A Morte Pede Carona

Jim Helsey, um jovem comum, estava com um carro que iria levar para Califórnia. Durante o percurso e muito cansado ele vê um homem, chamado John Ryder, pedindo carona, mas durante a viagem percebe algo de estranho nele e depois de um movimento brusco, o inocente Jim percebe que o seu carona é um frio assassino que mata sem escrúpulos quem está na sua frente, agora Jim viverá um pesadelo em pleno deserto texano e ainda com um assassino frio a sua espreita.

A Morte Pede Carona é mais um exemplar de um filme de suspense dos anos 80 que usa um tema que mexe com qualquer pessoa, a carona. Assim como Vôo Noturno, o filme utiliza a solidão do personagem principal e criar uma situação para que o principal perca o controle e faça atos que não faz parte da vida.

O roteiro do filme é basicamente simples, como muitos filmes de horror dos anos 80 com começo, meio e fim. Nada de extraordinário, mas o seu tema dá um fôlego extra para o filme. A trilha sonora é muito eficaz, dando medo e tensão em suas seqüências, e há momentos que lembra a trilha de Halloween de John Carpenter, mas pelo menos tem as suas características. C. Thommas Howell faz Jim que representa na época o típico jovem dos anos 80, mas que sofre uma transformação profunda por causa das situações que o filme vai ditando. Jennifer Jason Leigh faz Nash, bem ela é a única presença feminina, ela durante o filme não tem tanta presença, mas ela faz uma das seqüências mais assustadoras e que é dificilíssimo sair da cabeça. Mas o filme é de Rutger Hauer, desde sua primeira aparição, o personagem dele já dá arrepio de medo, a atuação desde o inicio até o fim é arrepiante, uma aula de como ser um assassino frio, calculista, sem remorso deixando muitos seriais killers comendo poeira. E principalmente no assustador dialogo entre Jim e John em que John manda Jim falar “Eu Quero Morrer” é o ponto aonde o filme prende o espectador para o espetacular final. As cenas de ação que ocorre do filme é de um frisson espetacular por que conseguiu juntar horror e ação ao mesmo tempo, mas ao mesmo tempo o filme comete alguns erros infantis e principalmente nas cenas na madrugadas por que em alguns takes parece que é de noite e outras que já são de manhã e não consegue manter a regularidade e fora um erro de continuidade gravíssimo no começo do filme que só os olhos mais clínicos perceberão. Mas isso atrapalha, mas não tira o brilho do filme.


(Poster do Remake)


Um misto incrível de horror com ação, um filme que arrepia a espinha, um exemplar clássico do cinema de terror dos anos 80. Mesmo com pequenos erros ele consegue ser um filme competente, com cenas chocantes e tensas que dificilmente sairá da cabeça. E depois desse filme só se espera que pelo menos seja decente, que honre o original, que as principais cenas sejam mais chocantes... Pelo menos Sean Bean foi uma ótima escolha para ser John Ryder... Vale a pena dar uma conferida no original e rezar para que o remake seja decente.

9,0

Comentários

  1. Fiquei com vontade de ver o original e sem dúvida irei conferir o remake nos cinemas, isto é, se a censura não acabar sendo 18 anos.

    O bom é que será sangrento e realista, no melhor estilo Viagem Maldita e O Albergue...mas infelizmente terei que esperar pelo dvd, ou então baixar.

    É complicado.
    Sean Bean pe boa escolha mesmo.

    ResponderExcluir
  2. JP, achei a sua cotação um tanto alta para um filme que você aponta falhas que compromete o ritmo do filme. Fora isso, A Morte Pede Carona é um filmaço dos filmes B da década de 80. Pena que a carreira de Rutger Hauer está em um abismo. Um bom ator como ele ao merecia tal destino.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

Postar um comentário