Especial John Carpenter: Eles Vivem (THEY LIVE)

Terminando o especial do mês do ano 3 do blog, um dos filmes mais polemicos de Carpenter e ao mesmo tempo curioso.

Muitos dizem que os olhos são a janelas da alma e do mundo e que os óculos restringem a visão que temos em nossas vidas. Porém para Nada foi o contrario e o que viu é aterrorizante. Nada, um andarilho que tem um emprego braçal na construção civil, vê a policia fazendo uma desapropriação de uma comunidade pobre. Após o ataque ele acha uns óculos escuros bizarro que vê em tudo preto e branco, mas esse mesmo óculos revela o verdadeiro mundo que ele vive e ainda pior, descobre que tudo que controlado por uma força maior.

John Carpenter pode se dizer que fez um dos seus melhores filmes da carreira. Eles Vivem é mais uma fita do diretor que foi extremamente barato, no equivalente a 4 milhões de dólares. O filme marca o final da década gloriosa de Carpenter no qual pode se dizer que emplacou clássico atrás de clássico como O Enigma do Outro Mundo, Starman, Fuga em Nova York e Eles Vivem.

Curiosamente, Carpenter queria fazer uma homenagem aos filmes dos anos 50 e 60 de invasões extraterrestres, porém vendo hoje estes mesmos filmes hoje são a clara proposta anticomunista que os US and A tinham contra a União Soviética e já pelas mensagens implícitas já pode se dizer com toda a certeza que os homenzinhos vermelhos são do outro lado do mundo.

Mas em Eles Vivem, o foco continua sendo alienígenas, porém a essência critica de invés ao falho sistema socialista soviético, desta vez é de uma maquina que o governo americano sabe usar muito bem, que é o capitalismo e seus maniqueísmos. E mesmo depois de duas décadas de seu lançamento, o filme consegue algo, ser atemporal e hoje, percebemos que pouca coisa mudou, não para melhor, mas também não para pior.

Eles Vivem não pode ser o mais bem feito em questão de efeitos especiais. Nem tão pouco de maquiagem, porém ele tem algo que hoje só poucos valorizam que é uma ótima história para contar e criar situações incríveis com o que tem. Por isso que é um filme obrigatório, mas não para chamar uma obra de arte, mas sim para refletir sobre o que nos rodeia. Um horror sociológico que vale a pena ser visto, debatido entre todos. Pena que termina com um gostinho de quero mais.


Ficha Tecnica
Eles Vivem (THEY LIVE)
Diretor: John Carpenter
Elenco: Roddy Pepper, Keith David e outros
Gênero: Ficção Cientifica/Suspense/Ação
Cotação do filme: 90% - Filme Obrigatorio

Se Gostou do filme, Recomendo:

El Mariachi
Pi
Clube da Luta
Cabana do Inferno

Comentários

  1. To gostando desse Esepecial John Carpenter! Só filmaço! :)

    ResponderExcluir
  2. Também estou gostando do especial John Carpenter! Não conhecia os filmes e fiquei interessada na obra do diretor.

    ResponderExcluir
  3. Esse "They Live" não conhecia. Se tu diz que é obrigatório, vamos catá-lo então! =D
    Abs!

    ResponderExcluir
  4. John Carpenter é foda.
    Preciso conhecer esses filmes, principalmente Star Man, Fuga de Nova York e esse Eles Vivem.
    Não é à toa que ele é chamado de o mestre do terror.

    ResponderExcluir
  5. Mais um filmaço de Carpenter, com ótimas cenas de ação, inclusive um incrível briga de rua entre Roddy Piper e David Keith, por sinal Pipper é um astro de luta-livre, além das críticas aos governos e poderosos que Carpenter sempre insere em suas histórias.

    Abraço

    ResponderExcluir
  6. Mais do que um filme, sugere algo que está por trás do que nossos sentidos limitados conseguem "perceber"... Por que não uma outra realidade?
    E como Einstein disse: A mente que se abre a uma nova idéia jamais voltará ao seu tamanho original

    ResponderExcluir

Postar um comentário