Sexta Feira 13 (Friday 13th)

No final dos anos 50, no acampamento Crystal Lake, um casal de monitores foi brutalmente assassinado e o lugar ficou marcado por esses assassinatos e ganhou a cunha de “Acampamento Sangrento”. Quase vinte anos depois, no mesmo dia dos assassinatos, o acampamento tenta reabrir com novos e inexperientes monitores, mas na aquela sexta-feira 13, um novo massacre começará em Crystal Lake...

Já lendo a primeira linha já se percebe que está falando de uma das mais longas franquias de horror já produzidas, Sexta Feira 13, que é protagonizado pelo maior matador do cinema... Com Jason Voorhees. Esse filme foi basicamente o inicio de tudo e ao mesmo tempo vendo hoje com olhos clínicos se percebe que não era para ser tão longa e tão mal digerida.






Para alguns críticos atuais, Sexta Feira 13 é o “pai” da serie Pânico, outros dizem que foi a base essencial para o terror teen por que tem TODOS os elementos do gênero teen: que vai de “Se fazer sexo, morre”, final surpresa, atores da faixa etária de 19 a 22 anos (hoje colocam uma mulher de 30 anos parecerem com uma de 19), efeitos especiais baratos e eficientes, uma trilha assustadora e atuações podres. O roteiro do filme é basicamente simples de se entender e não foi feito para pensar e sim para assustar... Isso ele fez com louvor. Detalhe importantíssimo, na versão original não tinha o nosso amigo Jason, mas como o roteiro na época não tava totalmente pronto, então a cada dia que passavam eles ganhavam uma pagina do roteiro novinha. E para dar um impacto colocaram Jason como o susto final e deu tão certo que muitos consideram um dos melhores sustos da história do cinema de horror. A trilha do filme é basicamente cria de Halloween, mas com suas características próprias e detalhe os principais acordes da trilha é nada mais que uma fala de uma determinada personagem juntada a um efeito comum na década de 80 que deu um aspecto macabro e inesquecível para a trama. A direção de Sean S. Cunningham é quase perfeita por que em quase todo tempo ele deixa o espectador apreensivo para saber o que acontece e estabelece um padrão importantíssimo para a maioria dos filmes de horror e isso dura até hoje.



Um filme importante de horror, um filme que mesmo a pessoa sabendo o começo, meio e fim ainda fica impressionado com o que acontece durante a trama, um filme que estabeleceu um padrão de clichês que atualmente estão sendo mal utilizados. Mas a ganância dos produtores de mastigar o mesmo tema criou - se um monstro que vive da mesma história mastigada... Se não tivessem tantas continuações desnecessárias... Teríamos uma verdadeira obra-prima do horror.

8,0

Comentários

  1. Eu vi TODOS os filmes da serie, mas foi há tanto tempo que nem me lembro direito. Mas sei que gostei dos 2 primeiros especialmente.

    ResponderExcluir
  2. Sexta-Feira 13 é um dos meus filmes slasher predileto, porém ele é, digamos assim, uma cópia barata de Halloween.

    ResponderExcluir

Postar um comentário