela esqueça parcialmente Florentino e casa ela com Juvenal Urbino, o medico que curou a cólera no país. Resta agora Florentino esperar o marido de Fermina morrer para que ele consiga viver o seu verdadeiro amor, a questão é se a espera poderá custar sua própria vida.


O filme tinha tudo, mas tudo mesmo para dar certo. Mas o filme se tornou algo cosmopolita. Vejamos diretor britânico, a dupla de protagonistas provenientes da Espanha (Javier Bardem) e Itália (Giovanna Mezzogiorno), roteirista sul africano, atriz (Fernanda Montenegro) e compositor brasileiro, os únicos colombianos da história de todo o filme são a atriz Catalina Sandino Moreno e a cantora Shakira. Esse reboliço tá dando náuseas.


O roteiro do mesmo (pasmem!) O Pianista e O Escafandro e a Borboleta, faz um roteiro de duas medidas, no qual valoriza mais as belíssimas poesias de Florentino e esquece o resto. Além disso, todo mundo do filme fala em inglês e detalhe, a história se passa na Colômbia e o pior é que se repararem bem tem momentos que o povo fala em espanhol. Que erro crasso, e ainda reclamam dos erros geográficos nos filmes estrangeiros sobre o Brasil.


Atuações de verdade mesmo são de Javier Bardem e Fernanda Montenegro. Javier em uma ótima fase tenta salvar esse filme da mediocridade com o seu personagem. Apesar de ele repetir a cara de esquisito do filme Onde os Fracos Não tem Vez (e o cabelo também) e Fernanda Montenegro, onde mesmo em poucos momentos em cena consegue roubar todas as atenções em sua atuação forte e poderosa até surpreendendo o próprio publico dela. Já o resto, é um festival de seios jamais visto no cinema. (infelizmente entra a parte machista) e fora a atuação mecânica de Giovanna Mezzogiorno onde ela se esqueceu que é colombiana na história entrega um sotaque bizarro italiano e fora a maquiagem horrível onde ela parecia ter 50 anos mas a personagem diz ter ... 72! E pensava que tinha achado pavoroso o de Click.


Mike Newell faz uma direção burocrática, horrível, onde comete erros grosseiros tanto de como conduzir, roteiro e muito mais, faz algo mais bizarro do que Memórias de uma Gueixa (me digam, com sinceridade, o que tem haver um americano falar de algo tradicional da cultura oriental???????) e ainda para tentar salvar, coloca tomadas aeras de rios e selvas colombianas... parecia mais um capitulo de Pantanal. Horrível.


Uma adaptação extremamente porca, um péssimo filme, uma vergonha para quem é amante desse belíssimo livro de Gabriel Garcia Márquez. Mas para quem gosta de ver uma prova de um amor quase impossível, o filme é esse... O impossível é achar esse filme aceitável e bom. Para não dizer que sou ruim, as únicas coisas que descem na garganta são as belas musicas de Shakira e a trilha do brasileiro Antonio Pinto, o resto. É um cólera mesmo!


Ficha Tecnica

Amor em Tempos do Cólera

Diretor: Mike Newell

Elenco: Javier Barden, Giovanna Mezzogiorno, Benjamin Bratt, Catalina Sandino Moreno, Fernanda Montenegro e John Leguizamo.

Gênero:Drama/Romance

Cotação do Filme: 15%-Filme Fuleragem

Comentários

  1. JP, não sou tão radical quanto a você nesse filme. Não li o livro que deve ser muito bom. Mas achei que o filme merece um tanto de crédito, eu gostei! Não sei se foi porque estava bem emotivo na época... enfim!! Um ótimo filme!

    [****]

    ResponderExcluir
  2. Até que gostei desse filme. Acho que deveria ter sido todo falado na língua natal e me incomodei em diversos sentidos, mas gostei muito da atuação de Bardem, toda a produção técnica e os fatores narrativos e literários, que me conquistaram. Mas achei, para o típo de filme, que a direção foi fria.

    Ciao!

    ResponderExcluir
  3. João, não consegui gostar nem do Javier Bardem nesse filme. Apesar da boa técnica, com destaque para a direção de arte e os figurinos, o roteiro é horroroso! Não conseguiu passar com propriedade o por quê dessa história de amor ser tão forte para que o Florentino lutasse tanto por ela.

    ResponderExcluir
  4. Johnny, suas críticas são certeiras e irrespondíveis, pois realmente o filme é equivocado, com caracterizações que beiram a farsa e um ritmo modorrento. O pior de tudo é Mezzogiorno, numa atuação cheia de exasperação, mas nenhuma preocupação com as motivações de sua pertsonagem, que resultam ininteligíveis.
    Apesar de tudo, não achei tão ruim assim, talvez por tê-lo visto como uma farsa, caricatural, e por não ter lido o livro homônimo!

    Cumps.

    ResponderExcluir
  5. Longo, longo, longo e longo. Quando eu achava que iria acabar, era só o começo.

    Só Javier Bardem para salvar do desastre total.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  6. Não conheço este livro, só de nome mesmo, mas com esses seus comentários negativos, me fez ficar com um pé atrás nesse filme.

    ResponderExcluir
  7. Sempre tive vontade em ler essa obra e por isso estou resistindo em ver o filme, já que os comentários não são lá aniamdores até agora...
    abraço,s Jhonny!!!

    ResponderExcluir
  8. Cara, como você mesmo disse, conseguiram cagar a obra do Gabo mesmo! O diretor da minha futura escola! Que vergonha...

    ResponderExcluir
  9. Ainda pretendo assistir para ter uma opinião, pelo menos tem um elenco interessante.

    Abraço

    ResponderExcluir

Postar um comentário