Um Beijo Roubado - My Blueberry Nights

Em determinados gêneros, torcemos por novidades ou por fôlego novo. Por muitas vezes tem gêneros por serem tão repetitivos e tão óbvios, afastam uma parcela de cinéfilos. Alguns têm aversão a terror, outros a ação. Em meu caso é com os filmes românticos. Mesmo com a formula que agrada multidões, isso cansa e muitas vezes rezando por algo diferente aparecer. Já mal começou o ano de 2008 e já achei um achado do gênero e candidato forte para ser um dos melhores do ano: Um Beijo Roubado (My Blueberry Nights) de Wong Kar Wai.

Elizabeth, uma jovem iludida com o namorado tenta procurar ele em uma pequena cafeteira e descobre que o seu amor lhe trocou com outra. Desconsolada, consegue encontrar companhia com o dono da cafeteira, Jeremy e mesmo sentindo uma sensação de tranqüilidade ao lado dele, ela decide viajar sem rumo pelo país a procurar de um rumo em sua própria vida.

O roteiro do filme não pode ser o melhor de todos no que se desrespeita o gênero, porém ele não é mastigado e repetitivo. Ele não só ficar preso na temática romântica, mas também na temática filosófica do ser humano abordando do que se diz a respeito sobre relacionamentos independente que seja. As atuações desse filme são uma coisa espetacular. Jude Law provando mais uma vez a competência que é uma característica dele muito forte. Rachel Weisz fez o seu melhor papel desde A Fonte da Vida, mesmo aparecendo pouco, porém marcante. Natalie Portman também dá as caras na trama com uma personagem diferente com o que se viu da atriz, lembrando muito aquele personagem de Lost, Sawyer, porém de saias. Mas é a personagem mais curiosa da trama. Agora o melhor de tudo no filme é a atuação de Norah Jones, sim, a cantora norte-americana sabe atuar (e muito bem) e fez uma personagem que lembra uma transgressão de uma musica dela para as telas. Mesmo não sendo uma impecável atuação, porém não deixa a perder por causa do seu diretor.

Wong Kar Wai depois de fazer obras primas asiáticas como Amor a Flor da Pele e 2046 – O Segredo do Amor, em seu novo filme faz uma mudança muito interessante, porém algumas vezes a mudança para alguns é de bom agrado, para outros não. Para quem está acostumado com o diretor e seu estilo se sentiu agraciado e tranqüilo por ver mais um exercício de bom cinema que vem com jogos de câmera, fotografia impecável digna de papel de parede de pc e temas românticos que não são chatos. Mas o fato de ser filmado nos US and A fez com que alguns críticos não vissem com os bons olhos o filme e dividiu a opiniões dos cinéfilos e que muitas vezes quando a rigidez e a cobrança para determinados diretores são altas demais, não dá para muitas vezes apreciar as obras conseqüentes ou aquelas que fogem do que ele já fez.

Mas de uma certeza eu tenho. My Blueberry Nights é um filme incrível, um romance que mesmo com alguns elementos característicos, mas ele não cai nas próprias armadilhas que o gênero tem. Fora isso tem uma grande atuação de uma cantora, ótima qualidade técnica, uma trilha sonora para ouvir a dois e tudo de bom. Mas para ser perfeito mesmo... É ver o filme a dois... Ver sozinho é osso.

Ficha Tecnica
Um Beijo Roubado (My Blueberry Nights)
País: França/Hong Kong/China
Elenco: Norah Jones, Jude Law, David Strarthairn, Rachel Weisz, Natalie Portman e Chan Marshall aka Cat Power.
Gênero: Romance/Drama
Cotação do Filme: 82% - Filme Indispensavel
Momento Inesquecivel: o beijo final

Se Gostou dele ... Recomendo:

- Amor a Flor da Pele
- I'm A Cyborg But That's Ok
- Casa Vazia
- Antes do Amanhecer


Comentários

  1. Adorei o filme e a trilha :D
    Aquela música da Cat Power é uma das minhas favoritas...
    Fime imperdível!

    ResponderExcluir
  2. Faz tanto tempo que espero por esse filme, nem sei se tem uma data de estréia fixa aqui ou se entrou direto pro dvd.

    Sei como é isso, de histórias de amo convencionais, mastigadas e repetitivas. O Kar-Wai já mostrou originalidade em "Amor à Flor da Pele", ele é mestre nisso.

    Tb gosto muito do elenco. Ah, Amo "Casa Vazia" e "Antes do Amanhecer", acho que gostarei desse filme.

    ResponderExcluir
  3. Só assisti a um filme do Wong Kar Wai, chamado "Amores Expressos", e gostei bastante. Fiquei muito curiosa para assistir a este "My Blueberry Nights", mas as críticas negativas diminuíram muito do meu entusiasmo com o filme.

    ResponderExcluir
  4. Kamilla - Mas assim
    as criticas negativas são dos fãs extremistas ... qualquer um sabe disso Milla ...

    Romeika - Sempre gosto de colocar filmes que se aproximam do que o filme propõe ... e já saiba logo ... detesto romance ... eheheh
    abraços

    ResponderExcluir
  5. Acho que falaram demais do filme antes mesmod ele estrear, e quando foram ver... não era tudo isso. Apenas um filme bacana de trilha bacana, nada mais.
    inté

    ResponderExcluir
  6. o elenco me lembra Closer por ter Natalie Portman e Jude Law, além d atrilha sonora que tbm aparenta ser bem escolhida... enfim, curto esses tipos de filmes, seja piegas, repetitivo ou não...logico que sendo a opção 'não' seria a melhor nesses casos... e pelo jeito esse parece que foge das outras caracteristicas...
    só fico meio com pe atras por ter Norah Jones, sou fã dela como cantora, agora como atriz...será?!? a unica atriz-cantora que é perfeita foi a Bjork em “Dançando no Escuro".. ainda tenho recordações pessimas de atuações da Britney spears ou Mariah Carey, se é que aquilo pode ser chamado de interpretações...rs
    abraços

    ResponderExcluir
  7. Rodrigo - Curiosamente, Norah Jones é competente no que faz e não é esse tipo de cantora quengal ... ela vale o ingresso para quem é mais fã.

    Felipe - Mas se puder, dé uma chance a esse filme ... vá por mim


    abraços

    ResponderExcluir
  8. Eu tb gostei do filme. Fiz um comentário há alguns dias pq não entendo de tanta gente metendo o pau nesse filme! Credo! Parece q as pessoas nao podem nunca fazer nada diferente... sempre batendo o martelo no mesmo lugar... afe

    Agora sua indicação... I´m a Cyborg but that´s OK é massa, adooorroo esse filme!

    Bacci!

    ResponderExcluir
  9. Bom elenco e boa nota você deu.
    Quero ver ainda essa semana.
    Valeu a dica!

    Abraço!!

    ResponderExcluir
  10. Quero muito ver... gosto do cinema de Wong Kar Wai.

    ResponderExcluir
  11. Nossa, fiquei intrigado. Verei pelo elenco, acima de tudo, e claro, pelo diretor.

    Ciao!

    ResponderExcluir

Postar um comentário