Especial John Carpenter: Fuga de Nova York

Atualmente, o nosso país vive com problemas significativos no sistema penitenciário. Superlotações, condições precárias, estruturas falhas e descaso do governo. Algumas correntes do sistema penal tentam achar respostas para este problema que assola o país. E o nosso homenageado, John Carpenter, deu uma idéia absurda, porém por que não tentar colocar em pratica?


No final da década de 80, explode uma onda de violência em todos os Estados Unidos, fazendo com que isolem uma cidade inteira para transformar - lá em uma prisão de segurança máxima. A cidade eleita foi Nova York, para ser exato, toda a ilha de Manhattam. Em 1997, o presidente tem a sua Força Aérea Um tomado por terroristas e sua cápsula de fuga cai no epicentro de NY, e com ele está um documento especial para a “paz” no mundo. Com isso, o admistrador da penitenciaria, tem uma grande idéia. Chamar um veterano de guerra, porém renegado Snake Plissken para o resgate, porém com uma bomba biológica no corpo assim fazendo que ele tenha um prazo para resgatar o presidente. Sendo que sobreviver na prisão já é difícil, escapar se torna impossível.

Só a premissa do filme é algo incrível e questionável. O filme permite ao espectador a refletir se vale a pena fechar uma cidade e colocar a escoria criminosa. Apesar do próprio roteiro não conseguir explorar quanto deveria, mas só a colocação de idéias é louvável. Mas ele não perde a principal característica que é contar uma ótima história de fuga impossível.

Kurt Russell e John Carpenter pode se dizer que é uma dupla explosiva. Russell entrega mais um personagem durão que cativa qualquer um. Snake Plissken é um personagem durão, que não pensa duas vezes e que está pouco se lixando para o que está havendo. Mas sim o seu principal foco é a missão. Fora isso, ele influenciou o personagem principal de Metal Gear Solid, Solid Snake.

Carpenter neste filme faz de melhor, roteiro, direção, participação especial e trilha sonora (que por sinal incrível) e ainda de quebra faz um dos grandes clássicos dos anos 80 que foi marcado por ficções cientificas geniais e que hoje, mesmo que saia ótimas produções, sentimos falta daquela magia que foi preponderante nessa época e que as seqüências de ação desse filme convencem mais do que uma produção top de linha da ultima década.

Fuga de NY é um filme obrigatório para os fãs e indispensável para os cinéfilos que querem sentir do por que os anos 80 foi considerada uma das épocas mais prosperas que o cinema teve, claro que teve tecnologias e filmes melhores nos anos conseqüentes mas quem viveu essa época guarda com carinho e emoção de ter visto o herói em cena dizendo aquela frase celebre “Call Me SNAKE!”. Por falar nisso, tão dizendo que vai sair o filme de Metal Gear Solid... imagine se Kurt Russell fosse Snake novamente ... o sonho ...


Ficha Tecnica
Fuga de Nova York (Escape From New York)
Diretor: John Carpenter
Elenco:Kurt Russell, Lee Van Cleef, Ernest Borgnine, Donald Pleansence, Isaac Hayes, Harry Dean Stanton, Adrienne Barbeau, Tom Atkins, Charles Cypress e Jamie Lee Curtis
Gênero: Aventura/Ficção Cientifica/Suspense
Cotação: 88% - Filme Imperdivel

Se Gostou, Recomendo:

Mad Max
Blade Runner
Os Aventureiros do Bairro Proibido.

Comentários

  1. Um clássico imperdível...nota 10.

    Abraço

    ResponderExcluir
  2. Este filme é muito legal!!! Parece que vão fazer até uma refilmagem!

    ResponderExcluir
  3. Filme MUITO legal msm! Adoro e recomendo imensamente tb! =D

    ResponderExcluir
  4. Não sou muito fã do genero Aventura/Ficção Cientifica, mas admito que entre os seus recomendados gosto bastante da saga Mad Max.

    Quanto ao Pride, eu peguei em DVD, e sinceramente, não acho que algumas criticas sejam justas. Chega a ser melhor que alguns como Somos Marshall, e filmes de futebol. Não chega a ser um espetaculo, mas acredito que muito se deve tambem ao fato do tema estar batido.

    ResponderExcluir
  5. O filme é excelente, mas a idéia de "por que não colocar em prática" é totalmente inaceitável na vida real... espero qe você tenha falado com tom de brincadeira, né? =)

    ResponderExcluir
  6. "Call me Snake."

    Nota 10 pro filme! Clássico total! Já pensou se o Carpenter fizesse o filme do MGS, a primeira missão do Solid Snake, do jogo lançado em 1988 pra MSX? Sonhar não custa né, hehehe.

    Abs!

    ResponderExcluir
  7. Outro filmaço da porra! Hiper Mega Fodástico! Xô para essa refilmagem que está por vir.

    Gosto até de FUGA DE L.A., mas esse aqui é demais! KURT RUSSELL É O CARA!

    Abs!

    ResponderExcluir
  8. Otávio, Marcus , Louis e Hugo - Esse da filmografia de Carpenter é um dos mais obrigatorios, mas por pouco não seria obrigatorio ... é curtinho ... mas é aquele curtinho fodastico.

    Milla -A refilmagem está sendo cotada, porém é muito dificl ... só por um fato ... Snake é único.

    Ronald - Sei lá ... é bizarro ... mas não impossivel, só esperamos que esse sistema penitenciario melhore ...

    ResponderExcluir

Postar um comentário