Severance


Qualquer empresa estimula o cooperativismo em grupo. Em quaisquer pais e em qualquer rumo de negócios. E com uma empresa de armamento bélico não seria diferente. A Palisade Defence, uma empresa que preza pela segurança com suas armas eficientes patrocina uma viagem aos seus funcionários para dinâmica de grupo, descobrir melhores meios de venda de armas e principalmente, relaxamento. Os funcionários (estereotipados ao extremo) estão satisfeitos com a viagem. Sendo que ela começou a ter rumos diferentes. E chegando ao lugar de relax, percebem que eles não vão ter relax e vão colocar o cooperativismo para sobreviver ou se não, ficarão fora da folha de pagamento... Para sempre.

Severance chega nessas semanas seguintes no mercado americano, junto com boas criticas. O filme britânico chega com atraso lá por que aqui no Brasil já chegou desde dezembro com o incrível nome de Mutilados. Saindo pela Play Arte, com o nome desses, quase a maioria dos fãs de horror colocou na cabeça que é mais uma variável do filme mais reverenciado pelos fãs de hoje e que não é isso tudo que é Jogos Mortais. E depois do filme e com o que acontece, a grande pergunta é, por que colocam nomes tão pejorativos se o filme nem sempre consegue transcrever o que nome diz ou o que a história diz.

O roteiro do filme não é uma glória, é apenas uma mistura de alguns fatos estereotipados e fez o que poucos filmes de hoje fazem, ser puramente humor negro assim como Dr. Fantástico de Stanley Kubrick, um filme que mexe com humor negro e drama, e em Severance é humor negro com horror e ação. A trilha sonora é típica dos filmes britânicos, aquela trilha descompromissada que faz um tipo de mistura onde musicas alegres combinam com perfeição com as cenas de violência, herdadas de Dr. Fantástico, e uma curiosidade, no fim do filme toca We’ll Meet Again que também toca no filme de Kubrick. O elenco não tem grandes nomes, mas também para esse estilo precisa cobrar interpretações? O mais conhecido, mas não pelo grande publico é Toby Stephens, que viveu Gustav Graves em 007 – Um Novo Dia Para Morrer. A direção de Christopher Smith faz uma direção competente, seguindo as suas influencias a risca, entrega um filme que tem uma história aparentemente comum e mistura com elementos que fazem falta ao cinema que é um humor negro corrosivo de primeira.

Um misto interessante com Dr. Fantástico, Sexta Feira 13 e Rambo – Programado Para Matar. Pena que quase 90% dos fãs atuais de horror confundiram esse filme com outro que não merece essa glória toda e com o pensamento alienado acharam esse novo achado do cinema britânico uma mera copia. Uma comédia de humor negro digna de ver e rever de novo. Principalmente um filme que trata de uma forma negra e violenta sobre a dinâmica de grupo e que quando se está em grupo, tudo que sair de lá sairá da melhor forma. Mas em uma linguagem mais critica, o Dr. Strangelove do Gore. Recomendo


Mutilados (Severance)
Diretor: Christopher Smith
Elenco: Laura Harris, Danny Dyer, Tim McInnerny, Toby Stephens, Claudie Blakley, Babou Ceesay, Andy Nyman
Gênero: Comédia/Horror/Ação
Estreia no Brasil: Dezembro de 2006 (Dvd)
Estreia Nos EUA: 25 de Março
Escala de 0 a 10: 9,0


Se Gostou de Mutilados procure para ver:
Dr. Fantastico (Dr. Strangelove)
Shaun Of The Dead
Rambo - Programado Para Matar (First Blood)





Comentários

  1. Putz, não conhecia esse filme... parece ser bem interessante e esse poster, muito foda!

    ResponderExcluir
  2. JP, realmente não faz o meu estilo, mas o texto está muito bom!

    O primeiro parágrafo ficou genial:

    "funcionários (estereotipados ao extremo..."

    abs e bom domingo!

    ResponderExcluir
  3. Nem sabia deste filme pra falar a verdade, vou procurar pelo trailer...
    Adoro o genêro, apesar de não estar gostando de nada ultimamente!
    O ultimo terror que vi e gostei foi "Viagem Maldita"!
    Abraço

    ResponderExcluir
  4. Não o conhecia, talvez porque não faz muito o meu gênero - talvez o assista em um momento "trash", ams vale a dica!
    abraço!

    ResponderExcluir
  5. “Mutilados” conseguiu tirar de “Mulher Solteira Procura 2” do posto de pior filme de 2006. Comédia de humor negro sem um pingo de graça sequer, além do argumento infrutífero.

    ResponderExcluir

Postar um comentário