Fatos de 2008 ...

2008, parece que foi ontem que começou o ano... Porém estamos no meio dele e muita coisa curiosa a meu ver aconteceu. Já se tem muitas coisas curiosas e outras coisas... Bem... é melhor comentar aqui.

Colocando sombra na concorrência – A Paramount se torna uma maquina de fazer ótimos filmes.

Até agora, a Paramount conseguiu fazer um feito curioso, alguns dos melhores filmes do ano são da produtora. Percebam: Cloverfield, Onde Os Fracos Não Tem Vez (a Paramount Vantage), As Crônicas de Spiderwick, Homem de Ferro e Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal, apesar desse ultimo ter dividido uma certa parcela do publico e critica. E ainda mais, Homem de Ferro é por enquanto a maior bilheteria do ano e ainda o filme que teve mais aprovação de críticos no site Rotten Tomatoes; Onde Os Fracos Não Tem Vez conseguiu os prêmios máximos do Oscar incluindo roteiro, direção e filme. Se manter um bom ritmo podemos subir a montanha e ver de cima bons projetos.

Percebendo o óbvio – mais remakes de horror... Mais dores de cabeça...

A cada ano que se passa, está cada vez mais freqüente remakes de filme de horror, principalmente vindo da Ásia, calderão fervente do horror. E só nesse começo do ano, essa corrente deu três películas totalmente descartáveis, a primeira foi One Missed Call, que curiosamente é um remake do filme mais fraco de Takashi Miike, e resultado, datado de longe um dos piores filmes do ano. O Olho do Mal, estrelando a nova Miss Bomba, Jessica Alba é outro remake mal sucedido de The Eye – A Herança dos Irmãos “Pinico” Pang e ainda contando com uma dupla de diretores franceses que fizeram Ils e resultando no filme extremamente fraco. E Imagens do Além, remake do tailandês Shutter até que tentou porém fez os mesmos erros crassos de O Grito e não funcionou ... Mas calma... Esse ano reserva ainda mais (decepções) surpresas.



Nostalgia, só com prescrição médica – o problema do retorno de alguns personagens clássicos.

Só nesse ano, dois personagens clássicos do cinema voltam às telas e uma adaptação de um desenho cult ganha sua versão live action. Rambo e Indiana Jones voltam nos seus novos capítulos de suas sagas e Speed Racer ganha a tão sonhada adaptação. Mas nem tudo são flores nessas adaptações. O novo filme de Rambo deu espaço a violência extrema porém se esqueceu da história, apesar de ter muitos fãs, alguns não digeriram tão bem a (falta) criatividade de Stallone que voltou tão incrível em Rocky Balboa. Em Indiana Jones conseguiu o feito, caiu bem nas graças da critica, porém o publico não conseguiu engolir algumas situações, alguns criticam o roteiro fraco, outros o excesso de efeitos especiais, entretanto, todos concordam que é um filme pipoca como não se via em muito tempo. Já Speed Racer pode se dizer que se junta ao hall dos subestimados, já que a critica americana não gostou muito e o publico não respondeu bem, e mesmo aqueles que viram o filme, sabe que dividem opiniões, alguns acham bizarro demais, já os fãs viram uma adaptação tão fiel que não se via desde Sin City. É bom curtir os novos filmes dos heróis, mas como fãs, como cinéfilos, bem, fica a seu critério vibrar ou detestar.

É DO BRASIILLLL – O cinema nacional no centro do mundo.

Apesar de ter começado com o pé esquerdo colocando um filme errôneo para o Oscar, o cinema brasileiro tem muito que comemorar. No começo do ano, um dos melhores filmes nacionais, Tropa de Elite de José Padilha ganhou o Urso de Ouro de Berlin derrubando apenas Sangue Negro de PT Anderson, com isso começou a caminhada para esse filme no Oscar, apesar disso, começou mais uma vez um largo debate sobre se o filme vale a pena ou não de ser indicado, exemplo disso, são os vários tópicos criados no IMDB sobre o filme onde alguns denegrirem e outros protegem o filme e o comentário mais curioso que li foi no qual, que os americanos preferem um filme policial que é um remake de um filme oriental, que no caso foi Os Infiltrados, do que um filme que genuinamente trata com clareza o sistema policial brasileiro. E no ultimo final de semana, Linha de Passe de Walter Salles ganhou um premio importante que será fundamental para a corrida para o Oscar 2009, que foi a vitória de Melhor Atriz para Sandra Corveloni e derrubando Angelina Jolie e Juliane Moore, se o filme tiver uma ótima carreira no exterior, quem sabe ela pode ser indicada? É só torcer para que apareça mais prêmios e mais alegrias para um cinema que tem seus defeitos, porém sabe ser soberano.

Onde os fortes não têm vez – mais uma vez o Oscar traz sorrisos... E revoltas.

