Terminando o Jogo : A Busca Pelo Novo Bruce Lee

Nos últimos anos, dependendo do ator, tudo que ele fez durante a vida inteira poderá dizer, é um clássico, é isso, é aquilo e etc. o exemplo mais recente foi do ator Heath Ledger que morreu subitamente de uma reação alérgica de remédios. Já tem fãs que estão considerando qualquer coisa do ator (qualquer coisa mesmo) como clássico, como obra importante do cinema. E pior ainda foi para Terry Gillian que estava filmando o mais novo projeto do ator e ainda para agravar a situação, Ledger era o principal. Raciocinando bem, é melhor continuar o projeto ou engavetar? Mas para responder essa idéia vamos voltar para os anos 70 e lá, poderá (ou não) ter a grande resposta.

Em 1973, o ator Bruce Lee morre em circunstâncias misteriosas e deixou para trás o seu projeto mais ambicioso de toda a sua carreira, O Jogo da Morte. Momentos depois da morte, aproveitando a transformação do ator em mito, uma produtora decide completar o filme e ainda fazendo uma busca para o novo Bruce Lee porém entre os candidatos são mais estranhos do que se imagina. Assim, se faz a grande pergunta, quem será o grande “sortudo”?

Terminando o Jogo: A Busca Pelo Novo Bruce Lee é um falso documentário de comédia sobre os bastidores e de como seria feito o filme após a morte súbita de Bruce Lee. Esse filme independente foi dirigido por Justin Lin que pasmem, é o mesmo de Velozes e Furiosos: Desafio em Tóquio, porém com um fato bem curioso, como diretor de blockbuster é muito fraco, porém de um filme independente funciona mais do que se imagina. Mas será que o filme é tão legal assim ou pode ser o mesmo erro que foi O Jogo da Morte?

O roteiro do filme consegue ser acessível por que ele se torna interessante com as piadas bem sacadas de cada personagem e sem apelar pelo banal como se vê em muito filme de comédia e ainda faz uma brincadeira saudável sobre o racismo entre caucasianos e asiáticos. Mas também sofre com o estigma que envolve o fato da mistura da comedia com documentário que é a falta de ritmo em determinadas partes da trama. Também é complicadíssimo manter a balada, porém isso não deixa o filme se perder.

Todos os atores entregam interpretações bem legais, todos estão a vontade e os dois maiores destaques da trama são Sung Kang e Roger Fan. O primeiro faz um dos candidatos mais empolgados, Cole Kim, e sua empresaria é também a namorada. Além de fazer um personagem carismático ele rouba a cena em um dos melhores momentos do filme. Roger Fan faz Breeze Loo, uma copia descarada de Bruce e ainda é humilde até dizer chega, personagem engraçadissimo e ainda lembra Tank Evans do desenho-documentario Tá Dando Onda.

Justin Lin fez uma direção coerente e realmente mesmo sendo comédia, ele assume e muito bem a postura de um documentário convencional, mas sem cair no marasmo que existe nesse tipo de projeto. E o filme ainda ajuda a questionar a importância do mito de um ator, será que aproveitar a morte dele para continuar um projeto duvidoso. Hoje já se sabe que O Jogo da Morte é um erro, um filme fraquíssimo que tem algo bizarro, no qual ele é um filme que assistimos sem saber o porquê. E hoje com a morte do Heath Ledger fica ainda mais questionável se dever prosseguir com o projeto ou não, mesmo com atores consagrados substituindo ele.

Terminando o Jogo é um filme bacana, mesmo não sendo engraçadissimo em todos os momentos, funciona e é bem divertido junto com seu plot, ganha mais força ainda por provar que o maior sonho do mito se transformou em um erro colossal e a visão bem humorada de como seria feito o filme consegue ser mais genial do que a obra final. Um filme que vale a pena assistir, pena que ninguém sabe se virá para o Brasil.

