El Laberinto del Fauno


Nos anos decisivos da Segunda Guerra Mundial, alguns regimes de cunho fascistas estão perdendo a força. E na Espanha a ditadura de Franco não foge do caso. Assim como os italianos, eles tentavam se reerguer nas pequenas cidades, tentando prosseguir o regime e tentando conter o avanço dos aliados e dos comunistas. E é nesse momento nefasto da história espanhola que vive a nossa heroína Ofélia (...).




El Laberinto Del Fauno, o mais novo e ambicioso projeto do diretor Guillermo Del Toro, o mesmo dos melhores filmes de quadrinhos já feitos, Blade 2 e Hellboy. O filme foi considerado por muitos críticos como o melhor filme de 2006 e ainda para alguns fãs do filme, ele foi injustiçado no Oscar por não ter levado o prêmio de Melhor Filme Estrangeiro, perdendo para o alemão The Lives of Others. E também por nem ser indicado a Melhor Filme. Mas diante disso tudo, das expectativas criadas pelo publico e pela critica, o filme está propenso a ser decepcionante?



(...) Ofélia, uma garota sonhadora, parte com a mãe, grávida de 8 meses, para morar com o seu padrasto, o coronel Vidal. Porém a vinda dela para aquele lugar especifico irá desencadear uma antiga profecia onde ela é uma princesa de um mundo subterrâneo. Mas Ofélia precisa provar que ela é a prometida fazendo três tarefas com a supervisão de uma criatura mágica, um fauno. Porém alguns dizem que os faunos não são confiáveis. Agora ela vive uma questão, é melhor fazer as provas ou viver num pesadelo real?




O tom de conto de fadas que é inalado nesse filme demonstra uma tendência curiosa que saiu no ano passado. Esse e outro filme tocaram na mesma tecla dos contos de fada. Esse exemplar e A Dama Na Água. Mas nessa estranha comparação só de igual tem o tema da fantasia, por que enquanto El Laberinto tem tendências para ser um filme de criança, mas a temática adulta é intensa e dependendo de quem irá ver, confusa. Já Lady parece ser um filme adulto porém a sua temática é puramente infantil, por que o seu diretor fez a obra (tanto o livro quanto o filme) para os seus filhos.


O roteiro do filme tem a vantagem de não só enfocar o lado “infantil” da trama. A exploração que Del Toro fez para o regime fascista é de algo que surpreende o espectador com a crueldade que um regime pode fazer em uma sociedade. As atuações do filmes são belíssimas, porém o melhor em cena foram Doug Jones e Sergi Lopez. Jones, que já trabalhou com Del Toro em Hellboy, volta a trabalhar com ele fazendo dois papeis enigmáticos e aterrorizantes. E Lopez encarna o coronel Vidal de uma maestria inquestionável. E mais uma vez foi provada que a direção de Guillermo Del Toro é impecável. Para muitos ele entregou o seu melhor filme da sua carreira e ainda mais, a cada dia que se passa ganha novos admiradores. Fora isso, ausência dele como melhor diretor no Oscar é notável.

Voltando a pergunta que fiz, se um filme com essas qualidades pode decepcionar, com certeza, por que dependendo do filme e de como é endossado pelo publico, pode gerar por parte de algumas pessoas decepção. E nesse filme não foi diferente, todo mundo me falou que esse filme é uma obra prima e tal. Quando vi, eu gostei do filme, belíssimo, fez jus a todas as indicações e seus prêmios, porém ele deixa uma sensação de vazio por causa das expectativas criadas pelo grande publico. Pelo menos não é como Procurando Nemo, que colocaram o filme lá no topo e além do filme não ser a ultima bolacha do pacote, o filme é ruim demais.

El Laberinto del Fauno se junta no hall dos melhores filmes do ano passado. Porém na minha sincera opinião, o filme deixa para alguns uma sensação estranha. Del Toro está no passo certo para se tornar um dos melhores diretores da atualidade. Fauno é sensível e brutal. Mas não tem aquela magia que tinha em A Espinha do Diabo. Ótimo filme, porém não é uma obra prima.


Ficha Tecnica

O Labirinto de Fauno (El Laberinto del Fauno, ESP,MEX)
Diretor: Guillermo Del Toro
Elenco: Doug Jones, Sergi López, Ivana Baquero, Maribel Verdú, Ariadna Gil
Gênero: Drama/Fantasia/Horror

Se gostou desse filme, Recomendo:

A Espinha Do Diabo
Hellboy
O Fabuloso Destino de Amélie Poulan






Comentários

  1. Já é um dos favoritos a melhor do ano, na minha opinião. Bah, achei tri legal o layout do texto, que inclusive é excelente, com os vários posteres do filme. Ficou muito massa.

