Southland Tales

Muitas vezes o cinema é uma coisa bem simples: uma faca de dois gumes. Existem filmes que despertam curiosidades e outro, aversão suprema. E ainda mais somado com a esperança de novo sangue em um lugar onde aparentemente não existe luz no fim do túnel. Será que é nessas horas que tomar rumos extremamente diferentes é a única saída do marasmo? Será que sempre estaremos prontos para novas visões e concepções de um mundo onde está escasso o broto da originalidade?

Depois de dois anos de espera, chega o mais novo filme de Richard Kelly, Southland Tales. Segundo longa do diretor, após do cultuado Donnie Darko. No período de Donnie para Southland Tales, Richard Kelly fez o roteiro para o mais ou menos Domino de Tony Scott. Os detalhes desse novo filme são tão intrigantes quanto a sua própria história que apesar de ser ficção, não foge muito e por pouco não se tornou a nossa realidade atual.

Em 4 de julho de 2005, acontece um ataque similar a Hiroshima nos EUA fazendo assim que as frágeis relações internacionais acabem de vez e estoure a 3° Guerra Mundial que envolve além dos Estados Unidos, Síria, Irã, Afeganistão e Coréia do Norte. Depois disso, o petróleo se tornaram escasso no próprio país fazendo assim recorrer a fontes alternativas como etanol e etc., porém um cientista excêntrico criou uma fonte moderna de energia chamada Fluid Karma fazendo com que qualquer veículo nunca pare de funcionar. E em 2008, os republicanos escolhem o estado da Califórnia para suas previas e consequentemente, as eleições. E a partir de poucos dias que antecedem o aniversário do desastre de 3 anos atrás. Um veterano na guerra do Iraque irá narrar... O apocalipse moderno.

Inicialmente pode se dizer que o filme tinha tudo para dar errado por vários motivos. Primeiro motivo é pelo fato do seu elenco que vai do brucutu The Rock, os atores de papeis únicos Seann Willian Scott e Sarah Michelle Gellar, alguns comediantes fazendo papeis sérios, um ator decadente Christopher Lambert e um cantor tentando ser ator que é o caso de Justin Timberlake. Assim irá se pensar que iremos ver aqueles tipos de filme de ação sem cérebro que tem como papel, um espetáculo de pão e circo moderno. Mas graças a Deus, isso não existe nesse filme.

O roteiro do próprio diretor de inicio fala sobre a sociedade que já estava fragilizada com a guerra do Iraque e que piora com novos eventos na vida de todos. E é nesse ponto que temos a maior surpresa do filme. Ele aborda muitos temas que ora comum ora desafiador. Ainda fica mais inquieto pelas atuações inexplicavelmente ótimas de seus protagonistas, dando destaques a Seann Willian Scott e The Rock que fazem papeis totalmente diferentes do que estão acostumados e principalmente Scott que imaginava-se que ele iria ser ator de um papel só, mais um milagre cinematográfico que presencio no ano de 2008 assim juntando com a de Jennifer Garner em Juno.

Richard Kelly mesmo sendo um jovem cineasta, com certeza ele tem uma marca registrada em sua carreira: misturar sem pudor, gêneros totalmente diferentes em um filme. Ele mistura comedia, suspense, ficção cientifica e até musical. Claro que essa mistura de idéias tem um preço, e ele pagou caro. Na versão completa do filme que tem quase 3 horas de duração, foi passada no Festival de Cannes, teve varias repercussões negativas assim fazendo com o seu projeto completo não seja exibido e ainda teve a sua duração reduzia e não tendo o que realmente queria. Complicado.

Southland Tales é mais uma obra única desse diretor visionário que pelo menos tenta trazer algo de novo para Hollywood que está devendo que é a capacidade de contar histórias insólitas carregadas de bizarrices. Não é uma obra que de primeira não pode agradar, porém como em muitos filmes cults, o reconhecimento pela obra só será no futuro onde todos compreenderem o que o diretor quis mostrar. Se continuar assim, Kelly está mais próximo de ser o homem das obras únicas.


