[REC]

Hoje, no Enquanto Você Dormia irá passar uma reportagem espetacular sobre a vida noturna dos bombeiros de Madri, e inclusive com direito a um exclusivo chamado em um prédio nos arredores da cidade. O que irão ver é com exclusividade, e a intrépida repórter Ângela e o cinematografo Pedro captando passo a passo dessa emocionante jornada adentro do prédio. Tudo isso, só o programa Enquanto Você Dormia, hoje a noite e reprises aos finais de semana.

Uma nova sensação ou mais do mesmo? É o que se viu em [Rec] do diretor Jaume Balagueró e Paco Plaza e utiliza um recurso que muitos adoram e outros detraem: a câmera em primeira pessoa com similaridades de documentário porém com foco em outro gênero e no caso desse filme, no horror. Também irá ter reprise nos filmes Cloverfield e Diary of The Dead de George A Romero. A grande questão é, ajuda ou não?

O tema chave da trama já não convence mais, se tivesse ainda um subtema interessante, poderia ter sido melhor, entretanto é mais mal explorado do que a base da trama. As atuações no começo convencem por ser naturais, mas até certo ponto, depois virou uma alegoria de histeria forçada que não transmite em nenhum momento pânico o medo da situação. Assim o grande destaque fica ao jogo de direção e de câmeras que utiliza todos os recursos que pode ter como ausência de som em alguns momentos, takes inusitados e a câmera noturna, assim ficando como o único elemento convincente da trama.

REC ... Realmente Estaria Convencido se não fosse tão jogado, se tivesse elementos mais convincentes, se fosse mais longo, se fosse bem mais atuável e principalmente, se fosse bom. Resumindo, Estritamente Cansativo em alguns pontos. É, isso ai, enquanto pensamos que o terror está se levantando, vêm obras como esse filme e destrói o que o gênero pode produzir. E final do ano já vai ter o prematuro remake. É melhor ver um documentário sobre guerra ou algo do gênero, assusta mais.



Ficha Tecnica
[REC]
Diretores: Paco Plaza e Jaume Balagueró
Gênero: Horror
Cotação do Filme - 20% - Filme Fuleragem

Se Quer Ver Algo Bom de Verdade, Vejam:

- Right At Your Door
- O Caminho Para Guantánamo
- A Bruxa de Blair
- A Noite dos Mortos Vivos (Original)

Comentários

  1. tentaram faze igul, mas anda se comparar ao Bruxa de blair, mas pelo fatod e ter lançado o formato e explorado com inteligencia a trama, até mesmo a sua divulgaçao... qualqeur filme que apareça com esse formato caí na cópia barata do blair, mesmo sendo de fato original..
    gstei do cloverfield... achei bem bacana, dá pra sentir o drama e confusão dos personagens...
    até tive vontade de ver esse.. mas vc me deixou menos ansioso depois desse comentário,rs...
    curti muito suas recomendações no final..
    abraços

    ResponderExcluir
  2. João, eu vi o algo bom de verdade "Caminho Para Guantánamo". Por isso, não acho que seja necessário conferir a obra postada, né? ;-)

    ResponderExcluir
  3. Strangelove, eu cansei desses filmecos de terror. É um atrás do outro. E olha que eu nem gosto de A BRUXA DE BLAIR e CLOVERFIELD... Sabe? Essa estética do ponto de vista único.

    Abs!

    ResponderExcluir
  4. Esse aí eu vejo ainda essa semana, apesar de receber uma cotação baixa sua.

    Que pena que é fraco...

    Abraço!!!

    ResponderExcluir
  5. Kamilla - Você disse tudo ... ehehehe

    Pedro e Rodrigo - Ouvi tantos comentarios ótimos sobre o filme mas quando fui tirar a prova dos nove ... fudeu ...

    Otávio - Realmente se o formato tivesse mais veracidade ... porém não convence ...

    ResponderExcluir

Postar um comentário