Memórias de um Assassino


Em uma pequena cidade da Coréia do Sul, uma mulher é assassinada. A maneira de como é achado os corpos é de uma perversidade incrível. As suas roupas intimas servem de mordaças e a posição dos corpos dão a evidencia de um estupro. A policia local começa a fazer a investigação e quem lidera é o detetive Park. E ele acha um potencial suspeito e o caso poderia teria sido fechado. Poderia, mas não foi (...).

Memórias de Um Assassino (Salinui chueok) chega com um relativo atraso (entre 3 a 4 anos) ao Brasil pela distribuidora Europa Filmes. E chegou nos últimos meses em uma bela edição de DVD, incluindo com entrevistas, depoimentos e uma versão em MP4 do filme. Baseado em fatos reais, houve 10 assassinatos de belas jovens entre 1986 a 1991 e onde 3.000 suspeitos foram interrogados e até hoje ninguém sabe o paradeiro do assassino.

(...) Porém, o segundo crime foi cometido, mais uma jovem morre nas mesmas conseqüências e a policia local sem saber como agir e coagindo com violência suspeitos que no fundo eram inocentes, vem um policial de Seul, o detetive Seo, gabaritado em seu trabalho e as diferenças de métodos investigativos começam a aparecer. Porém o assassino volta a atacar e a policia vai ir ao extremo para achar o verdadeiro assassino.

De inicio, alguns podem até dizer: “há isso é igual a Seven, e isso é aquilo.” Mas poderia ser mais um filme de serial killer em nossas vidas e deixar para lá. Mas assim como Zodíaco, o filme mostra um caso real que chocou a sociedade sul-coreana e mais ainda mostra o desrespeito da policia local com os suspeitos com o objetivo de não chamar mais atenção a região com as decorrências negativas que os crimes estavam trazendo.

O roteiro do filme não só fica limitado nos assassinatos, também mostra como um crime mexe com os valores éticos dos policiais e que a cada crime que ocorria, pistas falsas eram reveladas, há uma mudança psicológica e visível entre os personagens, dando assim uma veracidade em seu papel. O filme também é incrementado com ótimas atuações e sem duvida Kang-ho Song é o homem da vez. Ele já pode se dizer que é um ator altamente consagrado. Além de ser protagonista no sucesso de bilheteria coreana The Host, também fez os dois clássicos de Chan Wook Park, Joint Security Área e Simpatia Pelo Senhor Vingança e uma pequena participação especial em Lady Vingança, e nesse filme não é diferente, entrega mais uma vez uma atuação incrível e nos entrega bons momentos, tanto de riso quanto de drama.

Agora a direção de Joon-ho Bong é algo de se salientar. Antes de tudo, impecável, apesar de um erro muito clinico no final do filme (mas não se preocupe, não foi erro de cena ou erro de roteiro). Nesse filme ele consegue misturar gêneros sem cair na mesmice ou perder o ritmo. Ele consegue colocar humor em doses coerentes e precisas, coloca um suspense frenético onde o espectador fica apreensivo para o próximo ataque e coloca um drama soberbo que em alguns momentos a emoção pode aflorar para aqueles que não resistem a momentos sensíveis. Por isso que alguns podem até estranhar o modo de direção desse diretor em O Hospedeiro. Se quereres encontrar alguma resposta do por que o estilo do filme ser aquilo, vejam esse para compreender.


O conjunto da obra leva a uma conclusão simples: mais um filmaço coreano que está destinado a virar um novo clássico do suspense. Um filme que apesar de ter uma referencia pesada de Seven consegue em determinados momentos, ser melhor do que o próprio referenciado, coisa que é difícil ou fácil, dependendo de quem está dirigindo e nesse caso, estamos lidando com mais um grande cineasta asiático que entrou na galeria dos melhores como Park, Takashi Miike e Kim Ki-duk. E podem ter certeza ele não é um filme comum... Como assim? ... Não é um filme comum.

Ficha Tecnica:
Memórias de um Assassino (Memories of A Murder/Salinui chueok)
Diretor: Joon-ho Bong
Atores:Kang-ho Song, Sang-kyung Kim, Roe-ha Kim, Jae-hoj Song, Hie-bong Byeon
Gênero: Triller/Drama

Se Gostou Desse Filme, Recomendo:

O Hospedeiro
Seven - Os Sete Crimes Capitais
Joint Security Area
Zodíaco

Trailer do filme










Comentários

  1. Nossa! que coincidencia... meu post atual no meu blog também fala desse filme... só que não vi ainda. Foi meu colaborador de cinema asiático quem escreveu. Pelo visto, parece ser boa coisa!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Filmes asiáticos ultimamente tem sido garantia de qualidade. Com esse não deve ser diferente.

    Té mais. Abs!

    ResponderExcluir
  3. Um filme no estilo serial killer asiático!!! Hum...posso gostar, e muito!
    Valeu pela dica!
    Faz tempo que não leio criticas sobre este tipo de filme, a última foi de Zodiaco alias...
    Abraçooo!
    http://eco-social.blogspot.com/
    (Mr. Mestre lá no blog)

    ResponderExcluir
  4. DETESTO “O Hospedeiro” e mesmo conferindo `Memórias de Um Assassino”, minha opini”ao não mudará. Procurei por este filme e não encontrei. Não imaginava que ele foi distribuído pela Europa Filmes por aqui. JP, já conseguiu ver “ Ichi – O Assassino”?

    ResponderExcluir
  5. Já fiz até a reserva dele para o próximo finald e semana, andava curioso pra caramba sobre, também assisti um filme asiático no ultimo final de semana e postei lá.
    abraço!

    ResponderExcluir
  6. Filmaço! Tanto esse como o Host (e os dois que você recomendou do Fincher também são excelentes). Não sei se você já o Conflitos Internos (aquele que o Scorcese refilmou como Os Infiltrados?). Se não viu, veja! Não foi à toa que o tio Scorcese quis refilmar para Hollywood.

    (http://claque-te.blogspot.com): Carne Trêmula, de Pedro Almodóvar.

    ResponderExcluir

Postar um comentário