Ficha Tecnica
Southland Tales
Diretor: Richard Kelly
Elenco: The Rock, Seann Willian Scott, Sarah Michelle Gellar, Bai Ling, Mandy Moore, Curtis Armstrong, Christopher Lambert, Cheri Oteri, Miranda Richardson, Kevin Smith, Wallace Shawn, Amy Poehler e Justin Timberlake.
Gênero: Comédia/Suspense/Drama/Ficção Cientifica
Cotação do filme: 80% - Filme Indispensavel.

Se Gostaram ... Recomendo:

Blade Runner
Bem Vindo A Selva
O Homem Duplo
Donnie Darko

Comentários

  1. Tô esperando pra ver esse aí..
    Parece ser interessante.

    Abraço!!!

    ResponderExcluir
  2. é um dos mais aguardados por mim, principalemtne por tantos elogios a ele e por ter o nome do Richard na direção... só não curti muito o the rock no elenco, sei lá... mas espero que ele não estrague o filme com a tentativa desesperar em se tornar o novo Arnold Schwarzenegger nos cinemas...
    Não conhecia muito a trama, antes de ler seu post... curti ainda mais..
    abraços

    ResponderExcluir
  3. Putz, já tinha visto falar desse filme a um tempo, mas nem me interessava em ver.
    Após ler a resenha, me interessei bastante. Nem sabia a história.
    Quero ver agora.
    Valeu pela dica.

    ResponderExcluir
  4. Não acho "Donnie Darko" essas coisas todas, por isso nem aguardo "Southland Tales" com essa ansiedade toda.

    ResponderExcluir
  5. Adorei Donnie Darko, e mal posso esperar pra ver esse daí!

    ResponderExcluir
  6. Dr. Stragelove, acho que ainda não havia entrado aqui. Desculpa. Vou linkar vc lá no Hollywoodiano.

    Cara, eu não sou tão amigo de DONNIE DARKO. Não espero esse novo filme com ansiedade. Mas gostei da premissa de THE BOX.

    Abs!

    ResponderExcluir
  7. Pedro, Rodrigo, Ibertson, Ronald e Daniell - Espero que saia uma edição especial do filme decente e com tudo que tem direito sobre por trás dessa obra tão contundente ...

    Kamilla - Bem, não se esqueça, muitas vezes quando vimos o filme pela primeira vez não percebemos, por isso que muita cautela e dependendo do filme, veja de novo ...

    Otávio - Obrigado pelo convite e compartilhamento e colocarei o seu também. e pode se dizer que espero tranquilo na adaptação de The Box de Richard Masterson ...
    até

    ResponderExcluir
  8. A Sarah Michelle Gellar tá bem naquele "The Air I Breathe" também. Eu nunca dei nada pra esse Seann, ele sempre vai ser o cara do American Pie, quem diria que ele faria uma atuação boa então... To aguardando esse filme, eu também curti muito o Donnie Darko.

    Abraços!!

    ResponderExcluir
  9. Grande elenco, e parece ser interessante. Na espera!

    ResponderExcluir
  10. Bem, só posso dizer que espero - MUITO - que o senhor esteja certo. To louco para ver este filme!

    Ciao!

    ResponderExcluir
  11. Hey, obrigado pelas palavras ao meu blog, fico muito grato. Mas, cara, opiniões divergentes, tenho que manifestar a minha insatisfação quanto ao filme Southland Tales. Um diretor que faz um filme como Donnie Darko não precisa se auto-afirmar no "mainstream". O problema é que, quando um diretor estreante faz um filme deste naipe, ele será sempre atrelado a ele, e nunca mais conseguirá fazer algo que as pessoas não remetam ao antigo exemplar. Não engoli este filme nem um pouco, intragável.

    Quanto ao blog, também adorei o seu. Muito bem disponibilizado e muito bem defendido.

    Abração!

    ResponderExcluir
  12. Desculpa, cara. Mas este filme é muito ruim. Ele tem ótimas idéias que simplesmente não colam. Para mim foi uma enorme decepção por que gostei muito de Donnie Darko. Sobre futurismos por exemplo 12 Macacos e Evangelion é uma obra prima perto deste Southland.

    ResponderExcluir

Postar um comentário