Por Água Abaixo (Flushed Away)



Roddy St. James é um rato mauricinho e que vive uma vida de rei por causa da sua dona, uma menina de classe alta e mimada. Ele tem tudo que qualquer animal ou pessoa possa ter: Dvds, comida e brinquedos. Mas em compensação ele é solitário. Depois de sua dona ter viajado e está completamente sozinho em casa, ele ganha uma visita inesperada, um rato gordo e espertalhão e tentando dá uma de superior, Roddy diz que a privada é uma banheira, mas o rato de rua é mais esperto e jogou Roddy a privada a baixo. Nessa viagem ao fundo do esgoto ele ira encontrar um novo mundo que ele nunca pode aproveitar e ao mesmo tempo irá aprender o verdadeiro valor da vida e uma aventura eletrizante.

Por Água Abaixo é mais um filme da Dreamworks/Aardman sendo que tem os formatos de massa, mas o filme todo é feito por computação gráfica ou CGI. No elenco de dubla dores estão Hugh Jackman em um ano inspirado, Kate Winslet, Ian McKellen, Jean Reno, Bill Nighy e Andy Serkis. Bem o que o povo esperou que fosse um sucesso de bilheteria, mas na verdade não foi o esperado. O filme conseguiu o que queria sucesso de critica, coisa que hoje é muito importante, por que dá uma segurança ao espectador precavido que irá ver. Mas estreou no período mais terrível para as bilheterias, que é na época do outono aonde qualquer filme que estrear com uma media superior a 20 milhões de dólares já é considerado um filme de sucesso, e ainda em 2006 conseguiu o feito de ter uma estréia com menos de 10 milhões de dólares, que foi O Pacto, considerado por muitos uns dos piores filmes já feitos na história. O resultado disso é que esse filme é o ultimo da parceria de sucesso, mas faturou muito abaixo das expectativas e o rompimento se tornou algo inevitável.

O roteiro do filme é tão comum de filme infantil que algumas vezes é tão previsível que chega ao ponto de não ser cobrado, mas pelo menos alguns momentos do roteiro e principalmente as piadas são de altíssimo nível que provavelmente só funcionará para quem conhece o humor refinado e inteligente inglês. O elenco de dubladores é genial, agora o mais incrível é o sotaque carregado de determinados personagens e principalmente da personagem Rita que foi brilhantemente dublada por Kate Winslet, também os coadjuvantes também dão show de vozes, mas ninguém supera a de Hugh Jackman, em um ano inspirado ele dá alma ao ratinho principal Roddy, fazendo uma voz brincalhona e com direito a cantar uma das musicas mais legais do filme. A trilha sonora dá muita ênfase ao rock alternativo e dançante, dando destaque as bandas Jet e The Dandy Warhols. Outro destaque tanto na trilha sonora quanto de personagem são as lesminhas do filme que fazem muitas cenas engraçadas e cantam também e ajudam o humor do filme ser de alto nível. A técnica de animação dele tem as mesmas características de massinhas que foi criada na empresa Aardman, mas na história iria envolver muito a água decidiram a não fazer por massa e sim por computação gráfica e com esse recurso fez com que o filme ganhasse um colorido a mais deixando ele mais vivo e mais lindo de se ver.

Sem duvida a melhor animação infantil do ano passado, já que o melhor foi O Homem Duplo de Richard Linklater, já que ele misturou elementos que agradam a criançada como o colorido de algumas cenas, os personagens carismáticos e uma história de moral sobre convivência. Mas também agrada os adultos com piadas inteligentíssimas, sacadas de roteiro nas horas certas, ironias interessantes a final da copa do mundo e as referencias impagáveis de X-Men e James Bond. Mas que não teve uma ótima bilheteria por que o tempo que o filme estreou não é propenso a animações quiçá grandes produções. Mas com certeza é um filme que merece ser visto e revisto. Recomendo
Cotação: 9,75


Comentários

  1. O HOMEM DUPLO foi demais mesmo, não pense que tenho preconceito com animações infantis, mas ainda não vi esse FLUSHED AWAY... quero ver! adoro esses filmes, especialmente TOY STORY, MONSTROS S.A. e SHREK.

    abração!

    ResponderExcluir
  2. Olá tudo joia?
    encontrei o teu link no blog de alguns amigos, gostei muito do teu blog!
    Também tenho um blog de cinema, depois aparece por lá...
    Não vi "Por água abaixo" por motivos simples, o filme estreou em um momento de grandes filmes no cinema, então sempre dava preferência aos outros...mas amo animações!
    Abraço cara...posso te linkar?

    Meu blog: http://eco-social.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Naum gosto muito das animações stop motion da Ardman,isso já virou constatação para mim,ainda naum vi Por água abaixo,mas naum acredito q seje superior a Carros ou mesmo Happy Feet.Tomo isso com base em A Fuga das galinhas e Wallace e Grommit.

    ResponderExcluir
  4. Aiaiaiai a arte computadorizada cada vez mais ultilizada p/ o cinema. espero q esse filme realmente tenha humor inteligente, para eu ver com bons olhos. Bijucaxx

    ResponderExcluir
  5. Gosto muito desse filme , ele é adequado para Adultos e Crianças ;*
    com cenas animadas,engraçadas e divertidas '
    Dreamworks capichou nesse filme , como também caprichou em outros !
    E no final do filme tudo acontece bem ...enfim amei ♥

    ResponderExcluir

Postar um comentário