Ficha Tecnica: Terminando o Jogo: A Busca Pelo Novo Bruce Lee (Finishing The Game: The Search For A New Bruce Lee)
Diretor: Justin Lin
Elenco: Roger Fan, Sung Kang, Dustin Nguyen, McCaleb Burnett, Mousa Kraish, Monique Curnen, Mederith Scott Lynn, Bernardo Peña, MC Hammer e James Franco
Gênero: Comédia/Documentario
Cotação do filme: 65% - Filme Assistivel

Se Gostou do filme, Recomendo:

- Operação Dragão
- Tá Dando Onda
- The King Of The Kong

Comentários

  1. Por mais que tentem, Jackie Chan e Jet Li nunca chegaram ao pés de Bruce Lee.
    Não vi o filme, mas deve ser bem interessante...

    Abraço!!!

    ResponderExcluir
  2. Fala sério, aquele REC é muito ruim hein?

    0

    ResponderExcluir
  3. pior é que acham o filme maravilhoso e esculacham Cloverfield ... Imagine só ...
    e desse filme espero sua resenha ...

    e sobre Terminando O Jogo ... veja, pode não ter uma nota alta, mas merece uma conferida ...

    ResponderExcluir
  4. Mas, que idéia interessante para um filme. Mesmo assim, acho que este é o tipo de obra que eu não assistiria. Só mesmo se passasse na TV e eu pegasse.

    ResponderExcluir
  5. Cara, eu não sabia desse TERMINANDO O JOGO... Valeu! Parece engraçado.

    Sobre CLOVERFIELD, eu não gosto. É uma viagem curiosa, mas que não ficou comigo depois que saí do cinema.

    Abs!

    ResponderExcluir
  6. Eu não sabia desse filme também. Fiquei curioso agora.
    Existem diversas pessoas tentando ser o novo Bruce Lee. Caso mais recente é o Tony Jaa com os filmes Ong Bak e O Protetor, que é um lutador excepcional, mas ainda está no início da carreira cinematográfica. Vamos ver se ele vira o novo Bruce Lee hehehe.
    Falando em Terry Gilliam, resenhei uma obra dele em meu blog. Passa lá depois.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  7. a idéia aprece ser bem interessante, mas não sei se me atraí, vejo tnata porcaria nesse stilo que já fico com um pé atras... o meu medo é que mutas das vezes esses pseudo-docuemntários soam muito falsos, mas tbm nunca um pseudo-doc. pro lado do humor... enfim...
    Nunca tinha ouvido falar desse filme, hehehe
    Abraços

    ResponderExcluir
  8. JP, achei o filme por acaso em uma locadora aqui perto de casa, vou alugar esse fim de semana pra ver...

    Abraço!!!

    ResponderExcluir
  9. Valeu pela dica, vou procurar assistir.

    O filme deve ser no mínimo curioso.

    Abraço

    ResponderExcluir
  10. Estou colocando seu link no meu blog.

    Faça uma visita.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  11. Nossa fiquei curioso agora, vou procurar pra assistir o mais rápido possível! :)

    ResponderExcluir
  12. haha Entao... eu posso ser Debi (se vc quiser) Dani, dificil... rsrsrs

    Eu fui lá no Noitao e ja cheguei tarde pra pegar o tal EnCUrralados que putz... até gostei viu... depois veio Ressurreição um filme com o Christoblherg Lambert... ridiculo... dai minha amiga quis assistir o maledito One missed call americano... quase chorei de rir... alias, eu e o cinema todo... mas beleza! Tres filmes por 9,00 tá otimo!

    ASS: DEBI (hehe)

    ResponderExcluir
  13. Desculpa Debi, deve ser por que o nome Dani não saiu na minha cabeça por um tempinho ...
    mas minina ... One Missed Call americano ... olho doeu?

    Mas surgirá bons filmes ...
    procure ver Right At Your Door ...
    beijos

    ResponderExcluir

Postar um comentário