Se brincar é de propósito, toda vez a Academia trás o sorriso no rosto e premia os que merecem, mas ao mesmo tempo, alguns possuidores das estatuetas não merecem nem possuir, o que muitos acham o premio máximo do cinema. vamos logo lembrar de um dos filmes mais injustiçados da noite que foi a animação Persépolis de Marjane Satrapi e que perdeu injustamente para Ratatouille. Hoje depois de muito tempo reconhecem o erro de ter dado o premio para o filme errado e pior, alguns não conseguem dizer aonde está a tão falada genialidade do filme, que considero, um dos piores da Pixar, um dos filmes mais hipermegaextremamente superestimado do ano junto com O Sonolento, ops, Ultimato Bourne e Ligeiramente Grávidos. Mas os vencedores não há o que questionar, principalmente Onde Os Fracos Não Tem Vez e seus consecutivos prêmios. Alguns ficaram chateados pela derrota de Sangue Negro, mas uma coisa ele conseguiu, ser marcante para quem viu. Mas todos os filmes que foram no Oscar, desde enfadonho Desejo e Reparação, o alegre Juno e o denso Conduta de Risco tem uma nova premiação a seguir. Conquistar os seus corações, amantes do cinema.

Final do ano talvez tenha mais ...
Abraços...


E sim... Os melhores filmes por enquanto e sua respectiva porcentagem

Onde os Fracos Não Têm Vez – 93%
Indiana Jones e O Reino da Caveira de Cristal – 92%
Persépolis – 85%
Juno – 84%
Um Beijo Roubado – 82%
Os Indomáveis – 80%*
Os Noves – 80%
Homem de Ferro – 78%
Cloverfield – 78%
As Crônicas de Spiderwick – 77% *

*os filmes não tiveram resenhas no blog



E os mais fracos são...

O Orfanato – 47%
Awake – 40%
[REC] – 20%
Catacumbas/Sepultadas – 5%


Até POVO!

Comentários

  1. Ficou legal a imagem no blog, de Box do Takashi Miike.
    Legal essa sua retrospectiva até agora de 2008.

    ResponderExcluir
  2. Mudou o layout??? Ficou bem legal! E parabéns pelo post. Muito bom para recordar o que já tivemos em 2008.

    Abs!

    ResponderExcluir
  3. Esse ano tenho me surpreendido bastante com os filmes, até alguns dos não tão fortes tem me agradado bastante, e filmes que passam longe do meu estilo preferido tem surpreendido. Sem falar nas surpresas, de musicais, westerns pintando por aí. Fico feliz!

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pelo novo layout do blog, João.

    Até agora, estou achando este ano de 2008 muito fraco em termos de lançamento de cinema, mas concordo com tudo o que você disse a respeito da Paramount, dos remakes de filmes de terror, sobre os prêmios dados ao nosso cinema e sobre a maravilha que é Persépolis. Mesmo assim, ainda acho que "Ratatouille" mereceu o Oscar! ;-)

    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Muito boa sua respectiva... Porém não concordei com tudo o que você disse, principalmente sobre o Tropa de Elite e o "Ano em que meus pais saíram de férias"... Mas no mais, adorei, muito bem feita...

    ResponderExcluir
  6. Johnny, estou achando o ano excelente até agora! No Oscar, por exemplo, nao tinhamos uma safra tão boa de filmes concorrendo ha MUITO tempo. E foi o ano de Sangue Negro, na minha opinião o melhor filme americano da decada!

    ResponderExcluir
  7. Tudo novo por aqui...legal.
    Gostei de duas coisas na tua lista. Onde Os Fracos Não Têm Vez em primeiro e REC em penúltimo, hehehehe.

    Abraço!!!

    ResponderExcluir
  8. O Cara da Locadora - O problema nem sou seu que falo
    veja ai no imdb
    http://www.imdb.com/title/tt0861739/board/nest/102255864

    e ainda tem a participação do amigo blogeiro Gustavo do Imperio Cinefilo.

    Louis, Otávio e Isabela - Com certeza, 2008 está com uma boa safra e realmente, poucos filmes ruins, existiram aqueles abaixo da media, porém extremamente ruins ... vcs contam no dedo.

    Ibertson - Essa cena de The Box é uma das coisas mais lindas que já vi na minha vida, depois irei colocar uma foto da minha Lady ...

    Milla - obrigado por concordar com minhas observações ... pena que não concordo em achar que perspolis perdeu ... mas é assim mesmo, se vc adorou o filme, já é o mais importante ... beijos


    abraços a todos

    ResponderExcluir
  9. O viual ta ótimo! E o post também ;)

    2008 está se tornando um belo ano pro cinema...

    Ciao!

    ResponderExcluir
  10. Nosso top 2 é o mesmo, só se inverte a ordem! ;)

    Cumps.

    ResponderExcluir

Postar um comentário