    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Cara,eu achei q a direção do Del Toro foi muito mais eficiente neste O Labirinto do Fauno do que em A Espinha do Diabo.Dando uma revisada no filme até me arrependi de naum ter dado mais destaque a ele na premiação do meu blog(só o indiquei na categoria Melhor Ator,Sergi Lopez,q como disse está impecável).Dando uma segunda assistida percebi sutilezas e maravilhas q naum tinha notado no cinema.Excelente longa!
    Estou de volta depois dessa semana agitada,e muito obrigado por ter continuado a acompanhar o Espaço mesmo eu me distanciando um pouco dos blogs da galera.Mas valeu a pena.O seminário foi show!

    ResponderExcluir
  3. "Procurando Nemo" é uma das animações que mais gosto, rsrsrs, mas gosto é gostoo...há quem queira acabar com vc por ter comentado, mas nós sabemos que é rídiculo!
    Eu ainda não vi O Labirint..., mas realmente, qndo o filme é mto adorado e indicado geralmente esperamos algoo extraordinário, e nem sempre é!
    Estou achando que é isto que vai acontecer com Ratatoullie!
    Mas vou conferir mesmo assim...
    Abraço

    ResponderExcluir
  4. desculpe pelo vacilo Will ... fizeram a mesma coisa com Nemo na época, colocaram nas alturas e quando vi ... entendeu ?

    ResponderExcluir
  5. Indiquei vc para uma corrente lá no meu blog!Dá uma conferida...

    ResponderExcluir
  6. Também nunca achei Nemo tudo isso, Johnny, acho é mto superestimado.

    Quanto ao Fauno, é um dos meus filmes do ano passado. O ator que interpreta o General está que parabéns, que atuação!

    Abraços

    ResponderExcluir
  7. "Procurando Nemo" é um porre. Só salva-se as referências ao cinema de Hitchcock. Estou com uma birra para ver "O Labirinto do Fauno", mesmo que já com a previsão de ver um grande filme. Um dia irei fazê-lo.
    Há, ODIEI "Ring - O Chamado 2". O pior j-horror de todos os tempos.

    ResponderExcluir
  8. O Labirinto do Fauno é o melhor trabalho do Del Toro. Uma pequena obra prima do cinema fantastico!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  9. Alex ... acredite ... não é o pior ... é por que você não acompanha a videografia dos irmãos Pang e você não viu um chamado Redeu-ai aka Red Eye ... esse sim é frustrante e ruim pra caralho

    ResponderExcluir
  10. Achei o filme sensacional, ams entendo quando vc diz "sensação estranha" - ele provoca isso realmente, mas de qualque forma é um grande filme, que enxerga afábula por outro ângulo e ou tra lingua - o que é bastante raro no mundo do cinema, onde as fábulas são sempre americanas.
    abraços!

    ResponderExcluir
  11. E ai Johnny, beleza?

    Também gostei muito de O Labirinto, mas não acho que chega a ser uma obra-prima. Realmente, falando em filmes fantásticos, ele está anos luz de muita coisa que fazem por ai (A Dama na Água eu achei péssimo). Além disso, não é um filme infantil, como vc colocou, tem uma brutalidade poucas vezes vista num filme assim. e o Del Toro conseguiu equilibrar bem os momentos de fantasia e realidade criando um interessante contra-ponto entre os dois mundos. Adoro as atuações do Sergi Lopez e tbm da Maribel Verdú. E não Nemo um filme chato não. Legalzinho. E ainda não vi A Espinha do Diabo, mas vai ser logo! Valeu velho, até!!!

    ResponderExcluir
  12. Engraçado JP, uma coisa que você sempre me diz, é para eu não criar grandes expectativas sobre filmes, independente do que tenham falado sobre ele. Mas pelo o que você escreveu, parece que você próprio acabou criando expectativas grandiosas quanto ao Fauno, por causa do que você leu e ouviu. Isso acabou soando um tanto irônico aos meus ouvidos, já que vivo escutando esse conselho seu.
    Bem, continuo achando o Fauno o melhor filme que já tive a oportunidade de assistir, não iriei compará-lo com “A Espinha do Diabo”, já que vi esse filme a muito tempo, e não tenho em mente o que falar sobre ele. Mas acho muito difícil, eu conseguir achar de alguma maneira “A Espinha do Diabo”, melhor que o Fauno.
    E a última coisa que tenho que dizer, é que mais uma vez, JP faz uma critica muito bem escrita.

    ResponderExcluir
  13. E mais uma observação:
    "Procurando Nemo" é excelente!!!

    ResponderExcluir
  14. Incrível drama, denso, belo e extremamente bem arquitetado. Guillermo del Toro é um mestre e revelou com este filme sua habilidade de transportar a audiência para dentro de seus filmes. Ainda não vi A Espinha do Diabo mas quero muito ver. Por enquanto, considero este um filme essêncial, majestoso, grandioso e deslumbrante em todos os sentidos. Da fotografia à trilha. Os atores excelentes, tudo.

    Nota 9,5

    ps: amei Procurando Nemo, hehe.

    ResponderExcluir

Postar um comentário