Especial John Carpenter: The Thing - O Enigma do Outro Mundo

Começando as festividades de aniversário do Cine JP, inicia-se com um especial de 3 filmes especiais de um grande diretor, um dos mestres do horror, John Carpenter.


Hoje, a palavra que mais assusta em um espectador de horror se chama uma: remake. Atualmente nunca se vê tanta ojeriza em falar sobre esse tema. Hoje, isso se deve muito a falta de criatividade que os americanos ver. Se analisar neste ponto de vista. Já que tanto na Europa, quanto a Ásia continuam fazer seus filmes e ainda mais, influenciando diretamente o modo de cinema americano. Mas esse mesmo tema há 20 anos atrás, servia mesmo como uma releitura ou homenagem. John Carpenter, conseguiu fazer algo que vai ser muito difícil superar.

Antártida, Inicio de inverno de 1982, um grupo de pesquisadores americanos se deparam com uma situação inusitada: um cachorro sendo perseguido por um helicóptero norueguês e depois de alguns erros, os noruegueses morrem e a equipe fica com o cachorro. Com esse mistério, alguns vão para a base vizinha e descobrem algo assustador, mal sabem que eles entraram um pesadelo sem fim onde o horror é silencioso e mortal.

O Enigma do Outro Mundo (The Thing) é uma releitura de um clássico dos anos 50 chamado The Thing From Another Space de 1951 que foi referenciado no clássico e no remake de Halloween e ainda conta no elenco o ator favorito de Carpenter que é Kurt Russell que já fez com Carpenter grandes clássicos como Fuga de NY, Aventureiros do Bairro Proibido. E além disso, em 2002 ganhou até um jogo para PC, Playstation 2 e XBOX mostrando fatos depois do filme.

O roteiro entrega a situação em doses precisas e não entrega tão fácil o segredo do filme. Porém quando começa o horror, faz questionar o espectador para um ponto desconhecido, o que chega ser mais assustador: um inimigo desconhecido ou a perca da confiança? A trilha de Ennio Morricone pode se dizer que é uma das mais tensas do cinema e ainda fez com o ar de clássicos dos anos 50, porém assim como em O Iluminado, inexplicavelmente a trilha foi indicada à Framboesa de Ouro como pior trilha sonora. Assim entrando naquele tipo de fato incompreendido que só depois de algum tempo perceberam o quanto assustador é a trilha deste grande compositor.

Mas os pontos fortes do filme é a direção precisa de Carpenter e os efeitos visuais do filme criados por Rob Bottin. Hoje, vendo esse filme, o espectador ainda fica impressionado com o efeito especiais das “coisas”, desde de seu movimento até a o desenho deles que por muitas vezes é perturbador e tira o sono de qualquer um. Dando destaque a cena da mesa cirúrgica que dá inicio a uma das seqüências mais apavorantes do cinema.

Pode se dizer que é uma obra-prima do horror: com certeza. E ainda mais, é um tipo de filme que mesmo você vendo milhões de vezes, sempre irá sentir o medo gelar a espinha. Além disso, é também considerado por muitos, o melhor remake de horror já feito na história do cinema de horror. Respostas para esse fato têm varias respostas, pode até ser que na época que saiu o filme, uma releitura é prestigio a obra que foi feita, hoje é dor de cabeça e falta de fôlego novo para um gênero que nos dá tantas alegrias, no caso do horror, tantas doses de adrenalina e medo.

Ficha Tecnica
O Enigma do Outro Mundo (The Thing)
Diretor: John Carpenter
Elenco: Kurt Russell, Keith David e outros
Cotação do filme - 91% - Filme Obrigatório

Se Gostou, Recomendo:

Alien - O Oitavo Passageiro
A Mosca
Planeta Terror
Vampiros de Almas

Comentários

  1. Bom, filmes de terror não são minha especialidade, e acho que nunca vi nenhum do John Carpenter, mas das suas recomendações no final do post eu já vi quase todos, a exceção de Vampiros de Alma. Gosto muito de todos que você listou aí.

    ResponderExcluir
  2. Do John Carpenter, só assisti "Fuga de Nova York" mesmo...

    ResponderExcluir
  3. Johnny, sem dúvida Carpenter foi feliz nesse remake, até porque é dos mais comentados até hoje pelos cinéfilos e dos mais recomendados pela crítica.
    Eu ainda não o assisti por completo, por um simples motivo: vi algumas partes na televisão quando era criança e fiquei com medo até quase borrar as calças (desculpe-me o palavreado).
    Mas isso já passou e sem dúvida seguirei a recomendação, vendo-o por inteiro. Felizmente, há uma ótima edição em DVD.

    Cumps.

    ResponderExcluir
  4. Gela a espinha mesmo? Ainda não vi esse, João.

    Quando é o aniver?

    ResponderExcluir
  5. Kurt Russell é foda, o fiel paladino de Carpenter. Clássico, com certeza. Não sabia dessa da trilha sonora, que ratiada dos caras hein...

    Abs!

    ResponderExcluir
  6. A filmografia de Carpenter tem filmes que entraram para a história como "Halloween", "Fuga de Nova Iorque" e "Eles Vivem".
    Esse "O Enigma de Outro Mundo" é sensacional, terror em uma ambiente de claustrofobia, que é copiado até hoje.

    Abraço

    ResponderExcluir
  7. Um verdadeiro clássico do Horror.
    Queria jogar o game.
    A próxima resenha vai ser "They Live"?

    ResponderExcluir
  8. Dos filmes dele que eu vi só lembro de um de vampiros que passava na record...era no deserto americno e tal hehehe

    Gustavo Madruga

    ResponderExcluir
  9. Thrilling!!Recomendo Christine, o Carro Assassino, tbm de Carpenter. Abcs

    ResponderExcluir
  10. Ainda nao assisti tb =/

    ResponderExcluir
  11. Cara, esse filme é maravilhoso! Um dos mais assustadores e impressionantes que eu já vi do gênero. E é nojento demais! Não se faz mais nojeira com qualidade.

    John Carpenter aprontou várias coisas bacanas. Não esqueça de FUGA DE NY e OS AVENTUREIROS DO BAIRRO PROIBIDO, hein...

    Abs!

    ResponderExcluir
  12. Putz...já ouvi falar muito deste filme!
    Dizem que é tensão e sustos muito bem manjados, dirigidos. Preciso ver logo, bacana o texto!
    abraço

    ResponderExcluir
  13. Milla e Daniell - Precisam se redimir urgente, o cara nos anos 80 é o cara, se vocês gostam do estilo de Robert Rodriguez hoje, podem ter certeza, é influencia de carpenter sem duvida.

    Pedro - Assista, os comentarios seguintes falam por si só.

    Hugo - Só o jogo baseado no filme, que deu a mesma sensação do filme ... dai você tira e detalhe.

    William e Louis - Amigos, procurem nas locadoras, ou baixem, mas não deixem de perder esse grande filme de horror.

    Otávio - Para você ver como é a situação, sem efeitos especiais, tudo na tora, que foda em ... ehehehe

    Iberston, Marcus, Gustavo e Jacques - Mesmo revendo o filme, ainda sinto mesmo como se fosse a primeira vez ... isso é muito, mas muito dificil. fodão ... eheheh


    abraços

    ResponderExcluir

Postar um comentário