Ponto de Vista - Vantage Point

Cenário: cidade de Salamanca, Espanha.
Fato: Atentado terrorista.
Alvo Principal: O presidente dos Estados Unidos Asthon
Cena do Crime: A Praça da Prefeitura de Salamanca
Descrição: Durante um discurso de paz em meios de protestos contra a política norte-americana, o presidente foi alvejado por tiros pela sacada. Momentos depois de terem socorrido o homem mais poderoso da América, uma explosão súbita deixando vários feridos.
Testemunhas: oito pessoas, entretanto cada uma tem um fragmento especifico para o crime em si.

Ponto de Vista é a mais nova fita de ação que chega esse ano e surpresa de bilheteria. Conta no elenco atores de peso como Dennis Quaid, Forest Whitaker, Matthew Fox, Willian Hurt e Sigourney Weaver. Um relativo sucesso de bilheteria americana e teve um tranqüilo publico aqui no Brasil. Chegando com um relativo atraso, o filme deveria ter sido lançado em meados de outubro do ano passado, apenas chegou em fevereiro e até hoje não se sabe qual é a explicação dada ao assunto.

O roteiro pela complexidade do projeto tinha que ser no mínimo surpreendente até o final, mas ai aparece o primeiro pecado do filme. A história era tão simples que de uma transição de personagem para outra dava para pelo menos juntar as peças para descobrir a coisa mais óbvia do filme. Um pecado grave para um formato incrível. As atuações do filme juntam tudo que um cinéfilo não quer. Segundo pecado: atuações nulas de Willian Hurt e Sigourney Weaver e ainda pior para Sigourney que teve uma personagem inexpressiva e sem sentido para a trama. Terceiro pecado: desperdiço de um grande ator em um papel fraco. Ver Eduardo Noriega, protagonista de grandes filmes espanhóis e dono de grande talento sendo totalmente jogado em um personagem ridículo e sem sentido. Consegue ser um dano irreparável e ainda competindo com os desperdícios de Paddy Considine e Daniel Brhul em O Ultimato Bourne.

Mas vamos falar de coisa boa, se não, por que pode se pensar que o filme é puro lixo. Uma atuação segura de Dennis Quaid que não tem um grande perfil para filmes de ação e de Forest Whitaker que não pode ter sido um personagem exigente, porém cumpre em seu papel fazendo dele um personagem útil. Os momentos finais do filme onde tem uma perseguição de carros de tirar o fôlego e um jogo de câmera na cena clímax do filme. O diretor mesmo com os pecados estarrecedores, entrega ao espectador uma boa fita de ação no qual cumpre os desejos de um simples espectador.

Ponto de Vista poderia ter sido um filme genial, porém ao mesmo tempo foi um gerador de desperdício de grandes oportunidades e esperança de uma eficiente fita de ação. Pelo menos para o gênero de ação, o ano começou bem e com pés seguros de que podemos ver coisas boas, ou não... Depende do ponto de vista de cada um. E no meu ponto de vista, o filme tem problemas, mas funciona.

Ficha Tecnica
Ponto de Vista (Vantage Point)
Diretor: Pete Travis
Elenco: Dennis Quaid, Matthew Fox, Forest Whitaker, Bruce McGill, Edgar Ramirez, Saïd Taghmaoui, Ayelet Zurer, Zoe Saldana, Sigourney Weaver, William Hurt, James LeGros, Eduardo Noriega, Richard T. Jones, Holt McCallany, Dolores Heredia e Alicia Zapien.
Cotação do Filme: 51% - Filme Assistivel

Se Você Gostou Dele, Recomendo:

- Na Linha de Fogo
- Abra Los Ojos
- Munique
- Cloverfield

Comentários

  1. O que eu mais gostei nesse filme foi daquela cena de perseguição de carros nas ruas de Salamanca. Achei sensacional.

    Porém, o roteiro é mesmo cheio de falhas. Erra, especialmente, na construção dos personagens. As histórias são muito irregulares.

    ResponderExcluir
  2. Eu gostei do trailer, quando vi no final do ano passado, mas após sua chegada aos cinemas vi que o filme não parece ser isso tudo não.
    Assim que tiver oportunidade verei.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Umas das notas mais baixas que eu já vi sobre o filme...

    Achei bem mediano também...

    Abraço!!!

    ResponderExcluir
  4. Não é um filme excelente, mas também acho que funciona bem. Concordo com a Camila, a perseguição é a melhor cena.

    Adorei o seu blog.

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Blog legal, gente bacana.Vou visitar sempre. Quem quiser visite meu blog tbm. abraços

    ResponderExcluir
  6. É... tem problemas. Mas funciona. A montagem é muito boa.

    Acho legal a comparação que você faz com outros filmes nas recomendações.

    Abs!

    ResponderExcluir
  7. Miila - Também acho aquela perseguição muito tensa e muito boa só pelo fato das ruas serem muito estreitas e está cheio de gente ... isso dá tensão ... gooooood!

    Ibertson - Não pode ser isso tudo mas vale a pena dar uma conferida ...

    Pedro - Você acha, pensei que estava ainda dando uma nota alta, não vi uma ótima repercusão em alguns lugares que conheço, acho que deve ser entre o meio da gente que achas isso ... mas quase iria dando menos de 50 .... mas tem coisas boas então ... 51.

    Cecilia e Jacques - Obrigado pela visita e pelo elogio, espero que sejam pessoas ativas nesse blog, abraços.

    Otavio - Esse espaço de recomendação é para quem gostou do filme e quer saber se tem outro filme que tem alguma tematica, ou mesmo estilo ou por causa dos atores, ai coloco as recomendações ... é bom isso, fazendo assim que alguns conheçam o trabalho de alguns atores, como exemplo, Eduardo Noriega que é um excelente ator que foi incrivelmente disperdiçado no filme ...

    abraços

    ResponderExcluir
  8. hahaha seboseira é ótimo mas... o pior foi o tal de Ressurrection de 99 com o Christopher Lambert... a cena do bebê recem nascido quase sendo jogado parecendo um frango foi tosqueira total... nem dá pra fazer a onomatopeia aqui pra vc!
    rsrsrsrsrs

    ResponderExcluir
  9. Esses dias acordei de madrugada e tomei um susto da minha vó, acho que é por causa daquela velha do REC....

    ResponderExcluir
  10. oi, vi q vc curte cinema, musica e livros, queria te convidar pra visitar meu blog, q é sobre isso!!

    bejos =*

    ResponderExcluir
  11. oi, vi q vc curte cinema, musica e livros, queria te convidar pra visitar meu blog, q é sobre isso!!

    bejos =*

    ResponderExcluir
  12. Verei no dvd, provavelmente. João, baixei 'Memories of a Murder', coreanos p. da vida e psicopatas sempre rendem ótimos filmes, hehehe.

    Abraço!

    ResponderExcluir

Postar um comentário