Tá Dando Onda

Pingüins são aquelas aves que sabem dançar e cantar, que ficam o tempo todo com a responsabilidade de chocar ovos. Pode se dizer que é uma vida incrível não? Mas isso é o puro tédio para Cody Maverick. Esse pingüim que desfavorecido pelo aspecto físico tem um talento incrível que é de surfar. E ele tem um sonho, de provar para todos que é capaz de chegar e não ser tão limitado a esgoelar a voz e dançar feito bobo.

Esse é o ponto de partida do falso documentário Ta Dando Onda que mostra detalhadamente a jornada de Cody Maverick, desde depoimentos de onde mora, em Shiverpool (Frio de Janeiro na versão nacional) até o seu destino final que é a competição de Surf em Pin Gu, uma belíssima ilha cheia de ondas e ganhar o campeonato. E também é o lugar do seu ídolo, Big Z, que era o mestre que morreu surfando. E também durante essa jornada irá encontrar algumas figuras pitorescas, um campeão que é odiado por muitos, um frango viajado, uma carismática salva vidas e o mais importante em qualquer documentário de esporte, o verdadeiro valor dele.

O curioso é que esse formato de filme está se tornando algo surpreendente e eficiente que é o falso documentário. Um exemplo disso é Borat, onde um personagem fictício conseguiu tocar no ínfimo de uma sociedade fazendo com que ela entre em xeque. Já no caso de Surf’s Up ele mostra na visão dos pingüins um esporte que muitos amam que é o surf e já nessa balada consegue satirizar o documentário A Marcha dos Pingüins e (do insosso) Happy Feet.

Uma coisa é lógica, como o filme é direcionado ao publico infantil, o roteiro é previsível até o osso, entretanto nessa previsibilidade conseguem tirar boas tiradas cômicas que funciona tanto para crianças quanto os adultos (principalmente eles). E nessa levada, para a versão nacional do filme foi muito bem readaptada apesar de carregar um linguajar característico de carioca e consegue algo melhor ainda, faz com as piadas que já eram engraçadas no original se torne ainda mais divertido. Nas vozes originais contam no elenco Shia LeBeouf (Paranóia e Transformers), Zooey Deschanel (O Guia do Mochileiro das Galáxias e a mina do clipe She’s Got a Issues do The Offspring), James Woods, Jeff Bridges, Jon Heder (Escorregando Para A Glória e Napoleon Dynamite) e Diedrich Bader (Napoleon Dynamite e Como Enlouquecer o Seu Chefe) e tem a participação especial dos surfistas Kelly Slater e Rob Machado .

Na trilha sonora é um outro ponto que faz que esse filme seja divertidíssimo, tem Incubus, 311, Sugar Ray, Pearl Jam e muito mais, fazendo que quem assista ao filme saiba que está no seu terreno de sossego. A qualidade técnica da animação pode se dizer que realmente pode-se confundir com o mundo real, e parecendo mesmo que é um documentário de verdade, mas eles utilizaram na edição o acabamento de uma câmera antiga dando assim uma veracidade nas imagens que são espetaculares e que no cinema a sensação de estar no tubo é única.

Tá Dando Onda pode se considerar um filme cult, por que assim como Por Água Abaixo, foi sucesso de critica, porém foi fraco nas bilheterias, mas a Sony não deve baixar a cabeça já que esse filme é infinitamente superior a Open Season (O Bicho Vai Pegar) e se continuar nesse caminho onde proporciona ao espectador uma história de amizade e superação, uma alta qualidade técnica, uma trilha sonora espetacular (pra mim quando toca Incubus, o filme ganha ponto) e que funcione não só para as crianças, mas os adultos que querem um escapismo de cores e magia podem ter a certeza meus amigos o caminho trilhado vai muito bem, obrigado. Pixar... Se cuide! Animação recomendada.

Tá Dando Onda (Surf's Up)
Diretores: Ash Bannon e Chris Buck
Vozes Originais de: Shia LeBeouf, Zooey Deschanel, Jon Heder, James Woods, Jeff Bridges, Diedrich Bader, Sal Masekela, Kelly Slater e Rob Machado
Gênero: Aventura/Documentário/Infantil/Comédia

Se você gostou desse filme, Recomendo:

Por Água Abaixo
Fabio Fabuloso
Borat - O Segundo Melhor Reporter da Gloriosa Nação do Cazaquistão Viaja a America
Escorregando Para A Glória

Comentários

  1. Tá aí. Você citou um filme que soube usar muito bom o mocumentary, Borat. Achei que essa foi a falha mais gritante no Tá Dando Onda. O estilo documentarista numa animação expande muito mais os horizontes do que o que foi usado no filme. Ainda gosto mais de Happy Feet. Ah! Mas o Arnaldo e a patota dele são muito, muito engraçados mesmo!!!

    ResponderExcluir
  2. Estou querendo muito assistir a este filme, mas está faltando aquele estímulo para sair de casa e ir ao cinema.

    ResponderExcluir
  3. Divertido pra caramba mesmo, JP.

    Adoro a cena que repete várias vezes o Cody caindo da prancha, hahaahha.

    E é pra ver no som original, obvio.

    ResponderExcluir
  4. Vi o trailer e gostei muito...resta agora assistir!

    Gustavo Madruga

    PS: Nosso Santa Cruz tá mal hein!

    ResponderExcluir
  5. Colocar Borat como filmes "relacionados" é meio estranho e forçado....mas entendi a visão!
    Ainda não vi Ta dando onda, mas coloco fé no filme....parece ser do tipo desprentensioso que acaba surpreendendo, diferente de Shrek Terceiro e Os Sem Florestas...
    Abrço!

    ResponderExcluir
  6. Também não vi ainda, mas parece ser bem bacana!

    ResponderExcluir
  7. Admito que ainda naum fui ver o filme por preconceito, mas tb prq fiquei meio chateado com as estréias constantemente adiadas de Invasores, O Preço da Coragem e Valente, daí fiquei bem P com a qualidade do que estava passando no cinema.Enfim, naum estou num clima para TÁ DANDO ONDA.Mas pelo que vc fala neste post a proposta parece ser interessante e original, tirando do filme o estigma de cópia de A Marcha dos Pinguins ou Happy Feet.Não acredito q a Sony tire o lugar da Pixar, esses são gênios difíceis de superar pela capacidade q têm de fazer animações completas em todos os aspectos.Mas prometo q se tiver chance ainda pego no cinema.

    ResponderExcluir
  8. Quero ver o filme! Adoro animações!
    heheheh
    Mas ainda não tive tempo pra ir no cinema..e Happy Feet, não tive saco pra ver, não me animei mesmo pra assistir até hoje!
    Vamos verr no que dá...


    Abs!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário